Em 1989 a Transinsular - Transportes Marítimos Insulares, S.A. de Lisboa, reforçou a sua frota com a aquisição do navio-cimenteiro CEMENT KING, comprado na Nova Zelândia e que se passou a chamar TERCEIRENSE. A atribuição deste nome foi feita pela Administração da Transinsular na altura por sugestão minha, o que me deu grande satisfação.
O TERCEIRENSE serviu a Transinsular durante oito anos sendo vendido em 1997 a interesses com bandeira do Panamá. O navio passou a chamar-se CEM FEEDER (1997-2004). Durante alguns meses chamou-se CEMFEED em 2004 e desde Agosto desse ano chama-se FALKLAND CEMENT, pertencendo ao armador norueguês Jebsen, navegando com registo das Bahamas
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O TERCEIRENSE serviu a Transinsular durante oito anos sendo vendido em 1997 a interesses com bandeira do Panamá. O navio passou a chamar-se CEM FEEDER (1997-2004). Durante alguns meses chamou-se CEMFEED em 2004 e desde Agosto desse ano chama-se FALKLAND CEMENT, pertencendo ao armador norueguês Jebsen, navegando com registo das Bahamas
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Sr. Luís Miguel Correia,
ReplyDeleteSou um entusiasta do mar e dos navios e sigo com grande atenção e
prazer as suas fotos e textos no blogue dos Navios e do Mar. Sou
madeirense, tenho 23 anos e desde pequeno que me habituei a ver os
navios de cruzeiro e cargueiros a atracarem na Pontinha ou
simplesmente a passarem ao largo. Contacto-o no sentido de saber se o
Sr. Luís Miguel Correia dispõe de fotos ou se sabe qual foi o destino
final dos navios cimenteiros "Câmara Pestana" (que sofreu um acidente
no Porto do Caniçal) e "Terceirense" que asseguravam as ligações entre
o arquipélago da Madeira e Continente. Tenho pesquisado alguma
informação na Internet mas infelizmente não consigo encontrar nada.
Muito obrigado pela sua atenção,
os melhores cumprimentos,
Luís Paulo
O comentário anterior foi enviado por um utente do BNM.
ReplyDeleteLuís Paulo,
A história sucinta do TERCEIRENSE e duas imagens já está publicada.
O mesmo sucederá a seguir relativamente ao CÂMARA PESTANA
Aparece sempre e não deixes esmorecer o gosto pelos navios...
LMC
Muito obrigado Sr. Luis Miguel Correia pela disponibilização das fotos e situação actual no "Terceirense" e do "Câmara Pestana" no seu blog. Revejo com nostalgia estes 2 navios que me habituei a ver durante largos anos no Funchal. Principalmente nos dias de mau tempo, no Inverno, em que por vezes tinham de ficar até quase 2 semanas ao largo da Pontinha por impedimento de atracar no Terminal dos Socorridos.
ReplyDeleteFico feliz por saber que o "Terceirense" ainda ande por aí, embora provavelmente já não seja um frequentador das nossas águas.