Friday, January 29, 2016

MAR PORTUGAL parado desde Outubro

Gosto de navios desde que me conheço e acredito que estes não se fazem para ficarem parados, inactivos. É o entanto esta a situação do mais novo navio adquirido pelo Estado Português, o navio






de investigação oceanográfica MAR PORTUGAL, que chegou a Lisboa a 21 de Outubro do ano passado, após ter sido comprado a uma empresa da Escócia.
Fazemos votos para que a imobilização do MAR PORTUGAL não se eternize pois já se começa a notar ferrugem a aparecer sob a pintura. Esta tarde, dia 28 de Janeiro, fomos mais uma vez observar o MAR PORTUGAL, aqui ficam algumas fotografias.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia.
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4 comments:

  1. Eduardo Faria
    13/02/2016
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    Meu caro Luis Miguel Correia: Sem querer meter-me em assuntos para os quais não sou chamado, mas julgo poder referir-lhe que desde o principio que estava previsto que o Mar Portugal seria sujeito a demorados trabalhos de estaleiro para o adaptar e preparar para o trabalho de investigação que é suposto vir a realizar no futuro, nomeadamente trabalhos ao nível estrutura do navio de da introdução de novos equipamentos. Tanto quanto sei decorre neste momento o concurso internacional para escolher o estaleiro que virá a fazer os trabalhos previstos, uma vez que os regulamentos europeus assim o obrigam. Na altura da sua compra e chegada ao porto de Lisboa estes aspectos foram dados a conhecer publicamente pelos responsáveis do IPMA durante a visita ao navio que contou com a presença da Ministra Assunção Cristas na qual tive oportunidade de participar. Abraço. Eduardo de Almeida Faria

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  2. Luis Miguel Correia
    12:00
    1
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    Eu sei isso Eduardo, mas só o nosso Estado se pode dar ao luxo de ficar meses com um navio imobilizado. Se fosse um navio de uma entidade privada competente, o navio teria ido logo para um estaleiro, pois para quem paga impostos e sustenta os devaneios marítimos estatais, tempo é dinheiro. E o MAR PORTUGAL tem tripulação a bordo que já podia ter pintado a chaminé, que é ainda a do armador anterior, e ir limpando os picos de ferrugem que vão aparecendo um pouco por todo o lado num navio com muitos anos. Nem a bandeira do "armador" está içada no local correcto, um mar triste a caracterizar o Portugal marítimo actual tão próximo do zero marítimo, não fossemos os campeões da Desmaritimização há mais de 40 anos.

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  3. Um armador privado, quando adquire um navio, elabora um projecto que forçosamente inclui os trabalhos de adaptação e modernização, preocupando-se em ter uma calendarização que permita a rentabilização máxima do novo equipamento.
    O Estado Português vai fazendo, assim, devagar, sem olhar a desperdícios, porque as "coisas" sempre se fizeram assim, "com tempo", o Estado "é rico".
    Nunca mais aprendemos...

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  4. Lembrando: A ministra disse que estava totalmente equipado e só faltava a parte relacionada com a pesquisa sobre resursos vivos: http://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/mar-portugal-vai-fazer-investigacao-oceanografica-4850072.html

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