O Cais de Santos está em obras e tudo indica que não são para melhorar a utilização desta estrutura para atracação de navios, pois Santos é uma das zonas do Porto de Lisboa que foi desmaritimizada nos últimos anos, com a transferência do terminal da Transinsular para Santa Apolónia.
Este espaço portuário devia ser reaproveitado como cais complementar do futuro Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia - Jardim do Tabaco, podendo receber os navios de passageiros de menor calado, desde que se procedesse a dragagens. Seria igualmente um cais privilegiado para receber navios de guerra e grandes veleiros estrangeiros que nos visitam e são por vezes tão mal recebidos por falta de espaços de atracação adequados.
A observação da imagem, obtida a 9-05-2009, sugere grande inteligência na gestão da obra, com os cubos de pedra no extremo da muralha: será para ver se caiem alguns ao rio?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Este espaço portuário devia ser reaproveitado como cais complementar do futuro Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia - Jardim do Tabaco, podendo receber os navios de passageiros de menor calado, desde que se procedesse a dragagens. Seria igualmente um cais privilegiado para receber navios de guerra e grandes veleiros estrangeiros que nos visitam e são por vezes tão mal recebidos por falta de espaços de atracação adequados.
A observação da imagem, obtida a 9-05-2009, sugere grande inteligência na gestão da obra, com os cubos de pedra no extremo da muralha: será para ver se caiem alguns ao rio?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
são as obras da ciclovia que irá do Cais do Sodré a Belém
ReplyDeleteObrigado, lc, esperemos que não haja portagem na ciclovia...
ReplyDeleteCom a ciclo via tão proximo da água vamos ver quem será o primeiro(a) a dar o mergulho.Santa inteligencia!
ReplyDeletePM
gostaria de saber a Vossa opinião sobre o suposto jardim que vai nascer no cais avançado de alcântara. Atenção que não é na rotunda mas sim no cais em si.
ReplyDeleteAcho que é de facto o local ideal para implantar um jardim. Acabo de consultar aqui a minha bola de cristal e estou horrorizado: este belo Jardim vai ser construído com a urgência que a matéria requer e será inaugurado no próximo dia 30 de Fevereiro de 2010. Ficará manchada por uma tragédia essa inauguração, pois a tribuna VIP onde estarão os grandes iniciadores dos novos jardins fluviais, autoridades e governantes camarários vai ser esmagada por um contentores de 140 pés caído do Céu que vai tisnar de sangue inocente esse lindo jardim...
ReplyDeleteOlha vai haver ciclovia! Ainda não sabiam? É para as bicicletas do AIDA! Afinal chegar de Santa Apolónia a Belém a pé não é nada fácil... Mas de bicicleta é rápido! A parte boa desta obra, para quem gosta de navios? Quase nada, porque seria bom se continuassem navios a atracar na Rocha, mas como vão sair de lá, ter acesso a esta zona ou não tanto faz...de qualquer forma podemos ir para lá empatar os ciclitas e tirar algumas fotos aos navios na sua saída de Santa Apolónia...Como o Luís diz, é uma autêntica desmaritimização...um cais nobre desperdiçado desta forma, para se fazer um novo, que nem capacidade para receber 5 navios gigantes no mesmo dia terá. Olha que desembarquem em Belém nas lanchas e venham debicicleta...Estou a pensar seriamente em montar um aluguer de bicicletas tipo aquele contentor da APL ao pé do museu da electricidade...um NEGÓCIO INTERESSANTE. =)
ReplyDelete