A propósito dos comentários no "post" anterior acerca dos navios da Parceria Geral de Pescarias na ilha de São Miguel, aqui fica uma fotografia do NEPTUNO reproduzida do "Livro de Registo de Navios" da Capitania de Ponta Delgada, onde já tive o gosto de passar algumas horas a estudar assuntos do maior interesse para o futuro da Barcolgia em Portugal...
Pelo aspecto do casco, o navio está a caminho dos bancos de pesca...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Pelo aspecto do casco, o navio está a caminho dos bancos de pesca...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
LMC
ReplyDeleteConto com o habitual bom acolhimento do seu blogue para trazer aqui mais uma recordatória, que não enviei para os comentários aos nossos novos submarinos por superstição..já que lhes desejo uma longa e feliz vida ao serviço do nosso país.
Com efeito, passam em 2008 quarenta anos sobre o trágico desaparecimento, 400 milhas a SW dos Açores, do submarino nuclear norte-americano "Scorpion", que saira, em Maio de 68, da base naval de Rota, em Espanha, para Norfolk, nos EUA. Investigações efectuadas pela Marinha daquele país calcularam que o submarino nuclear, que navegava submerso, se terá afundado em 22 de Maio de 1968, oficialmente devido à explosão de um dos seus torpedos. Os americanos fizeram deslocar para os Açores, na altura, uma série de navios de diverso tipo, para procurar o "Scorpion" e apurar as razões do desastre. Em Outubro de 68, um veículo de busca, transportado pelo navio-mãe "Mizar" encontrou os destroços do submarino, a mais de 3.000 mts de profundidade. A partir daqui e contrariando a versão oficial de explosão interna, provocada por um torpedo, desenvolveu-se uma teoria que ligava o afundamento do "Scorpion" ao ataque de um submarino soviético, que seguiria o americano há já algum tempo..
O ataque dos russos, por sua vez vez, seria uma retaliação pelo afundamento do K-129, submarino soviético desaparecido no norte do Pacifico,em Fevereiro de 68,em consequência, alegadamente, de uma colisão com o submarino americano "Swordfish".
Esta história levou a que a CIA, (que tivera acesso a informações que lhe permitiram localizar o local de desaparecimento do K-129) mandasse construir, numa empresa do célebre Howard Hughes, um navio de exploração,o "Glomar Explorer" (que eu vi atracado em Lisboa, não sei em que ano) numa operação super-secreta, de muitos milhões de dólares. O navio foi para o Pacifico, oficialmente para estudar campos de manganês no fundo do oceano, e acabou por encontrar, em Julho/Agosto de 1974,os destroços do K-129..e quase o trazia, inteiro, até à superficie. No entanto, a estrutura do russo partiu-se, embora tenha sido possível recuperar algumas secções do submarino, onde se encontraram os restos mortais de 6 marinheiros. Os americanos filmaram todo o processo e já nos anos 90 entregaram à Rússia uma cassete com imagens dos funerais realizados no mar, com honras militares, dos 6 submarinistas..
A acção da CIA, com contornos surrealistas - eles procuravam os misseis nucleares e os códigos que o K-129 tinha a bordo, mas não os apanharam, estavam nas secções que voltaram ao fundo do oceano - constituíu um feito técnico notável,mas tipico dos anos da "guerra fria".
Sucedeu há 40 anos..e quem quiser ter uma ideia das incríveis missões praticadas naquela época pode comprar, via Amazon, o livro "Blind man's bluff", que descreve muitas dessas histórias.
Um abraço
João Coelho
Continuando a falar dos nossos navios da pesca do fiel amigo,aqui fica uma historia passado por mim em Toronto.Fui fazer um curso de formacao nesta cidade,a pessoa que deu o curso era de origem da Terra Nova(newfoundland)e ao descobrir que eu era Portugues,os outros nove eram Canadianos,comecou em pleno curso a falar da nossa gente que ele conhecia de S.Johns os nossos navios da pesca do bacalhau,e ainda contou a historia de que os Portugueses trouxeram uma imagem da S.Fatima,(aqui prova-se que realmente a maior parte dos pescadores a bordo dos bacalhoeiros eram de origem continental,porque se fosse de S.Miguel era S.Cristo na certa!!)e que fizeram uma procissao bem no centro daquela cidade,coisa rara para eles,isto tudo no meio da classe com os outros amigos sem perceberem patavina do que se estava a passar e eu regalado.Jah agora creio que o navio que transportou a Santa foi o GIL EANES,Vejam la o que eu aprendi aqui no Canada num curso de formacao sobre transportes,falou-se de bacalhau e Santas!!!
