Monday, October 13, 2008

FUNCHAL delivered 47 years ago...



The Portuguese cruise ship FUNCHAL was delivered exactly 47 years ago by the Elsinore Yard to Empresa Insulana de Navegação, at 14h30 on 12 October 1961.
The FUNCHAL was the flagship of Insulana and their best ship on the Atlantic Islands run. Ownership was transferred to CTM in 1974 and in 1985 she was sold to the Great Warwick Co. Inc, her present owners.
Over the years FUNCHAL turned into a classic passenger liner and she is now one of the oldest active passenger ships still operating under the original name and flag.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

8 comments:

  1. Great picture, the first one!
    She is beatiful!Long life to Funchal!

    ReplyDelete
  2. E um bocadinho de "coração" nesse sino?

    ReplyDelete
  3. Cap créus,

    O FUNCHAL é muito bonito, e o que tem perdido com os anos em termos de legancia original tem ganho em "patine" e graciosidade...

    LMC

    ReplyDelete
  4. Malheiro,

    Andam sempre a limpar os amarelos a bordo, isto é aqueles que não levaram tinta em cima...

    O sino pareceu-me estar envernizado...

    Novidades do ATLANTIDA?

    LMC

    ReplyDelete
  5. Obrigado Luís Miguel pela correcção da informação ontem no Sergio@Cruises blog. São erros de principiante, mas o "curioso" é que foi o próprio segurança do navio que me tinha dito, daí a publicação. Esteja sempre à vontade para rectificar, queremos é aprender! Abraço, agora vamos tê-lo cá mais uns meses e eu pergunto-me será já a reconversão para o SOLAS 2010? É que é uma longa paragem...

    ReplyDelete
  6. Os trabalhos principais associados às exigências da SOLAS 2010 vão ser feitos durante esta reparação no Tejo. Algum trabalho foi já feito o ano passado. É uma pena pois o navio sempre foi seguro e fiável ao longo destes 47 anos e agora vai ser despido de parte do seu carácter, com a substituição das madeiras originais por materiais anti-combustíveis...
    A SOLAS 2010 parece ter o dedo dos grandes grupos dos cruzeiros que têm um apetite voraz e com a SOLAS acabam por se ver livre de parte da concorrência...

    ReplyDelete
  7. Realmente é uma pena assim vão "despir" o navio. Quanto à segurança a idade do navio fala por si! Tentarei ir dando umas espreitadelas lá ao navio. No dia que lá estive já se notavam umas garrafas talvez de oxigénio para começarem a "cortar"..
    Abraço

    O Ilha Azul está em Aveiro? Não era suposto ficar nos Açores até à entrada dos novos ferries? Andei vendo e encontrei-o em Aveiro.(vi no site do porto).

    ReplyDelete