Amanhece e o cais está vazio. Os movimentos de cidadãos alfacinhas que têm andado a pressionar a opinião pública contra a renovação portuária em curso em Lisboa, sonham ver estes espaços todos ajardinados. Assim passar-se-ia dos cais vazios para os cais verdes. Lindo de tão politicamente correcto, não fosse a base de tudo isto a ignorância mais básica. E depois lá vinham os patos bravos do costume cujos interesses inconfessáveis alimentam os líricos defensores de se meterem os navios de baixo dos tapetes e duma assentada, faziam-se mais uns prediozitos para a classe "A++++" e o verde ficava reduzido a uns vasos nos parapeitos da janelas.
PS: O cais ontem estava vazio ao amanhecer, mas minutos depois atracava o grande paquete CELEBRITY EQUINOX que com a sua presença de 120.000 toneladas (TB) emprestou a Lisboa mais vida e alegria. Devia ser assim todos os dias.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
PS: O cais ontem estava vazio ao amanhecer, mas minutos depois atracava o grande paquete CELEBRITY EQUINOX que com a sua presença de 120.000 toneladas (TB) emprestou a Lisboa mais vida e alegria. Devia ser assim todos os dias.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Tens toda a razão Luís, ainda me recordo de ajudar o meu pai na entrega de mantimentos à nossa frota de navios tanques, passageiros, de pesca de longo curso. Muito me divertia a saltar de navio em navio, visitar a Casa das Máquinas, a Ponte, os camarotes dos "embarcadiços", a Cozinha... Belos tempos que não voltam mais...!
ReplyDeleteCarlos henriques
Completamente de acordo com as suas observações.......na foto podemos ver o porta-contentores "Zrin" na sua primeira escala em Lisboa (serviço da Hapag Lloyd /Hanjin) para o Canadá.
ReplyDeletePedro
Caro Luís, texto bastante ilucidativo.
ReplyDeleteMuitos recebem conselhos, mas só os sensatos beneficiam deles...
Continue a divulgar uma ARTE que muitas das vezes não lhe dão a devida Importancia.
Saudações Marítimas
José Modesto
Carlos Henriques,
ReplyDeleteUmas vezes fico cheio de saudades desses tempos com navios por todo o lado, mas de outras vezes a irritação sobrepões-se pela forma estúpida como se deu cabo da frota e do sector.
Pedro,
ReplyDeleteObrigado pela alusão ao ZRIN...
Obrigado pelas suas palavras, José Modesto. Um abraço
ReplyDeleteLMC
Luís,
ReplyDeleteConcordo plenamente, não compreendo como foi possível destruir uma das maiores frotas da Europa, desde a pesca ao transporte de contentores, Navios Tanques e até de gado vivo que era descarregado junto ao CNL, deves lembrar-te...
Carlos Henriques
Carlos H,
ReplyDeleteTenho algumas fotografias desses animais lindos a desembarcar em Santos, incluindo uma muito expressiva no meu livro CAIS E NAVIOS DE LISBOA...
Caro Sr. Luis Miguel Correia, esses "amigos" que não gostam de portos nem de navios, têem feito um "excelente" trabalho a destruir tudo, até a identidade do nosso povo.Deviamos era como portugueses defender o desenvolvimento do Porto de Lisboa.Por exemplo no porto da Graciosa só os navios dos TMG são propriedade de armadores portugueses, os outros são alugados a estranjeiros.
ReplyDeleteCumprimentos
Manuel