Poderia chamar-se o regresso do filho pródigo: o antigo lugre bacalhoeiro português ARGUS de 1939 regressou a Portugal e entrou ontem, dia 6 de Abril de 2009, a barra de Aveiro após uma longa viagem a reboque iniciada em Aruba a 13 de Março.
O navio é o terceiro veleiro da série iniciada em 1937 com o CREOULA e que inclui ainda o SANTA MARIA MANUELA. Ao contrário destes navios, que permaneceram sempre portugueses, o ARGUS foi vendido em 1975 e adquirido por um antigo submarinista da Marinha dos Estados Unidos, Captain Mike Burke, que em 1947 fundara a companhia Windjammer Barefoot Cruises, sediada em Miami. O ARGUS foi transformado em navio de cruzeiros à vela e operou nas Caraíbas até 2007, quando foi arrestado em Aruba devido a dificuldades económicas da empresa armadora, acabando por ser comprado em leilão pela Pascoal & Filhos, de Ilhavo, em Janeiro de 2009.
Durante anos a empresa de Mike Burke operou com diversos veleiros famosos, mas com o falecimento deste e a passagem da empresa para os filhos, começaram a verificar-se dificuldades de entendimento entre os novos proprietários o que gerou a falência da empresa.
Para uma notícia mais completa e uma história detalhada do ARGUS, sugerimos a visita aos blogues MARINTIMIDADES e ATLÂNTICO AZUL...
O nosso blogue CREOULA tem também muitas informações sobre os três navios desta classe.
Por último, merecem ser visitados os blogues da Pascoal THE NEW QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS e SANTA MARIA MANUELA. Estão de parabéns os armadores Pascoal & Filhos, todos os amantes do mar e amigos dos navios em Portugal por este regresso. É um grande privilégio poderem ver-se futuramente os três CREOULAs a navegar com a bandeira portuguesa.
Texto de /Text by L.M.Correia. Images copyright Pascoal & Filhos. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O navio é o terceiro veleiro da série iniciada em 1937 com o CREOULA e que inclui ainda o SANTA MARIA MANUELA. Ao contrário destes navios, que permaneceram sempre portugueses, o ARGUS foi vendido em 1975 e adquirido por um antigo submarinista da Marinha dos Estados Unidos, Captain Mike Burke, que em 1947 fundara a companhia Windjammer Barefoot Cruises, sediada em Miami. O ARGUS foi transformado em navio de cruzeiros à vela e operou nas Caraíbas até 2007, quando foi arrestado em Aruba devido a dificuldades económicas da empresa armadora, acabando por ser comprado em leilão pela Pascoal & Filhos, de Ilhavo, em Janeiro de 2009.
Durante anos a empresa de Mike Burke operou com diversos veleiros famosos, mas com o falecimento deste e a passagem da empresa para os filhos, começaram a verificar-se dificuldades de entendimento entre os novos proprietários o que gerou a falência da empresa.
Para uma notícia mais completa e uma história detalhada do ARGUS, sugerimos a visita aos blogues MARINTIMIDADES e ATLÂNTICO AZUL...
O nosso blogue CREOULA tem também muitas informações sobre os três navios desta classe.
Por último, merecem ser visitados os blogues da Pascoal THE NEW QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS e SANTA MARIA MANUELA. Estão de parabéns os armadores Pascoal & Filhos, todos os amantes do mar e amigos dos navios em Portugal por este regresso. É um grande privilégio poderem ver-se futuramente os três CREOULAs a navegar com a bandeira portuguesa.
Texto de /Text by L.M.Correia. Images copyright Pascoal & Filhos. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
FABULOSO!!!
ReplyDeleteQue pena não ter podido ir à chegada!!
De louvar esta iniciativa, ainda para mais nos tempos de crise que vivemos.
ReplyDeleteLonga vida aos 3 manos!