Friday, February 08, 2008

As lanchas MARIA LUDOVINA e BERNARDETTE

Nos últimos quarenta anos a actividade portuária mudou muito em Lisboa.
A par da especialização da navegação, verificou-se uma redução muito grande do número de embarcações de tráfego local.
Uma das principais empresas privadas de rebocadores e lanchas era a Navegação Fluvial e Costeira de Julio da Cruz e Rui da Cruz, Lda., proprietária de alguns dos mais emblemáticos rebocadores do Tejo, como o PIONEIRO e o ÁLA, e de diversas lanchas utilizadas na rendição de tripulações de navios fundeados ao largo, e no reboque dos cabos de amarração durante as manobras de atracação dos grandes navios aos cais de Lisboa. Da frota faziam parte duas lanchas de construção alemão, de que existiram dezenas semelhantes no porto de Hamburgo: a MARIA LUDOVINA e a BERNARDETTE.
A imagem que apresentamos da MARIA LUDOVINA foi tirada da ponta da Rocha no início dos anos oitenta. Ao fundo vê-se o Cais de Santos com diversos navios de carga da carreira das Ilhas da CTM: LAGOA, SETE CIDADES, JOÃO da NOVA, GORGULHO e AÇORES.
A segunda imagem mostra a BERNARDETTE, construída em 1921. Tinha 13,29 toneladas de arqueação bruta.

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1 comment:

  1. Conheço uma Professora Irlandesa chamada Bernardette. Agora, Maria Ludovina?? Quem serão ou quem terão sido?? E quem terá dado o nome ao «Zézito» e por quê??

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