Um dos aspectos mais salientes da política (não oficial mas extremamente efectiva) de DESMARITIMIZAÇÃO NACIONAL que tem sido primorosamente seguida pelos Governantes e Capitalistas portugueses nos últimos anos, prende-se com o desmantelamento da frota de petroleiros.
Desde há meses os serviços de abastecimento de bancas à navegação que teima em continuar a vir a Lisboa são feitos por um navio-tanque sueco afretado.
Trata-se do ONYX, de 1.476 GT, construído em 1996 com o nome ILONA THERESA (1996-2003), posteriormente baptizado JETTE THERESA (2003-2007), que fotografámos no Tejo.
Não temos nada contra navios suecos ou o seu afretamento, mas não podemos concordar com as estratégias de curto prazo da nossa economia marítima.
Nem navios próprios para bancas conseguimos ter?
Que raio de gente e País é este? Quanto se gasta em afretamentos de navios ao estrangeiro?
No tempo do PREC seria sabotagem económica e lá iriam para a cadeia uma carga de gestores e principes do mundo empresarial. Hoje uma mão lava a outra, e há quem diga que estes naviozinhos dão boas comissões...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Desde há meses os serviços de abastecimento de bancas à navegação que teima em continuar a vir a Lisboa são feitos por um navio-tanque sueco afretado.
Trata-se do ONYX, de 1.476 GT, construído em 1996 com o nome ILONA THERESA (1996-2003), posteriormente baptizado JETTE THERESA (2003-2007), que fotografámos no Tejo.
Não temos nada contra navios suecos ou o seu afretamento, mas não podemos concordar com as estratégias de curto prazo da nossa economia marítima.
Nem navios próprios para bancas conseguimos ter?
Que raio de gente e País é este? Quanto se gasta em afretamentos de navios ao estrangeiro?
No tempo do PREC seria sabotagem económica e lá iriam para a cadeia uma carga de gestores e principes do mundo empresarial. Hoje uma mão lava a outra, e há quem diga que estes naviozinhos dão boas comissões...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
pequena história do abastecimento de jetfuel ao aeroporto de Faro:
ReplyDelete- fase inicial: vinha de navio, fazia o transbordo para uns/um depósito(s) na área do cais de Faro e seguia via TIR´s para os depósitos do aeroporto;
e quando se esperava um pipeline do cais para o aeroporto, vem a
- fase actual: de comboio até um depósito perto de Loulé, seguindo a mesma via deste depósito para o aeroporto...
cumptos