ReplyDeleteCaros Amigos,
ReplyDeleteLamento a falta de mensagens e fotografias novas, mas infelizmente a entidade BLOGGER que gere estes espaços na net bloqueou-me o BLOGUE DOS NAVIOS e DO MAR por alegadas suspeitas de não respeitar as normas de conduta da Internet e por suspeitas de ser um BLOGUE DE SPAM...
Estou sob ameaça de ter o BNM erradicado dentro de 20 dias.
Será que falar de navios e do mar agora é uma actividade subversiva?
Ou será que tenho de mudar para outro servidor?
Neste momento aguardo os resultados de um recurso que acabei de interpor...
LUÍS MIGUEL CORREIA
Editor do BLOG DOS NAVIOS E DO MAR
Lamento que esteja a ser alvo deste bloqueio por parte do Blogger.
ReplyDeleteEspero o problema se resolva rapidamente, e que o bom senso prevaleça.
Boa Sorte.
This comment I am posting now is intended to be a start of my reaction against this attitude from Blogger.
ReplyDeleteI am going straight away to Blogger Help.
There MUST be a mistake!!!
On the hand, this also affects me, as I am co-author of several blogs with Luís Miguel Correia.
Who denounced this blog as SPAM blog must have a name or IP. It will be important to find out, so to prosecute them before Court. Otherwise, we will sue «Unknown parties» and the Court itself will find out who did this thing.
Best regards,
Raquel Sabino Pereira
(a.k.a. Sailor Girl, from http://atlanticoazul.blogspot.com)
Dear LMC, I have started my protest with this message (which you should also send to blogger at the help group):
ReplyDelete«Lisbon, 1 August 2008 - I am very sorry to inform that SHIPS & THE SEA (http://lmcshipsandthesea.blogspot.com) has been blocked by BLOGGER for suspect of being a SPAM BLOG and disrespect of Blogger Practice, which is NOT TRUE.
The owner and author of the blog in question (http://lmcshipsandthesea.blogspot.com) has been noticed that his Blog may be closed in 20 days!
As those accusations are complete nonsense he has requested an official review of BLOGGER present position.
SHIPS & THE SEA readers - and there are between 300 and 2000 every day - have started helping, stating their opinions and comments.
In what I concern, please note that Luís Miguel Correia and I (Raquel Sabino Pereira, a.k.a. Sailor Girl) are co-authors of important blogs referring to Maritime Matters and to a Ship that belongs to the Portuguese Navy, Creoula, at:
http://lmc-creoula.blogspot.com
http://lmc-creoula-imprensa.com
http://estrategia-azul.blogspot.com
BLOGGER´s atitude has an obvious reflect upon me and my good name within the blogging Community (specially now that I am part of City Daily Photo Blogs - CDPB - with more than 900 bloggers around the world).
Thus, besides fixing the problem with the utmost urgency, we need to know WHO or through which IP's the denounce of Spam was made, to take legal action against the person/entity responsible for that action.
Thanks for your interest and support.
Raquel Sabino Pereira (a.k.a. Sailor Girl) - Editor of:
Atlântico Azul (http://atlanticoazul.blogspot.com)
Lugre Creoula de 1937 (http://lmc-creoula.blogspot.com)
Blogue do Creoula na Imprensa (http://lmc-creoula-imprensa.com)
Blogue da Kuka Girl (http://kuka-girl.blogspot.com)
Estratégia Azul (http://estrategia-azul.blogspot.com)
And many others.
Também te recomendo a retirares a moderação de comentários. Se algum ser mais mal formado voltar a ser inconveniente, pelo menos ficamos a saber de que IP escreve.
Um abraço e CORAGEM!!!
Dear Mr.Correia
ReplyDeleteI am sorry to read on your site that your blog/site is on the verge of closure;
Perhaps not every day, but at least several days a week I check your site to see the wonderful photos of liners/cruiseships in Portugal, or, even more interesting, to see pictures of old/historical Portuguese passenger shipping, as this is not as frequently discussed.
