Saturday, January 30, 2010

PRAIA DE SANTA CRUZ 2010-01-28




O bacalhoeiro PRAIA DE SANTA CRUZ é o meu preferido, com os seus traços arquitectónicos típicos dos navios construídos nos Estaleiros de Viana do Castelo nos anos setenta do século passado.
Também por ser o que conheço há mais tempo, que fotografei mais vezes: ainda com as cores da SNAPA, em Lisboa atracado de braço dado ao seu irmão PRAIA DA COMENDA, e depois como MARCARLOS e de novo como PRAIA com as cores da Empresa de Pesca de Viana.
Talvez por ser um navio cheio de significados, para mim, pelo menos e igualmente por ser o último de uma série numerosa...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

BRITES CREME e CINZA


Arrastão bacalhoeiro português BRITES atracado a uma das pontes-cais da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, bonito nas suas novas cores em tons de creme e cinzento antracite, num conjunto bem mais discreto que o vermelho anterior, ainda mostrado noutras unidades da frota do Grupo Silva Vieira...
O BRITES foi um dos belos bacalhoeiros saídos das carreiras do Estaleiro São Jacinto, outra vítima da desmaritimização e do desperdício que desde há já demasiados anos caracteriza a nossa relação cega com o mar.
Fotografias tiradas a 28 de Janeiro de 2010, numa bela tarde de sol de inverno luminosa e agradável.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LUTADOR reparando a proa

Bacalhoeiro LUTADOR substituindo chapas de aço na proa em preparação para novas campanhas de pesca no Atlântico Norte.
Fotografias tiradas na Gafanha da Nazaré, Ílhavo a 28 de Janeiro de 2010.
Quando vejo estes velhos sobreviventes da nossa frota bacalhoeira, pergunto sempre a razão do abate de tantos navios ainda com tantas campanhas por cumprir. Talvez má negociação do pacote das pescas quando entrámos na CEE em 1986, deixando abertas todas as válvulas europeias para liquidação do sector?
Sempre a ignorância na base da Desmaritimização. Depois penso nos nossos vizinhos castelhanos que tiveram outra postura na defesa dos seus interesses e continuam a ser grandes pescadores. Já nada interessa senão recordar o tema e contemplar os despojos resistentes de uns poucos navios, quase todos velhos, a frota arredondada a uma dúzia.
Mas que bela dúzia, que belos navios, que fantásticas histórias de gente, mares e navios com tanto ainda por contar...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Cais dos Bacalhoeiros

É sempre um deslumbre, deambular pelos cais da Gafanha da Nazaré, Ílhavo, fotografar os bacalhoeiros e sentir a presença dos navios. Reviver as pontes cais com os antigos lugres e arrastões desaparecidos, acerca dos quais os sobreviventes da velha frota portuguesa emprestam memórias infinitas.
A Gafanha da Nazaré estava cheio de bacalhoeiros ao sol no passado dia 28 de Janeiro de 2010, quando lá voltámos por duas breves horas. Breves porque não apetece nunca partir. O tempo só permitiu correr as pontes cais mais a montante, fotografar os navios AVEIRENSE e PRAIA DE SANTA CRUZ, ambos de cascos encarnados, o BRITES, com as suas novas cores creme e cinza quase negro (o creme de outrora dos navios da Sociedade Geral, o cinza carvão utilizado pelos Queens da CUNARD), logo a seguir o COIMBRA, o LUTADOR e o PASCOAL ATLÂNTICO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, January 29, 2010

MARCO POLO in Lisbon







The MARCO POLO leaving Lisbon on 29 January 2010 on her first cruise for new operator Cruise Maritime Voyages.
She is now the largest former Soviet cruise ship still in active service as she was built in 1965 for the Baltic Shipping Company as ALEXANDR PUSHKIN.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MARCO POLO new funnel livery






The cruise ship MARCO POLO called in Lisbon on 29 January 2010 on her first cruise under new Cruise and Maritime Voyages funnel markings as can be seen in the photos.
With the sale of most of the remaining classic passenger ships of the 1950s and 1960s, MARCO POLO is now a very special survivor. She was built in 1965 as the Soviet liner ALEXANDR PUSHKIN, the second of the five IVAN FRANKO-class sisters, and with the recent demise of the ex-URSS flagship MAXIM GORKIY, she is now the largest former Russian liner still in active service. As such she would deserve a more imaginatively designed livery. Not another white funnel wirh another meaningless logo. Even the blue band on the hull from the previous German cherterer is still in use. Imagine how nice she would look with a more simple and colourful funnel colour, something in the same style as SAGA or P&O are using. What about a red funnel with black or dark blue top? She deserves a better image...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MILÉNIO DO DOURO na Navalria




