Saturday, May 17, 2008

LOBO MARINHO I em 2003

LOBO MARINHO (I) 1996–2003

Navio motor de transporte de passageiros e viaturas construído de aço em 1967-1968. Nº oficial: 1083; Indicativo de chamada: CRXE. Armador: Porto Santo Line – Transportes Marítimos, Lda., Funchal. Arqueação bruta: 4.163 toneladas; Arqueação líquida: 1.832 toneladas; Porte bruto: 750 toneladas. Capacidade de carga: garagem com acesso de carga rolante por portas laterais e à popa, com capacidade para 130 automóveis. Comprimento ff: 87,28 m; Comprimento pp: 81,51 m; Boca: 15,68 m; Pontal na ossada ao pavimento 3 (pavimento dos veículos) car deck: 5,47 m; Pontal ao pavimento 5 (pavimento de passeio): 10,30 m. Calado máximo: 4,06 m. Máquina: 2 motores diesel Burmeister & Wain tipo 12-26MTBF-40V, de 12 cilindros, com 2 x 4.360 BHP (2 x 3.207 kW), 2 hélices. Velocidade: 19 nós. Passageiros: 840. Tripulantes: 34. Custo: €4.000.000 em 1996.

O LOBO MARINHO foi construído com o nome CHRISTIAN IV em Aalborg, Dinamarca, no estaleiro Aalborg Vaerft A/S (construção nº 173), para a companhia A/S Kristiansands Dampskipsselskap (KDS), de Kristiansand, Noruega. Projectado expressamente para o serviço Skagerak-Expressen entre Khristiansand, Noruega e Hirtshals, na Dinamarca, o CHRISTIAN IV fazia a travessia do estreito de Skagerak em 4h30, transportando passageiros, automóveis e composições ferroviárias. Originalmente o navio apresentava as características seguintes diferentes das referidas acima: Indicativo de chamada: LNXI. Arqueação bruta: 2.708 toneladas; Arqueação líquida: 1.239 toneladas; Porte bruto: 650 toneladas; Capacidade de carga: 150 automóveis ou 15 carruagens ferroviárias; Passageiros: 790, dos quais 143 alojados em camarotes: A quilha do CHRISTIAN IV foi assente a 1-07-1967, tendo o casco sido lançado à água a 29-09-1967 pela madrinha, Sra. Else Haanes. O navio foi entregue ao armador a 8-02-1968, após o que o CHRISTIAN IV foi registado em Kristiansand e fez a viagem inaugural a Hirstshals em 10-02-1968. Em Setembro de 1968 a Fred Olsen & Co., de Oslo, comprou a KDS incluindo o CHRISTIAN IV. Operou na Escandinávia até ser vendido a 8-10-1984 à companhia estatal da Malásia Perbadanan Nasional Shipping Line Berhad, (PNSL). O navio foi registado em Port Kelang, Malásia com o nome PERNAS SAFARI e seguiu para o Oriente. Em 1985 foi adaptado a transporte militar para 800 soldados. Para além de transporte militar, teve uma utilização intensa ao serviço da Malásia, fazendo uma carreira regular entre a Malásia Ocidental e Oriental, ligando Port Kelang e Singapura, na Península de Malaya a Kutching (Sarawak) e Kota Kanibalu (Sabah), na Ilha de Borneo, navegando cerca de 1000 milhas em cada direcção. Após 10 anos ao serviço da Malásia, o navio foi vendido em 06-1994 a interesses gregos e registado em Valletta, Malta como propriedade da companhia Endeavor Shipping SA (Panamá), com o nome SAFARI. Em 07-1994 chegou à Grécia e imobilizou em Keratsini, nos arredores do Pireu, para reparação. Em 05-1995 foi colocado em serviço no Adriático pela Safari Lines Ltd., ligando Bari a Corfu e Igoumenitsa, sendo a seguir fretado à companhia turca Stern Maritime Lines para fazer a carreira Bari – Igoumenitsa – Cesme. O SAFARI foi comprado pela Porto Santo Line a 18-04-1996, alterando o nome para LOBO MARINHO e submetendo-se a diversas modificações no Pireu de 2 a 27-05-1996. Registado no MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira em 27-05, o LOBO MARINHO largou do Pireu a 28-05 para o Funchal, onde entrou pela primeira vez a 6-06-1996. No mesmo dia fez uma viagem experimental ao Porto Santo, seguindo-se a 8-06 a viagem inaugural Funchal – Porto Santo, viajando a bordo o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim. O LOBO MARINHO assegurou a ligação com o Porto Santo durante sete anos, sempre com pontualidade. A 27-01-2003 o nome foi alterado para LOBO MARINHO I e a 3-06-2003 efectuou a última viagem ao Porto Santo, sendo substituído pelo novo LOBO MARINHO no dia seguinte. Após docagem em Viana do Castelo em Junho de 2003, o LOBO MARINHO I foi vendido à empresa Alexcafi – Comércio de Importação e Exportação (Madeira) Lda., passando a chamar-se LOBO DOS MARES. Em 9-07 foi fretado à Cabo Verde Line, sendo posicionado no Mindelo, ilha de São Vicente, para iniciar uma carreira Mindelo – Praia, que manteve até 10-12-2003. O navio regressou então a Portugal, sendo imobilizado em Viana do Castelo a 29-12-2003 para venda. Vendido a 12-11-2004 à companhia Veesham Shipping Inc., do Panamá e registado em Wonsan, Coreia do Norte. A 15-12-2004 saiu de Viana do Castelo para o Mediterrâneo, tendo passado por Gibraltar a 17-12 e entrado no Pireu a 13-01-2005 onde ficou imobilizado. A 28-02-2005 mudou o nome para MENHIR, durante uma reparação em Perama, Grécia, passando a ter o casco pintado de cinzento. Terminada a reparação, ficou imobilizado em Ambelaki, Grécia, onde ainda se encontra em 2008.

Fotografia do LOBO MARINHO I a entrar no Porto Santo a 15 de Fevereiro de 2003

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