I must confess that I find the articles on warships or fishing ships less interesting.
However, I like the site very much, and would be sorry to see it closed, the more as I don't see any "spam" reason to it. On the contrary, it is clearly a work out of love for Portuguese passenger shipping.
Many regards,
Johan THIBAUT,
Antwerpen
Dear Co-Blogger Luís Miguel Correia,
ReplyDeleteThanks for taking out the comment moderation. It will become more simple for all to leave comments.
By mistake, I wrote «http://lmc-creoula-imprensa.com», when the correct address of one of our co-blogs is «http://lmc-creoula-imprensa.blogspot.com».
I will soon send BLOGGER HELP another message with this correction.
Caro sr. Luis Miguel Correia,
ReplyDeleteEspero sinceramento que tenham o melhor resultado os esforços desenvolvidos com vista a ultrapassar esta situação que só pode ter origem num lapso ou equivoco lamentavel, tal o interesse que o blogue apresenta para todos os que se interessam pelos navios e pelos assuntos a eles associados.
Receba, por favor, os meus cumprimentos e os meus votos de sucesso,
Rui Pinto
LMC, tens de ir lá deixar uma mensagem como a minha, pois eu não sou autora. Não basta ser em resposta à mensagem de que te dei conhecimento. Tens mesmo de ir lá ao google help group (pesquisa em lmcshipsandthesea e aparece logo a minha mensagem de hoje).
ReplyDeleteDear LMC
ReplyDeleteI am sorry to hear about this "spam" issue.
The blog is often visited by me and I can only think that this is a regrettable misunderstanding. Hope it is solved soon and we all can enjoy your posts.
All the best and good luck
Caro LMC
ReplyDeleteComo é óbvio, saio em defesa do seu/nosso blogue.
Ele tem-me recebido sem problemas, simpáticamente - a mim e a muitos outros, como se constata.
E tem sido a porta de acesso a outros blogues, todos com o mesmo denominador: a paixão pelo mar e pelos navios.
Façam o favor de não escangalhar o que está bem..
Um abraço solidário
João Coelho
Sr. Correia;
ReplyDeleteI just sent you an off-line message through the Yahoo! Passenger Ships group inquiring about travel in Lisbon and Ponta Delgada, and then I came right to "Ships & The Sea" to see what was new. I am a huge fan of your blog and am very distressed, no, outraged, to find that Blogger has declared your excellent and informative blog to be a source of spam. The only thing I can think of is that some illicit individual hacked your blog spot for some nefarious reason. In any event, to whomever else reads this, this blog is of nothing but the highest character and should immediately be released from such accusations.
Sincerely;
James Harr
High Bridge, NJ USA
Boa Noite
ReplyDeleteEsta é uma mensagem de solidariedade e apoio ao blogue.
Este blogue é muito importante para quem gosta de Navios, especialmente,
tendo em vista os aspectos que descrimino:
Sou natural do Continente, onde nasci há 57 anos.
Vivi no Funchal, durante 6 anos, na década de 60.
Habituei-me, nessa altura, a ver e apreciar os Navios que demandavam aquele porto.
Actualmente, a minha actividade profissional tem ligação às Entradas e Saídas de Navios
no porto de Lisboa.
Tudo o que posso ver no blogue tem, para mim, grande interesse, já que é dificil encontrar
informação sobre os Navios que pertenceram, por exemplo, à Marinha de Comércio com
Bandeira Portuguesa.
A frota de comércio teve, entre outros, navios de carga que cumpriram a missão de ligação
entre "Portugal" e as "Colónias".
Mais tarde, quem não se lembra, alguns desses navios e outros classificados de "passageiros"
foram requisitados para transporte de tropas, seguindo uma ordem célebre "para Angola e em força"
ou qualquer coisa semelhante.
Sou daqueles que viajaram no "Funchal" e no "Angra do Heroísmo" nas ligações entre Funchal e Lisboa.
Vem a talho de foice dizer que em 1967, viajei, pela primeira vez, de avião, para Lisboa (a partir do Funchal),
pois foi a prenda que o meu Pai me deu por ter sido aprovado no exame do 5º ano do Liceu (Jaime Moniz)
Isto porque, se a memória ´não me falha, o bilhete na Insulana custava 700 Escudos e de avião 1.100 Escudos.