Navio de cruzeiros fluviais português MILÉNIO DO DOURO fotografado ontem na Doca flutuante da Navalria, em Aveiro, e horas mais tarde a navegar na Ria para atracar ao cais de aprestamento do estaleiro. Fotografias tiradas a 28 de Janeiro de 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, January 27, 2010

Ex-SAGRES renovada em Hamburgo

Duas imagens lindíssimas e cheias de significado para muitos marinheiros portugueses: a barca alemã RICKMER RICKMERS fotografada no rio Elba a 26 de Janeiro, após docagem e fabricos efectuados no estaleiro Blohm & Voss daquela cidade portuária, e um aspecto do navio na doca flutuante no dia 22 de Janeiro de 2010.
Para quem não saiba, este navio foi o antigo veleiro português FLORES e depois o navio-escola SAGRES, cedido pela Marinha a uma fundação de Hamburgo que promoveu a sua preservação em St. Pauli, Hamburgo. Fotos: Michael Specht



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NOVOS CACILHEIROS



Imagens dos novos Cacilheiros LISBONENSE e ALMADENSE fotografados na doca de construção do estaleiro NAVALRIA em Aveiro. Estas novas unidades destinam-se à Transtejo, para transporte de passageiros e automóveis na carreira Cacilhas - Cais do Sodré estando prevista a entrada em serviço para este ano. Trata-se das Construções nºs 2 e 3 da Navalria, cuja Construção nº 1 não chegou a ser concretizada (Era o navio-tanque SACOR II, em acabamento atribulado em Setúbal).
Para as novas unidades foram escolhidos nomes tradicionais de velhos Cacilheiros da antiga Parceria dos Vapores Lisbonenses. A empresa vai manter ao serviço o EBORENSE, mas o ALENTEJENSE deverá ser abatido.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, January 26, 2010

RICKMER RICMERS ex-SAGRES




Antigo navio-escola SAGRES preservado em Hamburgo com o nome original de RICKMER RICKMERS. Fotografias de Setembro de 2008.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

EAGLE saindo de Lisboa

Paquete inglês EAGLE largando de Lisboa em Setembro de 1971.
A introdução do EAGLE em 1971 foi um sucesso imediato e era um prazer assistir ao autentico vai-vem do navio que marcava presença em Lisboa diversas vezes por semana.
Esta fotografia de Michael Sutcliffe foi tirada do Bom Sucesso e mostra o vapor CTE. PEDRO RODRIGUES dos Pilotos de Lisboa, fundeado em frente à estação a montante da Torre de Belém.
Eagle leaving Lisbon in September 1971 photographed from Bom Sucesso, near the Lisbon Pilots' station. Their steamer CTE PEDRO RODRIGUES can also be seen at anchor.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

EAGLE fitting out March 1971

Two views of the then brand new cruise ferry EAGLE undergoing final fitting out at St. Nazaire in March 1971.
EAGLE was Michael Sutcliffe's final ship and she was purpose built for a Southampton - Lisbon regular service which she did well between May 1971 and October 1975.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SAGRES com bandeira azul


O navio-escola SAGRES é o primeiro navio a ser galardoado com a bandeira azul, em reconhecimento das suas boas práticas ambientais.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, January 25, 2010

SONGO VENDIDO



A TRANSINSULAR acaba de vender o navio de carga SONGO que se encontrava imobilizado no Tejo desde 23 de Novembro de 2008 quando regressou de Moçambique via Durban após uma série de anos em serviço de cabotagem na África Oriental, primeiro ao serviço da Soponata e posteriormente operado pela Navique.
O navio está agora registado na Serra Leoa com o nome MARIA QUEEN.
Quando fiz esta fotografia a 19 de Janeiro, apresentava ainda o nome SONGO e o registo na Madeira.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

BARROCA em 2002


Imagem do pequeno navio-tanque de tráfego local BARROCA a navegar no Tejo a 29 de Maio de 2002. O BARROCA é utilizado para transporte e fornecimento de água doce a navios no porto de Lisboa, tarefa que vem exercendo há muitos anos. Nessa função é um dos raros sobreviventes de embarcações auxiliares clássicas ainda activas em Lisboa. Trata-se de uma embarcação muito bonita pelas suas formas airosas e cores vivas. Normalmente está atracada na Ponta da Rocha.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

O PRIMEIRO LOBO MARINHO

Imagem do primeiro navio LOBO MARINHO da Porto Santo Line, numa largada do Funchal ao amanhecer, com destino ao Porto Santo. Este simpático paquete Ro-Ro fez a ligação regular entre as duas principais ilhas do arquipélago da Madeira de 1996 a 2003. Mais elementos sobre o navio e armador respectivo aqui...
Photo of the first LOBO MARINHO of Porto Santo Line, seen departing from Funchal early in the morning on her way to Porto Santo Island, a service she perforned well between 1996 and 2003. See more on this ship and her owners here...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, January 24, 2010

