Friday, February 09, 2007

DOCA DE ALCÂNTARA ANOS SESSENTA

Em especial dedicado ao nosso ilustre Amigo AVER NAVIOS, um postal da Doca de Alcântara, também dos anos sessenta. Fotografia tirada do Jardim 9 de Abril, vulgo Jardim da Rocha. O INFANTE em cujos salões decorreu o seu baile de finalistas da Escola Náutica. O INFANTE atracado à Rocha era sempre uma imagem magnífica, com as suas linhas imponentes e modernas.
Para além do INFANTE DOM HENRIQUE, iluminado e atracado ao caís da CCN, hoje espaço concessionado à LISCONT, vê-se a popa do PÁTRIA ou IMPÉRIO atracado à estação da Rocha.
Dentro da doca, em primeiro plano, o paquete AMÉLIA DE MELLO, que era na altura o navio almirante da Sociedade Geral (navegou de 1966 a 1971 na carreira de Angola), vendo-se ainda o NIASSA, da CNN, a descarregar no Entreposto Colonial.
Por EB do NIASSA, distingue-se o AÇORES, atracado ao cais dos CARREGADORES AÇOREANOS, actual espaço da TERLIS, e o rebocador de alto-mar MONSANTO, da CCN. De referir ainda que esta fotografia foi tirada num sábado ao anoitecer, pois o cais habitualmente utilizado pelos navios da Empresa de Navegação Madeirense, pela popa do AMÉLIA DE MELLO, está vazio. E todos os sábados pelas 9h00 saia o MADEIRENSE ou o FUNCHALENSE, rumo ao Funchal, regressando a Lisboa no Domingo da semana seguinte.
Que saudades destes navios...
Imagem da colecção LMC - Texto de Luís Miguel Correia - 9 Fevereiro 2007

6 comments:

  1. Grande João... («Conta Mais!...»)
    Infante Dom Henrique LIVES!!!

    ReplyDelete
  2. Romarias.....
    Mas que nos enche o peito , ai isso enche sim senhor!!!!

    Almoço muitas vezes no ULTIMO PORTO, só para ver o ambiente do porto, e falar com aquelas gentes.
    Se bem que os figurões de hoje....

    ReplyDelete
  3. Amigo Luis:
    É realmemte um HOMEM ligado às coisas e causas do MAR,que hoje é difícil encontrar mais alguém assim.
    Muito obrigado por ter colocado uma imagem do "INFANTE", a mim dedicada.
    O tempo passa e não nos apercebemos. Já lá vão 35 anos!!!

    ReplyDelete
  4. Acabaram-se as madrugadas no Cais a não ser por visita mas a horas mais "normais"...ou quem sabe a fotografar os muitos navios que não fotografei estes anos todos.
    Mas esses posso sempre vir espreitar aqui e matar saudades...porque estas coisas deixam saudades.
    Vou mudar e estou bem.
    Um beijinho

    ReplyDelete
  5. grande foto...
    esta imagem faz-me retroceder uns meses quando a frota Potamianos estava em Lisboa...agora só o Ilha Azul se encontra atracado neste cais.
    Cumprimentos
    João Morais

    ReplyDelete