Imagem nostálgica da eclusa de entrada na Doca de Alcântara, com a Ponte Giratória de 1927 e os navios MADEIRENSE e S. GABRIEL.
O MADEIRENSE está a receber carga gera para o Funchal enquanto o S. GABRIEL está a ser reparado pela Lisnave Rocha. Fotografia de 1989.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O MADEIRENSE está a receber carga gera para o Funchal enquanto o S. GABRIEL está a ser reparado pela Lisnave Rocha. Fotografia de 1989.
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Foi exactamente esta ponte que atravessei quando fui (em 1989?) pela primeira vez a bordo do FUNCHAL (que supunha então ser o «Infante D. Henrique»...)!! Fui recebida pelo Sr. Comandante Amadeu Albuquerque! Que saudades!
ReplyDelete(podem tirar-nos as pontes e os navios, mas não as boas recordações)
Sailor Girl,
ReplyDeleteInfelizmente o INFANTE não teve tanta sorte como o FUNCHAL, último sobrevivente da magnífica frota de navios de passageiros portugueses que em 1966 somava 26 unidades.
Foram-se os navios, pelo menos ficam as recordações...
Nada mais que as recordações! Mas essas são nossas, nós é que vivemos tudo aquilo e por isso somos melhores que essa corja!
ReplyDeleteGrandes fotos! Saudades!
Aqui para mim, a corja é essencialmente ignota, enjoa à beira Tejo só de ver água, vai daí toca a fazer um jardim para tapar o rio. Acho que o futuro Jardim de Alcântara Mar devia ser do tipo zoológico e ao depois a malta punha lá a corja nuns contentores daqueles abertos dos lados que habitualmente transportam vaquinhas dos Açores para os açougues do Continente
ReplyDeleteNo outro lado da doca, as duas gruas Mague que ali estavam abandonadas havia anos, entretanto desapareceram nas últimas semanas. Escusado será esperar que, na actual fúria destruidora que varre a beira-Tejo, tenham tido outro destino que não a sucata.
ReplyDeleteEram equipamentos com valor que, com alguma reabilitação, poderiam ser úteis por muitos anos, em Portugal ou oferecidas a um porto dos PALOP.
João Quaresma,
ReplyDeleteEstá para ser publicada aqui uma foto-reportagem do abate desses últimos guindastes MAGUE da Doca de Alcântara. Foram feitos em peças...
Sr. Atunzinho,
ReplyDeleteParece-me que o seu discurso não é propriamente politicamente correcto. Nada de difamar os bovinos dos Açores...