O paquete soviético SHOTA RUSTAVELI fotografado a largar da Estação Marítima da Rocha em 23 de Agosto de 1984.
O SHOTA datava de 1968 e era a quarta unidade de uma classe de 5 navios construídos na RDA e entregues entre 1964 e 1972: a classe IVAN FRANKO, de 20.000 toneladas.
O navio tinha de início casco preto, e foi transferido para o registo da Ucrania com a liquidação da antiga URSS, uma vez que embora propriedade do Estado Soviético, era operado pela Black Sea Shipping Company, com base em Odessa. Mais tarde ainda navegou com o nome ASSEDO antes de ser desmantelado na India.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O SHOTA datava de 1968 e era a quarta unidade de uma classe de 5 navios construídos na RDA e entregues entre 1964 e 1972: a classe IVAN FRANKO, de 20.000 toneladas.
O navio tinha de início casco preto, e foi transferido para o registo da Ucrania com a liquidação da antiga URSS, uma vez que embora propriedade do Estado Soviético, era operado pela Black Sea Shipping Company, com base em Odessa. Mais tarde ainda navegou com o nome ASSEDO antes de ser desmantelado na India.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Foram várias as vezes, que lá estive dentro. Sempre que "Ela" visitava São Miguel, lá estava eu.
ReplyDeleteBonitos navios! Elegantes! Lembro-me muito bem deles na Madeira ainda com a foice e o martelo na chaminé.
ReplyDeletePenso que da classe só resta o Marco Polo.
Shota Rustaveli foi um poeta georgiano!
Olá CAP CRÉUS,
ReplyDeleteTambém vi este navio muitas vezes em Lisboa. Inclusivé foi o primeiro paquete russo a fazer escala em Lisboa em Março de 1975, pois antes do 25 de Abril já se tinham registado escalas de diversos paquetes da URSS no Funchal e em Cabo Verde mas estes navios não eram bem vindos no Tejo por razões políticas...
Olá Mar da Palha,
ReplyDeleteEram relativamente elegantes, especialmente se tivermos em conta os conceitos estéticos que entretanto se sucederam... Mas na minha opinião havia navios bem mais elegantes, incluindo alguns dos portugueses, caso do PRINCIPE PERFEITO ou do FUNCHAL, ou de italianos, como o EUGENIO C ou o LEONARDO DA VINCI, que eram perfeitos fosse qual fosse o ângulo de observação...
Os cinco navios da classe IVAN FRANKO tiveram todos nomes de poetas. Chegou a estar prevista a construção de mais uma unidade desta classe que não se concretizou...
Thank You so much Luis,
ReplyDeleteYou made my day!!
This picture is simply wonderful!
THANKS!
Christian
http://web.ticino.com/assedo/
Christian,
ReplyDeleteYou are welcome.She was a very nice passenger ship. You you check previous posts you'll find more photos of this ship as SHOA RUSTAVELI and also as ASSEDO. And I do have many more of all the five sisters...
I have added a link to your site
Best wishes
Luís Miguel Correia