SETE CIDADES e FURNAS

Porto de Ponta Delgada a 30 de Julhos de 2007 com o porta-contentores SETE CIDADES a passar pelo FURNAS, da Mutualista Açoreana
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Corveta AFONSO CERQUEIRA na Horta







Aspectos da Corveta NRP AFONSO CERQUEIRA atracada no porto da Horta a 10 de Agosto de 2008.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, January 22, 2010

FERNÃO NA SAGRES

Ao primeiro olhar pensei que este personagem era um clandestino bem melhor sucedido do que eu, que fui desembarcado frente a Algés e vi assim frustradas as minhas expectativas de seguir na SAGRES por esse Mundo além.
Depois percebi que era o navegador Fernão de Magalhães que segue a bordo do navio-escola SAGRES, rumo ao seu Estreito no Sul das Américas, gesto do Município de Sabrosa, em fase de abertura ao Mundo.
Não será desta ainda que o nosso bom Fernão completa a sua circum-navegação. Deve ser Sina.
Já agora, a placa devia referir o navio que está a transportar o Magalhães. E, entretanto, espera-se que este Magalhães de exportação não seja tão polémico como o do nosso Primeiro Ministro. Que tal um inquérito parlamentarzinho da oposição dirigido a quem de direito para esclarecer se há irregularidades neste processo? Quem sabe se a criação artística foi alvo de concurso ou adjudicação directa (apartidária)? O transporte do navegador cumpre as normas da UE e dos códigos politicamente correctos deste maravilhoso século XXI? Se as estrelas da Oposição descobrem o potencial de escândalo deste assunto, a nossa SAGRES ainda torna de viagem mais cedo que o previsto, e depois o melhor é pedir aos vizinhos aqui do lado que embarquem de novo o Fernão, talvez nel velero buque escuela JUAN SEBASTIÁN DE ELCANO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check ourarchive at the right column of the main page. Click onthe photos to see them enlarged. Thanks for your visitand comments. Luís Miguel Correia

PORTO DE LISBOA SÉCULO XXI



Parte jusante do cais avançado de Alcântara visto de dia e à noite. Este cais serve actualmente navios de cruzeiro e navegação diversa e seria bom que o projecto camarário de fazer aqui um jardim fosse repensado. A título de sugestão propõe-se a deslocalização do novo espaço verde para o Largo do Município, onde se poderia acrescentar uma valência zoológica, onde o Povo de Lisboa contemplasse as actuais feras inimigas dos Navios e do Mar de Lisboa devidamente enjauladas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LISNAVE, LISNAVE...




Lisnave Margueira, Lisnave Margueira...
Palavras para quê? Resta a saudade de ver este espaço cheio de navios e operários e o incorformismo pela forma absurda como o estaleiro modelar se transformou num parque temático da desmaritimização portuguesa.
O encerramento do estaleiro contribuiu para a menor actividade portuária em Lisboa. Espero ver em que moldes se vai desenrolar o próximo capítulo...
Imagens registadas do alto da Mutela em 13 de Janeiro de 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

TESTEMUNHOS DE ESTALEIRO NAVAL




Aspectos do gigante industrial adormecido numa letargia de coisas velhas ao abandono. Quando este estaleiro abriu as portas em 1967 a festa foi de arromba, a bordo do paquete PRÍNCIPE PERFEITO, também ele desperdiçado na inércia de nada querer fazer com cheiro a maresia que tem caracterizado as últimas décadas.
Nos anos sessenta a LISNAVE era a empresa modelo do desenvolvimento industrial português e ajudou a economia a atingir taxas de crescimento de cerca de 8 por cento.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LISNAVE MARGUEIRA




Estaleiro da MARGUEIRA da Lisnave, fotografado ao abandono no dia 13 de Janeiro de 2010, num quadro triste da nossa desmaritimização. Que desperdício o sucedido a esta infra-estrutura industrial modelo dos anos sessenta do século passado.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check ourarchive at the right column of the main page. Click onthe photos to see them enlarged. Thanks for your visitand comments. Luís Miguel Correia

Thursday, January 21, 2010

Navios na Liscont



Imagem do terminal da Liscont, em Alcântara, com dois porta-contentores a operar na manhã de 19 de Janeiro. Como que para homenagear o navio-escola SAGRES, de bordo do qual fiz esta imagem, os navios "pintaram" os cascos respectivos de verde e encarnado, as cores da nossa bandeira.
Sempre gostei do cais de Alcântara, desde os tempos em que lá via atracado, por exemplo os paquetes da Mala Real. Os tempos mudaram e ainda bem que esta zona portuária é bem aproveitada. Só esperamos que a ideia municipal de avançar com um jardim em frente à estação marítima de Alcântara não se concretize e aquele espaço possa continuar a servir a navegação de passageiros.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia