Em especial dedicado ao nosso ilustre Amigo AVER NAVIOS, um postal da Doca de Alcântara, também dos anos sessenta. Fotografia tirada do Jardim 9 de Abril, vulgo Jardim da Rocha. O INFANTE em cujos salões decorreu o seu baile de finalistas da Escola Náutica. O INFANTE atracado à Rocha era sempre uma imagem magnífica, com as suas linhas imponentes e modernas.
Para além do INFANTE DOM HENRIQUE, iluminado e atracado ao caís da CCN, hoje espaço concessionado à LISCONT, vê-se a popa do PÁTRIA ou IMPÉRIO atracado à estação da Rocha.
Dentro da doca, em primeiro plano, o paquete AMÉLIA DE MELLO, que era na altura o navio almirante da Sociedade Geral (navegou de 1966 a 1971 na carreira de Angola), vendo-se ainda o NIASSA, da CNN, a descarregar no Entreposto Colonial.
Por EB do NIASSA, distingue-se o AÇORES, atracado ao cais dos CARREGADORES AÇOREANOS, actual espaço da TERLIS, e o rebocador de alto-mar MONSANTO, da CCN. De referir ainda que esta fotografia foi tirada num sábado ao anoitecer, pois o cais habitualmente utilizado pelos navios da Empresa de Navegação Madeirense, pela popa do AMÉLIA DE MELLO, está vazio. E todos os sábados pelas 9h00 saia o MADEIRENSE ou o FUNCHALENSE, rumo ao Funchal, regressando a Lisboa no Domingo da semana seguinte.
Que saudades destes navios...
Imagem da colecção LMC - Texto de Luís Miguel Correia - 9 Fevereiro 2007
Grande João... («Conta Mais!...»)
ReplyDeleteInfante Dom Henrique LIVES!!!
Romarias.....
ReplyDeleteMas que nos enche o peito , ai isso enche sim senhor!!!!
Almoço muitas vezes no ULTIMO PORTO, só para ver o ambiente do porto, e falar com aquelas gentes.
Se bem que os figurões de hoje....
Amigo Luis:
ReplyDeleteÉ realmemte um HOMEM ligado às coisas e causas do MAR,que hoje é difícil encontrar mais alguém assim.
Muito obrigado por ter colocado uma imagem do "INFANTE", a mim dedicada.
O tempo passa e não nos apercebemos. Já lá vão 35 anos!!!
Linda a foto. Obrigado!
ReplyDeleteAcabaram-se as madrugadas no Cais a não ser por visita mas a horas mais "normais"...ou quem sabe a fotografar os muitos navios que não fotografei estes anos todos.
ReplyDeleteMas esses posso sempre vir espreitar aqui e matar saudades...porque estas coisas deixam saudades.
Vou mudar e estou bem.
Um beijinho
grande foto...
ReplyDeleteesta imagem faz-me retroceder uns meses quando a frota Potamianos estava em Lisboa...agora só o Ilha Azul se encontra atracado neste cais.
Cumprimentos
João Morais