Tuesday, December 09, 2008

Lancha ANGRA UAM 637



Imagens da Lancha ANGRA (UAM 637) enviadas pelo Sr. Cte. João Gonçalves, Capitão do Porto de Angra do Heroísmo com referência aos "posts" publicados em Setembro acerca da lancha MARIA JOSÉ, da Horta.
Diz-nos o Sr. Cte. Gonçalves que a ANGRA "está neste momento na oficina do Mestre José em S. Mateus, preparando-se para uma nova vida ao serviço da juventude e dos escuteiros marítimos da Junta Regional dos Açores do CNE." Pertence actualmente à Capitania do Porto de Angra do Heroísmo. "Junto duas fotos da lancha, tiradas em 2003, aquando duma saída com crianças duma escola de Angra do Heroísmo. Nas fotos, entre vários elementos fardados, distingue-se o Capitão-de-fragata Joaquim Carmo Matias, meu antecessor e capitão do porto de Angra do Heroísmo entre 2001 e 2005."
Fico muito sensibilizado pelo envio das fotografias e pela informação de que a ANGRA tem servido para promover o interesse pelo mar junto das crianças locais. Um exemplo que devia ser seguido no resto do País. Parabéns à Marinha.
A ANGRA foi construída em 1931 em Velas de São Jorge no estaleiro de mestre Manuel Maria Gambão, tendo as segintes dimensões de sinal: comprimento, 12,85 metros, boca, 2,73 m, pontal, 1,30 m. Tem 10,36 toneladas de arqueação bruta e 9,10 toneladas de arqueação líquida. Em 1977 estava equipada com um motor Diesel Gray de 80 HP e era propriedade da Alfândega de Angra do Heroísmo. Na sequência desta lancha, foram construídas outras duas, semelhantes mas um pouco maiores, a MARIA JOSÉ em 1935 e a LUSITÂNIA em 1936, pertencendo esta última à Alfândega de Ponta Delgada.
Alguém sabe qual o destino da LUSITÂNIA?
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment