Wednesday, December 30, 2009

Barcos do Barreiro







Três clássicos da carreira Lisboa - Barreiro fotografados no Tejo a 19 de Junho de 2003 com as cores da Soflusa, já no período final de carreiras longas e úteis ao serviço da CP e Soflusa.
Estes navios faziam parte do um grupo de navios de passageiros identicos construídos em Viana do Castelo entre 1960 e 1970.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, December 29, 2009

PINHAL NOVO e TUNES




Navios de passageiros PINHAL NOVO e TUNES fotografados a 19 de Junho de 2003 em serviço na linha Lisboa - Barreiro, já com as cores da empresa Soflusa.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, December 28, 2009

HANSEATIC leaving Leixões



Hapag-Lloyd expedition cruise ship HANSEATIC leaving Leixões (Oporto) on 10 June 2003
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

PAQUETES EM LEIXÕES

Dia de São Vapor no porto de Leixões, a 10 de Junho de 2003, com os navios de cruzeiros BLACK PRINCE e HANSEATIC atracados.
Na altura era um pouco mais fácil fotografar em Leixões, apesar de já então ser uma infraestrutura essencialmente fechada ao público. Hoje ainda está mais.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SEGURANÇA e sinalética portuária
















O nosso Mundo está cada vez mais carregado de regras e convenções, e a actividade portuária não é excepção à regra. Um pouco por todo o lado os portos vão sendo alindados com sinais, dísticos, câmaras e outros instrumentos muito úteis e esbeltos. Aqui ficam alguns patentes na zona da estação marítima da Rocha, em Lisboa...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Postal de Natal


Um postal de Natal com o sol de inverno que às vezes ilumina Lisboa nesta época do ano. Dois velhos rebocadores da empresa Resistência, o ALA e o ZÉZITO, atracados de braço dado na entrada da doca de Alcântara a 26 de Dezembro de 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Iate TÜBINGEN em Lisboa



Encontra-se atracado à doca de Alcântara, em Lisboa onde entrou a 18 de Dezembro procedente de Cascais, o iate TÜBINGEN, antigo caça-minas da Marinha alemã, construído em 1958 em Bremen com o mesmo nome e o número de amura M1074.















Com 433 toneladas de arqueação bruta (GR) e 44,2 m de comprimento fora-a-fora, o TÜBINGEN está registado em Gibraltar e não apresenta grandes diferenças exteriores, para além da remoção do armamento. Continua pintado de cinzento e à primeira vista parece ser uma unidade naval. Uma forma excelente de preservar um antigo navio e provavelmente uma maneira de ter um iate original e mais barato. Nada de que não me tenha lembrado já, quando observo os nossos últimos CACINEs com as suas linhas elegantes, mesmo a pedir serem transformados em iates de recreio...
Nos seus tempos de navio de guerra, o TÜBINGEN apresentava 463 toneladas de deslocamento máximo e dispunha do dois motores diesel Maybach MTU acoplados a dois veios de hélices, desenvolvendo 4.000 bhp e possibilitando a velocidade de 16,5 nós. O navio tem casco de madeira revestido a plástico e na sua construção foram utilizados materiais desmagnetizados.
Fotografias registadas a 26 de Dezembro de 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VIÚVA ALEGRE

Roda de proa do batelão VIÚVA ALEGRE, um batelão de abastecimento de água aos navios que normalmente estaciona na ponta da Rocha.
A diminuição de embarcações auxiliares baseadas em Lisboa vocacionadas para diversos tipos de assistência à navegação tem vindo a verificar-se ao longo dos anos como consequência das alterações e especialização crescente dos transportes marítimos. Neste contexto é de apreciar o batelão VIÚVA ALEGRE e outras unidades do género ainda existentes no Tejo...
Fotografia tirada a 26 de Dezembro de 2009
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

OOSTVOORNE in Lisbon undergoing repairs



Cargo ship OOSTVOORNE photographed in Lisbon on 26 December undergoing repairs at the NAVALROCHA shipyard.
She arrived on 20 December with the bow damaged and is scheduled to stay in port until 15 January. More informations on this ship here.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, December 27, 2009

ORCADES in the river Thames

Orient Line official photograph of the passenger liner ORCADES taken on the Thames estuary in 1959 by Frederick J. Armes as seen on the picture's reverse.
Return of the photograph was requested by the company's public relations office...
Many years later Carnival Cruise Lines sent me several colour slides of their then new cruise ship FANTASY for an article and later they also sent a letter asking for the return of the material.
It was all before the revolution in photography into the digital world... Now you only have to download a file. However authors are still copyright owners and their rights should be respected.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, December 26, 2009

