Tuesday, April 13, 2010

PORTEL e MONTEVIL


Rebocadores PORTEL e MONTEVIL, duas das 18 unidades da classe CARAMUJO, construídas em estaleiros portugueses entre 1970 e 1982 segundo projecto desenvolvido pelos Estaleiros São Jacinto a pedido da LISNAVE.
Foi um dos projectos de maior êxito na história da construção naval portuguesa: em São Jacinto foram construídos 15 unidades, na Mitrena 2 e em Cacilhas uma, o PORTEL, saído dos estaleiros da Parry & Sons para a Soponata e vendido em 1985 ao actual armador REBOSADO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

  1. Boa noite caro amigo LCM,

    Consegue recordar-se dos nomes das 18 unidades?

    Estava muito interessado em saber..

    Fico a aguardar uma resposta

    Um grande abraço
    MOL

    ReplyDelete
  2. Porque é que o senhor nunca responde?


    um grande abraço
    MOL

    ReplyDelete
  3. MOL,

    Eu não sei dos 18, mas em baixo listo aqueles que conheço:

    CACHOFARRA, CARAMUJO, CORROIOS, FOGUETEIRO, MITRENA, MONTEVIL, MONTINHO, PENEDA e PORTEL

    Sempre é melhor que nada.

    Confesso que também eu estava interessado em saber os restantes.

    Saudações,

    ReplyDelete
  4. Boa tarde amigo
    Os meus sinceros parabens pela forma como vai construído este seu espectacular Blogue.
    Ao encontrar por aqui o "PORTEL" não posso deixar de acrescentar este episódeo ocorrido em princípios de 1985. Era eu marinheiro de TL na actual REBOSADO e juntamente com um velho marinheiro - de que infelizmente não recordo agora o nome, homem do mar muito hábil e com quem muito aprendi - ficamos em doca seca - Rocha - enquanto decorreram os trabalhos de beneficiação e pintura do "PORTEL" e do "PENEDA"(com as actuais cores branca e laranja do armador de Setúbal); findos os trabalhos lá rumamos ao Sado todos orgulhosos com os "nossos novos" rebocadores. Na altura a empresa tinha apenas os velhinhos "MONTE BRANCO" e "ALPERTUCHE" e o extraordinário "PONTA DO VERDE", rebocador construído em madeira, onde com extremo orgulho fui marinheiro antes de entrar para a Marinha de Guerra Portuguesa. Não sei se conseguirei remeter-lhe uma foto do "PONTA DO VERDE", a única que tenho e que consegui há pouco tempo, estando o dito em seco não sei se em trabalhos de beneficiação ou a aguardar definitivo fim.
    um abraço amigo e continue com este extraordinário trabalho!

    ReplyDelete