Rebocadores PORTEL e MONTEVIL, duas das 18 unidades da classe CARAMUJO, construídas em estaleiros portugueses entre 1970 e 1982 segundo projecto desenvolvido pelos Estaleiros São Jacinto a pedido da LISNAVE.
Foi um dos projectos de maior êxito na história da construção naval portuguesa: em São Jacinto foram construídos 15 unidades, na Mitrena 2 e em Cacilhas uma, o PORTEL, saído dos estaleiros da Parry & Sons para a Soponata e vendido em 1985 ao actual armador REBOSADO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Boa noite caro amigo LCM,
ReplyDeleteConsegue recordar-se dos nomes das 18 unidades?
Estava muito interessado em saber..
Fico a aguardar uma resposta
Um grande abraço
MOL
Porque é que o senhor nunca responde?
ReplyDeleteum grande abraço
MOL
MOL,
ReplyDeleteEu não sei dos 18, mas em baixo listo aqueles que conheço:
CACHOFARRA, CARAMUJO, CORROIOS, FOGUETEIRO, MITRENA, MONTEVIL, MONTINHO, PENEDA e PORTEL
Sempre é melhor que nada.
Confesso que também eu estava interessado em saber os restantes.
Saudações,
Boa tarde amigo
ReplyDeleteOs meus sinceros parabens pela forma como vai construído este seu espectacular Blogue.
Ao encontrar por aqui o "PORTEL" não posso deixar de acrescentar este episódeo ocorrido em princípios de 1985. Era eu marinheiro de TL na actual REBOSADO e juntamente com um velho marinheiro - de que infelizmente não recordo agora o nome, homem do mar muito hábil e com quem muito aprendi - ficamos em doca seca - Rocha - enquanto decorreram os trabalhos de beneficiação e pintura do "PORTEL" e do "PENEDA"(com as actuais cores branca e laranja do armador de Setúbal); findos os trabalhos lá rumamos ao Sado todos orgulhosos com os "nossos novos" rebocadores. Na altura a empresa tinha apenas os velhinhos "MONTE BRANCO" e "ALPERTUCHE" e o extraordinário "PONTA DO VERDE", rebocador construído em madeira, onde com extremo orgulho fui marinheiro antes de entrar para a Marinha de Guerra Portuguesa. Não sei se conseguirei remeter-lhe uma foto do "PONTA DO VERDE", a única que tenho e que consegui há pouco tempo, estando o dito em seco não sei se em trabalhos de beneficiação ou a aguardar definitivo fim.
um abraço amigo e continue com este extraordinário trabalho!