As memórias começam a vir ao de cima e o texto vai longo. Outras recordações poderiam caber nesta ou
noutra mensagem, mas não é, de momento, o nosso objectivo.
Objectivo, isso sim, é dizer a quem queira (e saiba) ler, que, se já não temos Marinha de Comércio, pelo menos,
não nos tirem a possibilide de recordarmos aquela que já tivemos. Os Governantes do nosso País deveriam
reflectir sobre o facto de a maioria dos Navios arvorarem Bandeiras de Antígua e Barbuda, Ilhas Marshall, Panamá,
Bahamas, Libéria, St Vincent and Granadines e outros paraísos fiscais.
Por favor, não encerrem este blogue e muito menos, o considerem "Spam". Se o fizerem cometem uma grande
injustiça. Deveriam, antes, encerrar outros sites ou outros blogues bem prejudiciais para todas as pessoas e, em
especial, para os nossos jovens.
Não posso de deixar de apelar para o bom senso de quem tem o Poder.
Bem haja!
Acácio Sousa
I have just been informed that the blog http://lmcshipsandthesea.blogspot.com has been blocked by BLOGGER for suspect of being a SPAM BLOG and disrespect of Blogger Terms of Service.
ReplyDeleteThe owner and author of the blog in question is a reputable maritime historian and photographer who has published several books on maritime matters, including works for the most important Portuguese shipowners, port administrations and maritime pilots.
His internet blog is a worldwide reference for ship and sea lovers and one of the most important links of the vast community of maritime blogs. He has never posted offensive, harmful, inaccurate or otherwise inappropriate material such as spam, as can be easily checked. The blocking of such an emblematic blog must a mistake that will hopefully be fixed soon.
As the author of http://thepilotboat.blogspot.com I urge Blogger to a prompt clarification that allow us, the daily visitors of http://lmcshipsandthesea.blogspot.com , to keep on having access to one of the most important sea related blogs that can be found on the internet.
Caro LMC
ReplyDeleteEspero que tudo nao passe de um mal entendido,porque nao eh possivel que este Blog,esteja em perigo de desaperecer,por favor,aqui eh ponto de encontro de muitos amantes de NAVIOS!!!
Que tudo corra bem e que deixem este Blog continuar a ser aquilo que eh,o sitio onde um grande grupo de amigos,escreve sobre o que mais gosta MAR &
NAVIOS.
BEM HAJA meu amigo LMC e por favor a quem de direito DEIXEM ESTE BLOG VIVER!!!
Bom, parece que o mal entendido vai-se resolver:
ReplyDeletedo help do blogger:
«Blogger Status
Friday, August 01, 2008
Some blogs have been mistakenly marked as spam. Affected users are not able to post to their blog and received an email indicating Blogger classified their blog as spam. We are actively working to correct the issue.
Posted by Siobhan at 15:38 PDT »
Dear Mr L.M.Correia,
ReplyDeleteI don´t believe! To shut down this blog because Blogger is considering it a Spam Blog is incredible! How can those guys to think this?
This Blog is one of the finest blogs about the Sea and Ships and everybody can see that its Skipper is an expert about maritime matters and a person who likes to share its knowledge with all "sailors".
So, "Mr Blogger", stop this deplorable idea. We love this wonderful Blog and we want to have it among us.
!!! LONG LIFE TO "SHIPS AND THE SEA" !!!
Dear Friends and Blog visitors,
ReplyDeleteMany thanks for your interest and kind words about my SHIPS & THE SEA Blog.
I hope it will be restarted soon but up to this moment nothing has happened further to the blocking of the release of new posts...
So let's wait and see...
LMC
Caro Sr. Luis Miguel Correia.
ReplyDeleteFoi com muita apreensão e revolta, que tive conhecimento da intenção de encerramento
do seu excelente blogue, referência para quem em Portugal gosta das coisas do mar.
Para si vai o meu total apoio para que essa decisão seja revista.
saudações
Luis Filipe Beato Silva
Caros Amigos,
ReplyDeleteO impedimento temporário do BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR acaba de ser ultrapassado positivamente. Muito obrigado pelas mensagens e notas solidárias.
Vamos continuar e queremos inclusivé melhorar, assim o tempo o permita...
