Duas imagens do navio de cruzeiros fluviais ÓPERA ex-PINHAL NOVO a navegar em passeio turístico pelo Tejo no Sábado dia 9 de Maio. O ÓPERA era o antigo navio PINHAL NOVO, da CP, gémeo do TUNES, actualmente na Guiné, que fez a carreira do Barreiro até 2004.
Modernizado e reconvertido para cruzeiros fluviais e costeiros no estaleiro NAVALROCHA, o ÓPERA está atracado habitualmente junto à ponte giratória da Rocha, tendo sido esta a primeira oportunidade que se proporcionou de o fotografar a navegar desde a modernização.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Modernizado e reconvertido para cruzeiros fluviais e costeiros no estaleiro NAVALROCHA, o ÓPERA está atracado habitualmente junto à ponte giratória da Rocha, tendo sido esta a primeira oportunidade que se proporcionou de o fotografar a navegar desde a modernização.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
sou visitante assidou deste blog e quero dar uma achega o n'm opera nao e o ex n'm tunes mas sim o seu gemeo ex n'm pinhal novo
ReplyDeleteObrigado por me chamar à atenção. Tem toda a razão, aliás vê-se no casco o nome original.
ReplyDeleteSr. Luis Correia
ReplyDeleteEm nome da CCF, Lda. quero agradecer a publicação destas 2 fotos. Gostaria tambem de o convidar a visitarnos a bordo para que fique a conhecer a transformação que o Ópera sofreu na reparação de 2007/2008.
Ao dispor,
Paulino Mesquita
Ao menos não foi para abate nem mandado para um qualquer País!
ReplyDeleteO Ópera era mesmo o navio de passageiros da CP com o nome de "Pinhal Novo", tendo sido construído nos estaleiros navais de S. Jacinto, embora sem grande sucesso devido ao seu consumo, como problemas nas máquinas.
ReplyDeletePara os mais interessados, da restante frota ex (CP), o Estremadura, Minho, Lagos, Algarve, Trás-os-Montes, Alentejo Acabaram os seus dias na Siderurgia Nacional, onde foram desmantelados.
Da frota da CP, resta pois o Pinhal Novo, Tunes e o velho Évora que faz viagens turisticas no Sado.
A
Rui
Dos seis navios gémeos construídos em Viana do Castelo para a CP entre 1960 e 1970, sobreviveu um à demolição em Alhos Vedros: creio que o LAGOS, que foi para São Tomé.
ReplyDeleteSr. Paulino Mesquita,
ReplyDeleteObrigado pelo convite. Terei muito gosto em visitar o seu navio...
Caro Luis Miguel.
ReplyDeleteNa verdade, o Lagos era o mais recente dos navios fabricados pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No caso, navios em casco rebitado, o que lhes conferia grande robustez.
Depois de substituídos pelos Catamarãs fabricados na Ásia com os problemas ao nível das regras de concurso, foram encaminhados para a Siderurgia.
A partir dessa data, sobraram aqules que a pouco e pouco se vai sabendo, como o caso do Tunes e do Lagos (!).
O mais antigo dessa série (o Estremadura, com máquina MAN chegou ao fim de 30 anos ao serviço com a caixa de velocidades ainda operacional.
Foram de facto uma série de navios espectaculares construídos pelos ENVC, tendo a manutenção até a certa data sido assegurada pelos estaleiros da CP no Barreiro.
A
Rui
Caro Luis Miguel.
ReplyDeleteNa verdade, o Lagos era o mais recente dos navios fabricados pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No caso, navios em casco rebitado, o que lhes conferia grande robustez.
Depois de substituídos pelos Catamarãs fabricados na Ásia com os problemas ao nível das regras de concurso, foram encaminhados para a Siderurgia.
A partir dessa data, sobraram aqules que a pouco e pouco se vai sabendo, como o caso do Tunes e do Lagos (!).
O mais antigo dessa série (o Estremadura, com máquina MAN chegou ao fim de 30 anos ao serviço com a caixa de velocidades ainda operacional.
Foram de facto uma série de navios espectaculares construídos pelos ENVC, tendo a manutenção até a certa data sido assegurada pelos estaleiros da CP no Barreiro.
A
Rui
Sendo assim aqui temos o Tunes
ReplyDeletehttp://www.shipspotting.com/modules/myalbum/photo.php?lid=932381