Em Outubro de 1947 a Companhia Colonial de Navegação adquiriu nos Estados Unidos da América três rebocadores construídos durante a Segunda Guerra Mundial: MONSANTO, MAFRA e MUTELA.
O primeiro era um rebocador de alto mar, sendo os dois outros rebocadores portuários gémeos. Dos três o que teve vida mais longa no Tejo foi o MUTELA que depois de integrar as frotas da Colonial e CTM, foi vendido à Socarmar. O MUTELA foi entretanto desmantelado mas o casario e mastro ainda se podem ver em cima da muralha na doca de Alcântara, ao lado do armazém frigorífico da Terlis.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O primeiro era um rebocador de alto mar, sendo os dois outros rebocadores portuários gémeos. Dos três o que teve vida mais longa no Tejo foi o MUTELA que depois de integrar as frotas da Colonial e CTM, foi vendido à Socarmar. O MUTELA foi entretanto desmantelado mas o casario e mastro ainda se podem ver em cima da muralha na doca de Alcântara, ao lado do armazém frigorífico da Terlis.
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Viva Luís,
ReplyDeleteAntes de mais, obrigado por partilhar as suas fotografias. Foi com grande admiração e satisfação que vi as suas fotografias do Mutela e do Mafra, pois tenho estado a investigar este tipo de rebocadores de fabrico norte-americano.
Sabe dizer-me onde posso encontrar informações acerca destes rebocadores? Que dimensões tinham estas embarcações?
Muito obrigado pela atenção.
Os meus cumprimentos,
João Carvalho.
Caro João Carvalho,
ReplyDeleteNão é fácil a obtenção de elementos para fazer a história destes rebocadores. Creio que procurando na NET há um site americano sobre o assunto, provavelmente até com link no meu BNM.
Além dessa possível informação, há outros elementos dispersos em registos de navios, etc...
Além destes três rebocadores, foram na altura adquiridos pelo Estado e pela Marinha diversos outros rebocadores ex-Americanos que serviram os nossos portos durante muitos anos. O maior foi o DOM LUIZ da AGPL. Creio que ainda há um em Viana do Castelo...