A Companhia Nacional de Navegação aumentou a sua frota em 1963 com um magnífico navio de carga e passageiros, o BEIRA (II), de 12.000 TDW, cujo casco foi construído no Alfeite e rebocado para Amesterdão onde se fez o acabamento e entrega. Entretanto, a partir de 1968 a frota da CNN foi reforçada com um conjunto de navios de carga recentes comprados em segunda mão, em que se incluiu o NACALA (II), comprado a um armador de Hong Kong com apenas dois anos, pois fora construído em 1966 com o nome HUNAN.
O NACALA destinou-se a uma nova carreira ligando o Norte da Europa a Moçambique, para a qual foram ainda adquiridos os cargueiros QUELIMANE, LEIXÕES, PORTO AMÉLIA, NOVO REDONDO e MANICA.
Na fotografia, utilizada pela Companhia Nacional na sua propaganda oficial em 1970, o NACALA apresenta as cores novas então adoptadas pela velha Nacional: casco preto com linha de água laranja, e chaminé azul e branca.
O NACALA manteve-se na frota da CNN até à liquidação desta em Maio de 1985, quando foi imobilizado no Mar da Palha acabando vendido para sucata.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Fui Imediato deste navio de 29.04.1969 a o4.09.1969 e Comandante de 04.09.1969 a 15.12.1969,tinha eu a idade de 32 anos.
ReplyDeleteFoi na altura em que a Companhia Nacional de Navegação reiniciou as viagens entre os portos do Norte da Europa,Leixões,Lisboa e portos de Moçambique.
Carlos Oliveira