Tuesday, July 08, 2008

OS NOVOS SUBMARINOS PORTUGUESES


No dia 21 de Abril de 2004 foi contratada a construção de dois submarinos do tipo U-209/PN, tendo o contrato entrado em vigor a 24 de Setembro do mesmo ano. A cerimónia de início de construção dos submarinos realizou-se em Kiel - Alemanha, nas instalações do estaleiro Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW) no dia 07 de Março de 2005. Este importante evento contou com a presença de uma delegação do Ministério da Defesa Nacional que integrou nomeadamente o Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar e o Director-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, sendo a Marinha representada pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, acompanhado do Vice-Almirante Superintendente dos Serviços do Material e pelo Presidente e demais elementos da Missão de Construção dos Submarinos (MCSUB). O consórcio alemão foi representado por membros da administração da HDW e da THYSSENKRUPP MARINE SYSTEMS (TKMS), grupo industrial onde a HDW foi integrada.
Aquando da celebração do contrato ficou também garantido a formação e o treino das duas futuras guarnições, um grupo de instrutores e de pessoal militar e civil da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite que serão responsáveis pelos três escalões de manutenção. Esta formação/treino é essencial para a operação de submarinos de uma forma geral e em particular para os da futura 5ª Esquadrilha.
Acresce realçar que o treino das guarnições é um treino de reconversão, isto é, pressupõe que os instruendos sejam submarinistas com pelo menos dois anos de experiência em navegação submarina, sendo a formação ministrada em língua inglesa.
Texto editado por L. M. Correia. Imagens da Marinha Portuguesa. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment