Uma fotografia para matar saudades do terminal de combustíveis de Cabo Ruivo e dos navios-tanques da desaparecida SOPONATA - Sociedade Portuguesa de Navios Tanques.
O navio é o S. MAMEDE (1978 - 1995) que acaba de ser vendido para desmantelar na India, tendo navegado mais 14 anos depois de vendido por Portugal.
Vi-o uma última vez há uns anos fundeado ao largo do Pireu, com a sua silhueta inconfundivel e linhas italianas elegantes.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O navio é o S. MAMEDE (1978 - 1995) que acaba de ser vendido para desmantelar na India, tendo navegado mais 14 anos depois de vendido por Portugal.
Vi-o uma última vez há uns anos fundeado ao largo do Pireu, com a sua silhueta inconfundivel e linhas italianas elegantes.
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Se bem me lembro este navio ficava com o bolbo completamente de fora durante a parte final da descarga. O lobby sacoriano cá continua à espera de umas fotos da (outra) extinta frota, também freguêses habituais de Cabo Ruivo, Matinha, Porto Brandão, Trafaria, Barreiro, Nato, etc.
ReplyDeleteAbraço
Os Sacorianos não estão esquecidos, apenas o tempo não dá para tudo e a maior parte é dedicada a livros novos. Depois há 400.000 fotografias, nem todas classificadas como gostaria...
ReplyDeleteMas em breve vou mostrar algumas de navios da SM
Lembro-me muito bem dele na Madeira a descarregar combustível. E também do seu irmão quase gémeo "Sameiro".
ReplyDeleteO SAMEIRO era gémeo, com pequenas diferenças, a maior das quais resultava dos tipos de cargas que cada um transportava: o SAMEIRO "produtos pretos", o S. MAMEDE brancos, tal como os gémeos GALP SINES e LEIXÕES...
ReplyDeleteOs dois navios da Soponata foram adquiridos em Itália num negócio de troca de tonelagem que envolveu os estaleiros de Viana que na mesma época construiram navios Ro-Ro para a Itália.
Sim, continuamos à espera...
ReplyDeleteNaveguei varias vezes nesse navio como 2 Piloto e como Imediato!
ReplyDeleteBoas memorias da Soponata desse tempo!!!
Um abraco
Augusto Moita
Naveguei nesse navio varias vezes como 2 Piloto e Imediato.
ReplyDeleteBoas memorias da Soponata desse tempo!!!!
Fiz a minha carreira de Praticante a Comandante nessa empresa ate ao ano 2000.
Um abraco
Augusto Moita
Quem bem lembro de os ver passar (os da Soponata), no Tejo, da janela da casa da minha Avó.
ReplyDeleteBelos tempos, em que era vê-los passar durante o dia, por vezes quase sem parar.
o meu pai trabalhou nesse navio...
ReplyDeleteQuero mandar daqui um abraço ao Augusto Moita que andàmos juntos no INAGO, ele como 3º piloto e eu como 2º, sob o comando do saudoso Comdte Duarte Silva da Figueira da Foz.
ReplyDeleteTambem andei embarcado no S.Mamede por duas vezes com os Comdtes, Barreto, Vicente e Soares da Moita.
O S.Mamede e o Sameiro eram navios idênticos. A diferença mais notória era no castelo da proa.
A todos um grande abraço
Quero corrigir o nome que postei ontem como Comdte Soares da Moita.
ReplyDeleteUm lapso que desde já peço desculpa, mas o nome correcto é Soares Pereira.
Um abraço a todos