Imagens do antigo paquete PONTA DELGADA semi-afundado no cais do Poço do Bispo, em Lisboa, obtidas de bordo do PRÍNCIPE PERFEITO a 24 de Fevereiro.
Último navio de passageiros construido em Lisboa, o PONTA DELGADA entrou ao serviço da Empresa Insulana em 1962 e assegurou as ligações entre as ilhas dos Açores até 1984. Pertenceu depois à COMTRAMAR, com cujas cores esteve em Moçambique a fazer serviço de cabotagem em 1988.
A falência da COMTRAMAR traduziu-se em 13 anos de agonia para o pequeno paquete que no dia 3 de Junho de 2001 se afundou junto ao cais onde estava abandonado, depois de totalmente vandalizado ao longo dos anos. Enfim um monumento assinalável neste nosso País de Marinheiros.
THE PONTA DELGADA WRECK
The former Portuguese mini-liner PONTA DELGADA of 1962 photographed in Lisbon on 24 February 2007 as she looks now six years after sinking. Built for the Empresa Insulana Azores inter-island service she operated between 1962 and 1984, the PONTA DELGADA was later owned by COMTRAMAR and operated as a coastal liner in Mozambique in 1988 and as a cruise ship in Portugal. Following the failure of COMTRAMAR, the PONTA DELGADA lay in Lisbon fo 13 years until she sunk on 3 June 2001.
Último navio de passageiros construido em Lisboa, o PONTA DELGADA entrou ao serviço da Empresa Insulana em 1962 e assegurou as ligações entre as ilhas dos Açores até 1984. Pertenceu depois à COMTRAMAR, com cujas cores esteve em Moçambique a fazer serviço de cabotagem em 1988.
A falência da COMTRAMAR traduziu-se em 13 anos de agonia para o pequeno paquete que no dia 3 de Junho de 2001 se afundou junto ao cais onde estava abandonado, depois de totalmente vandalizado ao longo dos anos. Enfim um monumento assinalável neste nosso País de Marinheiros.
THE PONTA DELGADA WRECK
The former Portuguese mini-liner PONTA DELGADA of 1962 photographed in Lisbon on 24 February 2007 as she looks now six years after sinking. Built for the Empresa Insulana Azores inter-island service she operated between 1962 and 1984, the PONTA DELGADA was later owned by COMTRAMAR and operated as a coastal liner in Mozambique in 1988 and as a cruise ship in Portugal. Following the failure of COMTRAMAR, the PONTA DELGADA lay in Lisbon fo 13 years until she sunk on 3 June 2001.
Copyright photos by Luís Miguel Correia - 27 February 2007
Que vergonha...
ReplyDeleteCheguei atrasado.
ReplyDeleteQuando vi a fotografia ia para comentar: que vergonha!, mas a Sailor Girl está sempre em cima do acontecimento.
Isto é igualzinho a Luanda, ao Lobito e ao Namibe ex-Moçamedes.
Em que país e continente vivemos nós?
É uma vergonha nacional. Os navios estranjeiros que nos visitam ao ver este espectáculo, o que pensam de nós?
Valha-nosnossosenhorjesusdosnavegantes!
Mais uma gralha!
ReplyDeleteMaldito quadrado que não dá para emendar.
estranjeiro=estrangeiro
Há pouco tentei deixar um comentário no blogue mas, por alguma razão, não consegui! Talvez deve-se ao facto de eu ainda ter alguma dificuldade em "manobrar" neste mundo da blogoesfera!
ReplyDeleteQueria apenas partilhar convosco o que vi hoje no Terminal de Passageiros de Santa Apolónia... O Galp Setubal que até ontem tinha bandeira portuguesa, chama-se agora Setubal 1 e passou a ter bandeira panamiana.
Em relação ao Ponta Delgada... É realmente muito triste ver em que estado está o navio. É uma pena que um navio tão elegante, um clássico da nossa marinha mercante, esteja a apodrecer aos poucos. Enfim, coisas que acontecem mas que não deviam acontecer!
Saudações a todos.
Mais um que se foi!
ReplyDeleteNão tenho comentários.