Muito obrigado
Luís Miguel Correia
Dear Friends and Blog visitors,
ReplyDeleteThe SHIPS & THE SEA BLOG is free to offer new posts again. All problems seem to have been solved.
Many thanks for your support and interest.
We will be back soon and will try our best once as we have more free time...
Thank you very much to all...
Luís Miguel Correia
Pois... Mas agora é o meu blogue Atlântico Azul que está com problemas. Quando abre, aparece um quadro com uma mensagem a dizer que não pode ser aberto e quando se clica em «OK» nessa caixa o blogue desaparece!
ReplyDeleteSTRANGE THINGS HAPPEN AT SEA!!!
Exmo Senhor
ReplyDeleteCaro Amigo
Se há dois dias fiquei revoltado pelo facto de terem encerrado temporáriamente o vosso Blogue, hoje fiquei aliviado por ver que reconheceram a qualidade e interesse do mesmo.Tenho, como açoriano, uma ligação ao mar e aos navios, mas se não fosse o seu blogue seria mais um naúfrago...
Um grande abraço para si.
Luís Mendes Brum
02.08.2008
ReplyDeleteAmigo Luís!
Como deve ter notado pela ausencia de notícias no blog, estive fora do país tendo apenas regressado hoje. Foi portanto com enorme surpresa que me apercebi da tentativa de bloqueamento do seu blog, situação que julgo já estar devidamente ultrapassada.
Para que conste, o trabalho que o amigo vem desenvolvendo ao longo dos anos, tanto aqui como nos tempos aureos da RM, sempre mereceram da minha parte a atenção e interesse, totalmente equiparado às publicações da World Ship Society ou da Sea Breezes, pela admiração e valor que lhe reconheço.
Qualquer ataque de gente sem escrúpulos devia ser severamente penalizado, face ao anonimato e cobardia utilizado nestes casos.
Como deve saber estarei do seu lado, hoje e sempre, na defesa do principal canal informativo das marinhas portuguesas.
Para todos nós que gostamos de navios e do mar, o seu blog já
merecia ser considerado de utilidade pública, motivo mais do que suficiente para ter o devido reconhecimento oficial de bons serviços prestados ao país.
O amigo sabe que não sou dado a grandes comentários, no entanto saiba que marco presença diária, juntando-me aos muitos visitantes deste blog obrigatório.
Um grande abraço,
Reimar
Caro LMC
ReplyDeleteCheguei de férias, e para me ambientar rapidamente ao tradicional ambiente alfacinha, levei logo com duas pauladas à chegada, a primeira, com as já habituais paupérrimas prestações do meu clube, que já foi considerado de Glorioso. A segunda, uma situação mais preocupante, pois caso se mantivesse, poderia repor em jogo, situações que eu já acreditava pertencentes a um passado cinzento, altura em que aqueles que defendiam a verdade, simplesmente lhes desligavam os “blogges” da altura, como (revistas; jornais, programas de rádio etc).
Vejo que a tempestade parece já ter passado, os meus parabéns, sabes que podes contar sempre com o apoio dos irmãos Morazzos, especialmente quando toca a defender aquilo que mais nos une, o grande amor que sentimos, por tudo que está relacionado com o mar e os seus maravilhosos navios.
Saudações marinheiras
Luis Filipe Morazzo
Caro Luis Miguel Correia
ReplyDeleteFoi com mágoa, que só agora soube da decisão do Blogger poder vir a suspender “Blogue Ships & the Sea (Blogue dos Navios e do Mar)”.
Aquela decisão não deverá ser executada, porque em minha opinião é um dos mais interessantes blogues e faria muita falta, não só aos entusiastas de navios e navegação, assim como ao mundo da navegação marítima pelo historial dos muitos navios, quer nacionais ou estrangeiros e pelo grande número de livros sobre temas marítimos publicados por si e ainda pelos muitos artigos em tempos apresentados na “Revista de Marinha”.
Revendo o seu Blogue não encontrei nada que se pareça estranho ou errado, razão porque estou convencido e espero que quando receber esta minha mensagem de apoio e solidariedade, que os responsáveis do Blogger já tenham alterado a sua atitude a favor da continuação do seu Blogue.
Um abraço
Rui Amaro «Blogue Navios à Vista»