As esperanças renovadas pelo interesse súbito da Inteligência Nacional pelo Mar, recentemente destacado em discursos presidenciais, governamentais e da "sociedade civil" portuguesa têm que ser vistos com a susceptibilidade resultante de quase 40 anos de Desmaritimização Activa nos planos económicos, estratégicos e culturais associados aos portugueses.
Por maior que for o somatório de boas vontades militantes, enquanto se não mudar a mentalidade provinciana assente no mais puro analfabetismo marítimo, não haverá mudanças profundas na nossa forma de ver e estar com o mar.
Um exemplo comparativo, de entre muitos que se podiam mostrar é a diferença de atitude da população de Hamburgo face aos seus congéneres de Lisboa.
Na primeira há um orgulho activo na valência marítima da cidade e porto respectivo. As grandes lojas do centro de Hamburgo estão decoradas com enormes fotografias do porto, actividade marítima, contentores, etc..., os apartamentos com vista para os terminais de contentores são dos mais caros e apetecidos da cidade, e pasme-se, mesmo no centro de Hamburgo está activo um enorme estaleiro de construção e reparação naval, em cuja carteira de clientes figura Portugal desde há quase 100 anos.
Entre nós é como se observa, ninguém parece saber para que um País como Portugal precisa de dois modestos submarinos (eu também não sei, pois dois são insuficientes, falta mais um e o ideal era serem seis), terminais de contentores junto à Cidade, "Vade Retro...", cruzeiros, idem, que tiram a vista do povo às taínhas bêbedas dos esgotos agora em suposta purificação, estaleiro naval frente ao Terreiro do Paço, NÃO, há que construir com arrojo uma nova EXPO urbana. E navios também não os queremos para nada, como um dia me disse o Ministro do Mar Azevedo Soares -"Portugal não precisa de Marinha Mercante, sai mais barato utilizar navios estrangeiros".
25 de ABRIL em Hamburgo
A imagem que ilustra este artigo foi registada a 25 de Abril na cidade de Hamburgo e enviada pelo Estaleiro Blohm & Voss. Mostra o estaleiro cheio de navios em plena actividade mesmo no centro de Hamburgo. Navios de passageiros são quatro nas docas: CELEBRITY CONSTELLATION, COLOR FANTASY, BALMORAL e ATHENA. Em cima à esquerda, pode ver-se o cargueiro CAP SAN DIEGO, preservado com todos os certificados e pronto a navegar, e a barca de 3 mastros RICKMER RICKMERS, ex-SAGRES, que os Hamburgueses vieram resgatar a Lisboa. Estes Hamburgueses são loucos.
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O clássico e veterano Saga Rose chegou hoje a Maputo, com uma tripulação de 60 elementos.
ReplyDeleteNão sei se permanecerá na Costa Leste de África a servir de alojamento ou se prosseguirá viagem até Alang.
Mas vamos ao assunto pertinente que colocou.
Será desejável que sejam os portugueses a resolverem a economia precária que grassa pelo país e do mesmo modo despertarem para as causas do Mar.
O nosso Presidente, bem tem apelado para os portugueses investirem no Mar. Caso contrário, qualquer dia vão chegar comissários europeus para mandarem na economia portuguesa, e o orgulho mercantilista dos portugueses cairá por terra, potenciando por outro lado uma nova forma de se fazer política neste país que naturalmente promoverá as nossas potencialidades marítimas navais e portuárias.
Cavaco e Silva bem sabe disso, mas ele não pode governar, só lançar alertas.
Caro Farinha,
ReplyDeleteO papel do Presidente Silva relativamente ao Mar é muito positivo,mas quando ele foi Primeiro Ministro um seu Ministro do Mar disse-me preto no branco que Portugal não precisava de Marinha Mercante para nada por sair mais barato utilizar os navios estrangeiros. Esta tem sido a politica seguida sempre desde há mais de 30 anos. De 1958 a 1974 houve um Presidente em Belém que de vez em quando agarrava no telefone, ligava para a Administração de uma empresa armadora e movia as suas influências para evitar vender um determinado navio. Foi assim que em 1972 o FUNCHAL não foi vendido e se optou por o motorizar e converter para cruzeiros...O último navio de passageiros português em que esse Presidente viajou foi o n/m PIRATA AZUL, em Maio de 1974, do Funchal para o Porto Santo...
Bom Dia,
ReplyDeleteConcordo plenamente com o Luis Miguel, o Mar há muito que deixou de fazer parte do imaginário dos portugueses. O Sr.Presidente Silva agora fala muito mas como primeiro ministro ajudou a destruir as nossas raízes marítimas, ele que governou em "Tempo de Vacas Gordas" não conseguiu iniciar o caminho que Portugal devia seguir. Até tapou com um edifício um símbolo da nossa cultura - Mosteiro dos Jerónimos -.
O seu Ministro das Obras Públicas - Ministro das Auto Estradas - deixou que o Administração do Porto de Lisboa se tornasse uma empresa gestora de Restaurantes ao invés de gerir um Porto com grandes capacidades marítimas.
Até mesmo ao nível de desporto náutico a APL destruiu completamente o Remo e a Vela em Lisboa e o seu objectivo era expulsar o CNL e a ANL como fez com a secção de Remo do Clube do BES. Um dirigente da APL quando em reunião lhe pedi apoio para obras da Sede do Clube Naval de Lisboa que é propriedade da APL sem contrato de arrendamento com uma Licença Anual de utilização, disse que o edifício não tinha condições e o melhor era dar ordem de despejo ao CNL, enquantro outro dizia ao Arrais do Clube "que grande área, aqui fazia-se um grande Restaurante com vista panorâmica e com uma renda muito maior que a vossa..."
Como dirigente desportivo teria muito a dizer sobre o que os nossos governantes acham do mar...
Cumprimentos
Carlos Henriques
Caro Luís M.Correia
ReplyDeleteInfelizmente quando Cavaco e Silva governou não teve visão marítima.
Volvidos alguns anos ficou sensibilizado para as causas do Mar.
Eu já enviei mais do que uma missiva para o Presidente alertando para Portugal conferir mais importância ao Mar e às ligações por ferry às ilhas adjacentes. A 1ª em 2008.
A Presidência numa atitude de responsabilidade costuma me enviar um comprovativo de recepção da questão colocada.
O Pirata Azul navega no Douro.
Será que existe alguma referência no mesmo, uma placa etc., relacionada com o passageiro ex. Presidente da República?
Grandes palavras Luís.
ReplyDeleteÉ bem verdade que Portugal está de costas voltadas para o mar, um artigo que fala sobre isso é o da Revista de Marinha deste mês, e que tem uma fotografia sua na capa. Artigo este que explica bem este fenómeno, e dá uma dica algo interessante: "Dediquem-se à pesca"... penso que não é preciso dizer mais, é preciso é fazer.
Na semana passada li no portal do Diário de Notícias da Madeira que a Madeirense adquiriu por 12 milhões de euros ao estaleiro alemão Cassens-werft um novo porta-contentores que se vai chamar Funchalense 5. Segundo este jornal, o novo Funchalense, construido em 2009, encontrava-se imobilizado devido a falência do armador que o encomendou.
ReplyDeleteAlguém me sabe informar qual é o imo deste navio ou o antigo nome?
O actual Funchalense 5 antes chamava-se Paritas-H (imo 93883909). O navio encontra-se no estaleiro Cassens-werft onde a pedido da ENM serão colocadas duas gruas.
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