Friday, November 04, 2011

FUNCHAL HÁ 50 ANOS


Há exactamente 50 anos, ao fim da manhã de 4 de Novembro de 1961, o então novo paquete FUNCHAL largou do cais da Gare Marítima de Alcântara no início da sua primeira viagem, com destino ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.
Construído em Elsinore, na Dinamarca por encomenda da Empresa Insulana de Navegação, o FUNCHAL representou uma melhoria muito significativa na carreira de Lisboa para os Açores e Madeira. Para além da grande velocidade, superior a 20 nós, o FUNCHAL proporcionava modernidade e conforto nas viagens insulares, tendo em vista fomentar o turismo.
Os anos passaram, o navio teve uma carreira digna e bem sucedida, foi transformado para cruzeiros em 1973 quando o transporte aéreo passou a ser o favorito do publico de e para as ilhas e passados estes anos todos mantém o mesmo nome e a bandeira portuguesa, graças a um cidadão grego que o comprou em 1985 e tem sabido manter o navio actualizado e competitivo no difícil mundo dos cruzeiros internacionais.
Passam hoje 50 anos que o FUNCHAL largou de Lisboa na viagem inaugural. Parabéns ao Paquete FUNCHAL e a todos quantos ao longo destes anos contribuíram para o sucesso do navio. Parabéns ao FUNCHAL.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

  1. Nunca esqueci este belo navio,lembro-me muito bem como ele era tive o previlegio de ter o meu nome na primeira lista de passageiros na viagem inaugural entre os Acores e o Continente via Funchal,tinha eu 12 anos quando fui estudar para Leiria e fui um dos seus passageiros nessa primeira viagem.Navio muito bom,comportou-se muito bem no mar tinha boa estabilizacao mesmo com o mar um pouco revolto entre o Funchal e Lisboa, notamos um pouco mas mais nada...quando o rebocador Corpo Santo o afastou da doca e principiou o andamento em direccao ao Funchal,em pouco tempo a ilha de Sao Miguel ficava para traz;na re do navio deitaram um cabo ao mar conectado a um ondometro (ou a outro aparelho)e tres vezes ao dia tiravam a leitura e escreviam num livro (Log Book)quantas milhas tinham passado ate ao ponto da ultima leitura passava o meu tempo a ler livros numa mesa junto a uma das tres janelas que exitiam de cada lado na cafetaria localizada na re do navio,agora segundo as fotos do novo Funchal,(renovado)exitem mais de tres janelas na mesma area,talvez bar agora...desde aquele tempo, guardo na memoria a recordacao daquela que foi a primeira viagem entre Acores e Continente via Madeira...

    ReplyDelete
  2. Meu caro Luis Miguel, é uma data importante. Recordo com alguma emoção a chegada do Funchal a Ponta Delgada alguns dias depois nesta sua primeira escala e a verdadeira multidão que acorreu ao porto e á marginal de P.Delgada.

    ReplyDelete
  3. Looking forward to see that shinning gorgeous-looking black hull again with the proper red waterline!!
    Since QEII has gone - Along with Saga Rose (what were they thinking!... Hope some chinese clever millionaire might have saved her from scrap in Changjiang ship yard) - Funchal will remind us of the elegance that these new "Liners" still seem not to have...

    I truly hope everyone tries and gets to experience her, in order for her to remain economically viable to the owner, who apparently has keeping her from the scrapyard for decades now...
    Congratulations.

    ReplyDelete