Sunday, December 28, 2008

N/T PÁTRIA: largada para África



Largada do paquete PÁTRIA do cais da Rocha, em Lisboa para África, anos cinquenta.
Primeiro dos navios de passageiros construídos após a Segunda Guerra Mundial para renovar a Marinha de Comércio portuguesa, o PÁTRIA foi construído em Clydebank, Escócia, pelo famoso estaleiro John Brown e entregue à Companhia Colonial de Navegação em Dezembro de 1947.
O PÁTRIA destinou-se à carreira da África Oriental, que efectuava juntamente com o seu irmão gémeo IMPÉRIO e os navios da Companhia Nacional de Navegação ANGOLA e MOÇAMBIQUE, igualmente de construção britânica e dimensões semelhantes, diferindo essencialmente por terem motores Diesel Doxford em vez das turbinas a vapor dos navios da Colonial.
O PÁTRIA manteve a carreira da Costa Oriental de Janeiro de 1948 a Maio de 1973, sendo vendido para a sucata nesse ano. O navio cumpria o itinerário regular seguinte: Lisboa, Leixões, Lisboa, Funchal, São Tomé, Luanda, Lobito, Moçamedes, Cape Town, Lourenço Marques, Beira, Moçambique, Nacala e Porto Amélia.
Além das viagens habituais cumprindo o itinerário da carreira da costa oriental, o N/T PÁTRIA efectuou diversas viagens ao Brasil, em 1948 e 1956 e nesse ano fez uma viagem à América Central. Em 1962 foi ao Paquistão, regressando a Lisboa pelo canal do Suez com tropas portuguesas da India.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment