Monday, July 02, 2012

Cimenteiro ROAZ

Navio-cimenteiro português ROAZ atracado ao cais da Secil, no Outão (Setúbal) no passado dia 30 de Junho de 2012.
O ROAZ é propriedade do grupo Secil, que tem uma tradição importante na navegação costeira, sendo armador a empresa SEACARRIER, de Lisboa.
O ROAZ transporta cimento a granel do Outão para os portos de Aveiro, Leixões e Viana do Castelo, sendo responsável pelo desvio de 300.000 toneladas de cimento que de outra forma seria transportado pela via rodoviária. 
O ROAZ foi construído em Vigo no ano de 1991com o nome FORMENTOR, tendo passado a chamar-se CEMENTOR em 1994. Foi adquirido pelo proprietário actual em 2002 quando se passou a chamar ROAZ. O navio está registado na Madeira e tem 82,50 metros de comprimento ff, 13,24 m de boca máxima, 3.500 toneladas DW, 2.169 GT, propulsão diesel e 12 nós de velocidade. 
É um pequeno navio elegante e muito útil. Numa fase em que a bandeira portuguesa desapareceu do transporte marítimo costeiro em águas do Continente, não deixa de ser agradável poder observar o ROAZ a fazer a excepção à regra, transportando continuamente cimento de Setúbal para os portos do Norte. Ninguém mais lhe segue o exemplo? E o tão interessado "Governo de Portugal", que tal fomentar esta actividade?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

  1. Caro amigo Luis Miguel Correia,

    Tive muito gosto em ver a fotografia do “nosso” navio “Roaz” no porto de Setubal bem como dos seus comentários acerca da sua actividade na costa.

    Grato por verificar que continua a dar atenção aos navios de bandeira portuguesa, os quais, porque cada vez são menos, vai sendo dificil encontrá-los para fotografar !

    Desta vez a sua fotografia foi tirada do rio, mas, se e quando quizer fazer uma visita ao navio, teremos todo o gosto de convidá-lo para almoçar e fazer a sua “reportagem” fotográfica para o seu arquivo.

    Há longo tempo que não tenho o prazer de o encontrar e de trocarmos opiniões sobre os nossos navios.
    Longe vai o tempo das suas agradáveis visitas à Vinave, no Alto de Santo Amaro !

    Os anos vão passando depressa ...

    Já agora ... e para o esclarecer a Seacarrier não é “gestora tecnica” de navios, é uma empresa armadora que gere (como armadora) e opera o navio sob o regime de contrato de casco nu (BBC) e com contrato de transporte com a Secil.
    Na realidade o navio é propriedade da Somera, empresa pertencente ao grupo Secil.
    Os dois contratos - “BBC” e “ COA”, foram feitos com a Somera e a Secil em ligação e simultâneamente.

    É um esquema de contrato idêntico ao que a Cimpor depois fez com os espanhois para os navios graneleiros. (Souselas e Temara)
    Podiam ter feito com portugueses, mas ... paciencia !!

    De facto, em nossa opinião, este deveria ser um dos “esquemas” a ser seguido por mais empresas portuguesas, carregadores e armadores, e a ser “apadrinhado” pelos governos, para ressuscitar a marinha mercante portuguesa.

    Sempre digo que o que os Armadores devem querer é mais cargas e não mais subsidios, mas enfim essa é a minha opinião, ... prégar aos peixinhos !!

    Até breve, para quando quizer fazer uma visita ao navio, ou ao nosso novo escritório.

    Um abraço

    J A Vicente

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  2. Curiosamente, é dos navios que mais visita o Porto de Aveiro, e dos poucos que nunca pude fotografar. Tenho de resolver isso!

    Também já tive oportunidade de fotografar o enorme "Souselas" da CIMPOR, a entrar neste Porto. É raro vê-los de bandeira portuguesa, mas de construção nacional só mesmo os nossos bacalhoeiros que ainda vão resistindo.

    Continue o bom trabalho Luís!

    Forte Abraço,
    Tiago Neves.
    www.roda-do-leme.com

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