Tuesday, December 16, 2008

Cacilheiros em Aveiro



A nossa ida no último Sábado 13 -12-2008 a Aveiro e Gafanha da Nazaré teve um bónus inesperado: atracado ao cais do estaleiro NAVALRIA encontrava-se o ferry EBORENSE pintado de fresco e com excelente aspecto apesar dos seus 54 anos de serviço activo como o maior dos Cacilheiros.
Varado no estaleiro a sofrer uma grande reparação estava o SINTRENSE, da classe CACILHENSE. Nem quero pensar no que vai enjoar a tripulação do SINTRENSE na viagem de regresso ao Tejo.
O EBORENSE e o ALENTEJENSE vão ser substituídos em 209 e 2010 por dois novos ferries destinados à carreira Cais do Sodré - Cacilhas que deverá voltar a ser activada proximamente depois de desde Novembro de 2006 o tráfego de viaturas ter sido desviado para Belém devido a obras no local do antigo teminal do Cais do Sodré.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

10 comments:

  1. O Eborense é muito bonito. Espero que depois de ser substituído possa ser conservado em algum porto do país. Em Cacilhas, por exemplo!

    ReplyDelete
  2. Gostaria apenas de referir que o "Sintrense" e o "Santa Maria Manuela" estão a reparar na "Navalria" e não no Ria marine.
    Parabens pelo Blog
    Um abraço do amigo Rubem.

    ReplyDelete
  3. Mar da Palha,

    A preservar preferia o ALENTENJENSE que está menos alterado da forma original.
    O EBORENSE foi relativamente modificado nos anos noventa, depois de ter estado muito tempo desarmado em Cacilhas em estado de degradação relativo. Depois, devido à SOLAS teve de levar um segundo mastro (tem exactamente 50 m de comprimento, devido à distância minima das luzes de navegação..)
    Uma vez que se deixou perder o NACIONAL, eu faria tudo para preservar o MARVILA...

    ReplyDelete
  4. Obrigado Rubem,

    Estou farto de saber que o estaleiro se chama NAVALRIA, mas ando cansado, se calhor estou a ficar velho. Há sempre o risco de dizer asneira. Obrigado pela informação...

    ReplyDelete
  5. Parabens pelo seu blogue.É onde mato saudades de ver alguns navios da extinta CTM,onde o meu pai trabalhou 32anos.Parabens e Feliz Natal.

    ReplyDelete
  6. Ando á tempos para perguntar isto, e agora veio á tona.
    O que aconteceu ao "NACIONAL"?

    ReplyDelete
  7. João Quaresma,

    O NACIONAL foi desmantelado em Alhos VEDROS em 2006...

    ReplyDelete
  8. Afinal o EBORENSE vai ser mantido ao serviço mesmo depois da entrada dos novos navios em Novembro de 2009 e Fevereiro de 2010.
    Já o SINTRENSE está a mudar a máquina principal em Aveiro...

    ReplyDelete
  9. Excelente notícia! As gentes de Cacilhas, da qual eu faço parte, gostam muito do "Eborense" e o facto de se saber que ele irá continuar a cruzar o Tejo após a entrada ao serviço dos dois novos ferries é uma óptima novidade.

    Boas Festas a todos.

    Carlos J. Gomes
    www.forum9gs.net

    ReplyDelete
  10. Uma curiosidade, quanto pesa o Marvila em toneladas? Não consigo encontrar essa informação em lado nenhum.
    Obrigado.

    ReplyDelete