PICO VISTO DO LARGO INFANTE D. HENRIQUE


Bilhete postal do Pico visto do porto da Horta, numa imagem clássica ainda hoje possível apesar de haver mais arvoredo.
Em termos marítimos, o navio de carga atracado ao molhe parece-me ser um cargueiro alemão que aí se refugiou durante a segunda guerra mundial e em Maio de 1943 foi comprado pela Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos para substituir o CORTE REAL, perdido por torpedeamento durante esse conflito tão estúpido como trágico. O navio foi depois o primeiro SETE CIDADES dos Carregadores Açoreanos... Quem nos diz o nome alemão? (Postal da colecção da Família Labescat a quem agradecemos a cedência).
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Pilot Boat in Kusadasi


Turkish Pilot Boat PILOT 72 photographed in the port of Kusadasi, on 3 September 2009 while in my more recent visit to this Eastern Mediterranean port so much in demand by cruise ships, as the gateway to Efeso...
At the moment I was on board the Portuguese classic cruise liner FUNCHAL on a long 17-day summer cruise from Lisbon.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, December 24, 2009

BOAS FESTAS - SEASON's GREETINGS

BOAS FESTAS a todos com a amizade do LUÍS MIGUEL CORREIA e a inspiração do FUNCHAL a navegar no Atlântico Norte a 22 nós...
SEASON's GREETINGS with best wishes from LUÍS MIGUEL CORREIA and this inspiring view of FUNCHAL steaming at 22 knots on the North Atlantic...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, December 23, 2009

P&O liners in Hong Kong

P&O - Orient Lines passenger liners in Hong Kong harbour in the 1960s: from top to bottom, CANBERRA, then the P&O flagship and the largest ever built for the Australian service, IBERIA, like CANBERRA a product of the famous Harland & Wolff shipyard in Belfast, and ORCADES, a ship from the Orient Line side of the Group.
Photographs kindly sent by Michael Sutcliffe.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, December 22, 2009

CAIS de Alcântara e Rocha



Cais de Alcântara à Rocha visto a partir da Junqueira, precisamente no local onde na década de 1960 foi considerada a construção de um novo terminal para navios de passageiros e cruzeiros, numa época em que o movimento de paquetes de linha e de "excursionistas", como então eram designados oficialmente os cruzeiros, era superior ao actual, quer em número de escalas de navios, quer passageiros movimentados.
Fotografias registadas a 22 de Dezembro de 2009, com os navios ingleses QUEEN VICTORIA em Alcântara e AURORA na Rocha.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Arrival of the QUEEN VICTORIA 22 December







QUEEN VICTORIA arriving Lisbon this morning on her Christmas and New Year's cruise in poor weather and heavy winds. She berthed at Alcântara and sails at 5PM with AURORA.

Chegada do QUEEN VICTORIA esta manhã no cruzeiro de Natal e Ano Novo, sob mau tempo. O navio larga pelas 17h00 com o AURORA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

AURORA no Tejo


Da dupla de visitantes britânicos hoje atracados em Lisboa, o primeiro a entrar foi o AURORA, que está no terminal da Rocha. Aqui ficam duas perspectivas registadas a partir do cais de Santos a 22-12-2009.
The P&O Cruises passenger ship AURORA berthed at the Rocha cruise terminal in Lisbon 22 December 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ARION refit in Lisbon




ARION being refited at the NAVALROCHA shipyard, in Lisbon. She is inside dry dock nº 1 as seen on 22 December 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

JOÃO ROBY em serviço SAR


Corveta NRP JOÃO ROBY saindo o Tejo esta manhã rumo ao nosso mar agitado em serviço SAR - busca e salvamento. Fotografia tirada a 22 -12-2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Lancha MONÇÃO no Tejo

Lancha MONÇÃO esta manhã (22-12) no Tejo sob temporal, cruzando a proa do paquete QUEEN VICTORIA de entrada.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

