Saturday, November 29, 2008

PRINCESSES DANAE & DAPHNE in Lisbon 2008-11-29



It is always nice to be able to see and photograph sister ships together and the thrill is even higher if we talk about beautiful classic ships, like PRINCESS DANAE and her sister PRINCESS DAPHNE, seen together in Lisbon at the Navalrocha shipyard today 29 November 2008.
Built in 1955 in Belfast and Newcastle-upon-Tyne for Port Line as PORT MELBOURNE and PORT SYDNEY they were converted for cruising in Greece in 1974-1976 when they were renamed DANAE and DAPHNE for Karras Cruises. They were later chartered and sold to Costa Cruises without change of name and sailed also inthe livery of Prestige Cruises but in the 1990s were sold to different operators and it was only this years that both sisters were reunited in the fleet of Classic International Cruises which had purchased the BALTICA in 1996 when she was renamed PRINCESS DANAE.
With the present troubles of Club Cruise, Lisbon-based Classic International Cruises is now one of the very few medium sized independent cruise ship operators. May she continue for many years with Mr. George P. Potamianos at the helm.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

  1. Caro Luís M. Correia:
    Já à uns tempos que tenho tido uma dúvida intrigante, por assim dizer, devido às novas normas da SOLAS vários navios como o Black Prince de 1966 e o Saga Rose de 1965, deverão terminar serviço já para o ano, sendo assim como é que navios do género Athena de 1948 ou até os irmãos Princess Danae e Daphne de 1955, ainda vão continuar em serviço por mais uns tempos?
    Cumprimentos e obrigado pela atenção.

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  2. Caro João Abreu,

    Os navios ATHENA, DANAE e DAPHNE não são exactamente de 1948 e 1955.
    Quanto ao ATHENA, do navio original (o STOCKHOLM de 1948) tem apenas o casco. Depois de uma reconstrução total em Itália, em que se aproveitou apenas o casco, o navio foi colocado em serviço como ITALIA PRIMA em 1994 e para todos os efeitos práticos é um navio dos anos 90. O mesmo aconteceu aos gémeos PORT SIDNEY e PORT MELBOURNE, com a diferença que no caso destes gémeos, além do casco foram aproveitadas igualmente as máquinas. Foram reconstruídos nos anos 70, e entraram ao serviço o DAPHNE em 1975 e o DANAE em 1977.
    O mesmo não se pode dizer do BLACK PRINCE que foi convertido para cruzeiros na Finlândia em 1987 mas não sofreu uma reconstrução radical. É um navio com 42 anos e podia continuar a navegar se o armador estivesse interessado em gastar dinheiro. É sempre uma questão de dinheiro. O SAGA ROSE para cumprir com as novas normas da SOLAS precisava de alterações substanciais e caras, que não são exequíveis num navio já com 43 anos.
    No fundo até os navios precisam de ter sorte...

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  3. De facto muita sorte mesmo, navios como Maxim Gorkiy e Marco Polo ambos com sensivelmente 40 anos têm a sorte de ainda poderem navegar por mais uns tempos, pena que clássicos e belos navios como o Saga Rose e o Black Prince tenham de terminar carreira, foram sempre um encanto de se ver, com linhas caracterizadoras das suas épocas, como se já não bastasse o fim de carreira do lendário Queen Elizabeth 2 e do The Topaz que em muito marcaram a minha infância marítima.

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  4. João,

    Nos próximos tempos, não tenho dúvida de que irão desaparecer muitos mais navios. Já assisti a períodos assim, de razia completa das grandes frotas de navos de passageiros, no anos setenta, por exemplo.
    Nas duas ltimas décadas tevemos a sorte de asistir a um período de oura na história dos navios de passageiros.
    O MAXIM GORKIY está parado e não tem futuro imediato assegurado. O MARCO POLO vai andando, também foi reconstruido há uns anos...

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