Viva a Marinha iniciada pelo Infante D. Henrique.
Como querem que eu não viva das recordações de um passado bem recente?
Sou do príncipio do fim de tudo. Da nossa Marinha Mercante e de Pesca.
Alguém, com saber e conhecimentos, tem de pôr mão no que está a acontecer.
Senhordosnavegantesnosacuda!
Estamos geográficamente posicionados para ter uma marinha mercante de cabotagem e de short sea, que muitos poucos países do mundo têm. Será que os nossos governantes não reparam nisto???
ReplyDeleteFico.............
Sailor Girl,
ReplyDeleteMais que uma vergonha, é muito triste a forma como estes nossos navios foram tratados por nós.
Uma terra de "marinheiros" onde estrangeiros tratam melhor e com mais respeito o património da Marinha Mercante Portuguesa. Veja-se o caso do FUNCHAL. Onde estaria o irmão mais crescido do PONTA DELGADA sem o seu armador grego?
A VER NAVIOS,
ReplyDeleteDe facto é triste ver os navios acabarem assim como o PONTA DELGADA. E também é dificil de perceber como é que não se faz nada em seis anos para retirar do fundo o navio...
Sei que nos portos angolanos há muitos navios assim. Alguns são maiores...
Mar da Palha,
ReplyDeleteObrigado pela informação relativa à mudança de nome do GALP SETUBAL. Era actualmente o maior navio-tanque português e foi um navio útil na frota da Sacor Marítima. Frota que tem vindo a desaparecer rapidamente. Muito triste.
LMC
A VER NAVIOS,
ReplyDeleteNão creio que os nossos governantes olhem para o Tejo e saibam distinguir os navios portugueses dos estrangeiros. Também não os vejo preocupados com o efeito da ausência de navios portugueses na balança de pagamentos...gem, longo curso ou tráfego local. E hoje em Lisboa até os rebocadores pertencem a uma multinacional dinamarquesa...
Já para não falar nas fragilidades em termos estratégicos resultantes de não termos navios em número significativo.
Sejam eles de cabota
Galp Setúbal... mais um...
ReplyDeleteEste dói-me particularmente pois por lá andei vários anos como 3º Piloto, 2º Piloto e Imediato. Ficam as memórias das viagens à Líbia (Marsa el brega, Zueitina, Ras lanuf) à Argélia (Skikda, Arzew) pelo Norte da Europa (Roterdão, Amsterdão, Grangemouth, Tilbury, Antuérpia...), ao Sul da Europa (Marselha, Tarragona, Veneza, Roma-Fiumiccino...) e claro está aos portos nacionais...
Qualquer dia apenas restará um punhado de fotos (aposto que o LMC tem imensas) para recordar os "Galps".
O Setubal 1, antigo Galp Setubal, largou hoje quarta-feira às 15.30 do Terminal de Passageiros de Santa Apolónia. Nessa altura caia sobre Lisboa uma chuva miudinha e persistente.
ReplyDeleteUm dia "meteorologicamente" triste a condizer com a mágoa de ver um antigo navio português partir de vez!
Saudações.
Podem-me informar qual o destino do Galp Setubal?
ReplyDeleteDamião,
ReplyDeleteO GALP SETUBAL é um navio no ciclo final de vida útil, pelo que poderá navegar mais algum tempo sob bandeira de conveniência ou ser desmantelado, na India ou Paquistão, por exemplo...
De momento não sei mais...
LMC
Damião,
ReplyDeleteO GALP SETUBAL é um navio no ciclo final de vida útil, pelo que poderá navegar mais algum tempo sob bandeira de conveniência ou ser desmantelado, na India ou Paquistão, por exemplo...
De momento não sei mais...
LMC
Obrigado pela informaçao.
ReplyDeleteTambém lamento o fim triste do "Ponta Delgada", fiel companhia no porto da Horta! Gostaria de lhe perguntar se me poderá ceder uma das fotos dos destroços (diga-me como legendá-la para lhe atribuir o crédito de imagem) e eu cedo-lhe a imagem comemorativa do milhão de passageiros do "Ponta Delgada". Visite-me em http://asomadosdias.wordpress.com
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