POSIÇÃO DOS PAQUETES PORTUGUESES




O mau tempo que se tem feito sentir na região de LISBOA poderá estar na origem de um fenómeno pouco vulgar de regresso ao passado.
Seguia esta manhã pelas Janelas Verdes quando deparei com os paquetes SANTA MARIA e VERA CRUZ atracados no cais da CCN, à Rocha do Conde de Óbidos. Com efeito, o SANTA MARIA chegou de Vigo ao amanhecer vindo da América Central, Canárias e Madeira. Larga novamente a 29 de Dezembro em cruzeiro de Fim de Ano ao Funchal. O seu irmão VERA CRUZ encontra-se em Lisboa desde 15-12 data em que chegou de Luanda com 931 passageiros e carga geral. Sai novamente para Luanda e o Lobito a 27-12.
Os restantes paquetes da Companhia Colonial estão a fazer as suas viagens habituais na carreira de África: o IMPÉRIO largou de S. Tomé a 16 para o Funchal (23-12), o seu gémeo PÁTRIA saiu de Moçamedes a 19 para Cape Town (22-12), o INFANTE DOM HENRIQUE chegou à Beira a 20 procedente de Lourenço Marques, enquanto o UÍGE largou de Luanda a 12 para Las Palmas (21-12), exactamente na mesma data que o ÍNDIA, da Nacional, que também chegou a 21-12 a Las Palmas procedente de Luanda.
Quanto aos restantes paquetes da CNN, o PRÍNCIPE PERFEITO fez escala no Funchal na noite de 21 para 22-12, largando para Luanda (28-12); o ANGOLA está em Lisboa desde o dia 18, saindo a 21 para o Funchal (22-12); o MOÇAMBIQUE chegou a Nacala a 20-12 ido da ilha de Moçambique; o NIASSA chegou ao Lobito a 21-12 ido de Luanda; o TIMOR largou de Aden a 15 para Singapura (26-12) e o QUANZA largou a 17 do Príncipe para a Praia (24-12). Os paquetes costeiros LÚRIO e ZAMBÉZIA estão a operar na costa de Moçambique.
Quanto aos navios de passageiros da Sociedade Geral, o AMÉLIA DE MELLO saiu do Lobito a 21 para Luanda (22-12), o ALFREDO DA SILVA está em Lisboa desde 16-12 e sai a 26 para o Funchal e S. Vicente; o MANUEL ALFREDO entrou em Lisboa a 22-12 vindo da Guiné fretado ao Ministério do Exército para transporte de tropas e material de guerra. O ANA MAFALDA saiu de Setúbal a 21 para Lisboa (22-12) no regresso de uma viagem ao Norte da Europa e o RITA MARIA largou do Tejo a 18 para S. Vicente (23-12).
Por último, a posição dos paquetes da Empresa Insulana de Navegação: o FUNCHAL continua imobilizado em Lisboa desde 3 de Julho, fundeado no Mar da Palha com avaria nas caldeiras; o ANGRA DO HEROÍSMO está a navegar de Ponta Delgada para Angra (21-12), enquanto o decano da frota, o velho LIMA segue viagem de Ponta Delgada, de onde largou a 18 para Lisboa (22-12). O CARVALHO ARAÚJO saiu do Funchal a 19 para Lisboa (21-12). O PONTA DELGADA chegou a Ponta Delgada a 20-12 ido de Lisboa enquanto o CEDROS entrou em Lisboa a 20-12 procedente dos Açores.
Ah!, olhando agora para o calendário, reparo agora que hoje é dia 22 de Dezembro de 1966. Aqui fica a posição de todos os nossos 26 paquetes...
Fotografias: de cima para baixo, os paquetes portugueses VERA CRUZ, TIMOR, ALFREDO DA SILVA e CEDROS, quatro das 26 unidades da nossa frota actual.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MADEIRENSE 3 em Lisboa



O navio de carga português MADEIRENSE 3 fez pela primeira vez escala em Lisboa, onde entrou cerca das 12h00 de 19 de Dezembro, atracando ao cais avançado de Alcântara. O navio seguia viagem de Leixões para o Caniçal quando foi decidido arribar a Lisboa para reparar uma avaria técnica. Solucionado este problema, o MADEIRENSE 3 seguiu viagem para a Madeira cerca das 24h00 de Sábado.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, December 19, 2009

SAGA ROSE esteve para voltar a Lisboa



O paquete SAGA ROSE que foi retirado do serviço pela SAGA CRUISES a 6 de Dezembro último e se encontra em Gibraltar a aguardar destino desde 11 de Dezembro, esteve para vir a Lisboa após largar de Southampton a 7 de Dezembro, para ser inspecionado por dois possíveis compradores, tendo chegado a ser reservado cais, mas a operação não se concretizou e o navio seguiu para Gibraltar.
Lisbon was considered as a port of call after the SAGA ROSE left Southampton on 7 December, as there were two interested parties in her purchase that might have inspected the ship in Lisbon. A berth was reserved but in the end the ship continued her voyage South to Gibraltar.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia