Sunday, February 28, 2010

DOIS ONYXes no mesmo dia....




Vejam lá a minha sorte: fui à pesca rio acima, Tejo abaixo, máquina preparada para o que desse e viesse e eis que pesquei dois ONIXES no mesmo dia, ambos a apenas cerca de 1 milha de distância.
Atracado à Estação Marítima da Rocha - pela primeira vez, pois este paquete ferry de 1966 nunca se dignara fazer-nos uma visita antes - fotografei o navio de passageiros moribundo ONYX, que arribou a Lisboa a 16 de Fevereiro com aflições várias e é suspeito de estar a fazer a derradeira viagem rumo à praia de Aliaga, na Turquia, onde são desmantelados muitos dos navios velhos cuja robustez não aconselha uma tirada maior até Alang.
Mais a jusante, estava o navio-tanque sueco ONYX, fretado à Sacor Marítima, a abastecer de combustível o navio graneleiro SEA SWIFT, fundeado no quadro ocidental.
Quanto ao paquete ONYX, consta que foi comprado por um cidadão turco para sucata. Como os fundamentalistas ecológicos agora descobriram os perigos para o ambiente da actividade de desmantelamento de navios, todos eles a abarrotar de produtos cancerígenos e amiantos diversos, num verdadeiro pacto final com o Belzebu, os sucateiros internacionais procuram ser discretos com as suas presas e assim fazem circular a intenção de proceder à recuperação do navio num estaleiro remoto do Dubai ou da Turquia. No final a manobra é sempre a mesma: proa perpendicular à praia, toda a força a vante até ao encalhe. Este ONYX com aspecto de condenado era o ferry FENNIA da Silja Line, construído em 1966, no mesmo ano do BLACK PRINCE.
Quanto ao ONYX da Sacor Marítima, este armador sem navios faz 50 anos a 30 de Março, pelo que apesar de já não ter frota própria, o melhor é "não bater mais no ceguinho". Que pena a GALP não gostar de navios nem do mar...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CONTENTORES EM ALCÂNTARA



O HANJIN MONTREAL está registado em Limassol, Chipre e pertence a interesses gregos. Com 30.500 GT e 35.452 TDW, este porta-contentores tem capacidade para transportar 2035 TEUs, isto é, 2035 contentores de 20 pés. Chamou-se antes MONTREAL SENATOR e PACIFIC BRIDGE.
Nas fotos, tiradas em Lisboa a 26-02-2010, pode ver-se o navio atracado ao cais da Liscont, em Alcântara.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

HANJIN MONTREAL in Lisbon



The container ship HANJIN MONTREAL leaving Lisbon on 26 February 2010. Built in 1984 in Korea, she is owned by
Deleas Shipping Limited (Danaos Shipping) and sails under charter to Hanjin Shipping.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, February 27, 2010

TEJO ESCURO E MOLHADO


Estou farto deste Inverno de rigores meteorológicos a dar razão aos profetas da desgraça ambientalista.
Tanta chuva, a cor cinzenta permanente, os navios a perderem o brilho das fotografias a Preto e Branco de outrora.
Mesmo assim, ontem lá me aventurei pelo Tejo abaixo, capote a proteger a cabeça e a máquina... O AIDABLU estava triste com tanta chuva, que ninguém sabe onde pára o famoso sol de inverno lisboeta. No pilar norte da ponte, descobri um bando de corvos marinhos, que diga-se, são cada vez mais vistos no rio. Aqui e ali, um ou outro navio. Pelo meio, o tempo escuro, a chuva de Lisboa neste Fevereiro.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Doca de Alcântara 2010-02-26





De entre as diversas zonas do Porto de Lisboa, a da Doca de Alcântara e cais adjacentes exerce sobre mim um fascínio especial.
Quando comecei a frequentar este espaço, nos tempos idos do regime ditatorial, circulava-se em plena liberdade junto aos cais e navios, com excepção dos Entrepostos de Alcântara Sul e Norte.
Era uma maravilha observar a navegação nacional e estrangeira, as embarcações de tráfego local, todo um concerto de movimentos e actividades em regime quase permanente: navios à carga e descarga, outros em reparação e pintura, os diversos "territórios" privativos das empresas de navegação portuguesas, etc...
O lado mais antipático era humano. Seguindo os exemplos de autoritarismo carrancudo dos Chefes, os temíveis (e corruptos) guardas-fiscais e os porteiros da AGPL interferiam às vezes, mas de forma inconsequente, nas minhas romagens frequentes em revista das navegações: "O que é que anda aqui a fazer?" - inquiria com fronha ameaçadora o Guarda, ante a possível perturbação que a presença de um garoto de 12 anos amante dos NAVIOS E DO MAR representava face à Ordem Pública - Eu, sempre tão invisível quanto possível, não respondia e afastava-me. Certa vez, um desses portentos de Autoridade tinha uma mulher de índole duvidosa dentro da guarita, mesmo na esquina do edifício da Sociedade Geral... Tudo isto era associado de uma inocência espantosa, que a malandragem da época não tinha a essência securitarista imposta pelo Eixo Transatlântico contemporâneo.
Depois, com a chegada tardia da revolução dos transportes marítimos a Lisboa e o declínio das nossas actividades, o local foi perdendo a vitalidade e os pontos de maior interesse.
Hoje, basta um navio qualquer desterrado na Doca, ou uma flotilha de rebocadores ali localizada quando a eclusa é sujeita a dragagens (com dragas estrangeiras, que as nossas foram desmaritimizadas há muitos anos), para um passeio pelo Doca de Alcântara se tornar numa romagem de saudade e encantos escondidos: foi o que aconteceu ontem, 26 de Fevereiro, como estas imagens confirmam...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, February 26, 2010

FUNCHAL na Navalrocha



O Paquete FUNCHAL, fotografado a 26 de Fevereiro de 2010, dentro da doca nº 1 do estaleiro Navalrocha, onde o navio é docado regularmente desde 1963.
Nos primeiros anos era docado de seis em seis meses, mas posteriormente, com o desenvolvimento tecnológico, as tintas melhoraram substancialmente, e o navio é agora docado numa base anual.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, February 25, 2010

BOUDICCA winter calls



Two views of Fred. Olsen's cruise ship BOUDICCA leaving Lisbon on 25 February 2010 in typical winter weather... Tomorrow another cruise ship is due in Lisbon, the new AIDAblu on her return cruise to Germany.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FUNCHAL in drydock



The Portuguese cruise ship FUNCHAL which as been laid up in Lisbon since last October is being reactivated in the NAVALROCHA shipyard for another season of European cruising starting in late March from Lisbon.
Photographs taken on 25 February 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check ourarchive at the right column of the main page. Click onthe photos to see them enlarged. Thanks for your visitand comments. Luís Miguel Correia

Novo rebocador da Svitzer




Entrou em Lisboa a 18 de Fevereiro procedente de Southampton o rebocador inglês SVITZER BTRIGHTWELL que passa a integrar a frota da SVITZER baseada em Lisboa. Assim este rebocador já está registado em Lisboa como rebocador costeiro com o nome SVITZER SINES, como se pode ver nas imagens.
O SVITZER SINES foi construído em Great Yarmouth pelo estaleiro Richards (Shipbuilders) - construção n. 573 - e entregue em Outubro de 1986 chamando-se então BRIGHTWELL. O nome foi alterado em 2007 quando a Svitzer adquiriu a companhia Adsteam UK.
O SVITZER SINES é muito semelhante aos rebocadores SVITZER LISBOA e SVITZER LEIXÕES, da mesma empresa. Tem 256 GT, 176 DWT, o casco mede 28.80 m de comprimento ff e 9.05 m (boca máxima). Está equipado com 2 motores diesel Ruston desenvolvendo a potência máxima de 3.440 bhp, atingindo 13 nós de velocidade e uma força de tracção de 41.2 toneladas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, February 24, 2010

N/M BRAGANÇA em Lisboa


Navio-motor de carga geral BRAGANÇA, da Companhia Nacional de Navegação, atracado ao entreposto de Alcântara Norte, na Doca de Alcântara, em Setembro de 1972, numa fotografia magnífica tirada por Trevor Jones. O BRAGANÇA foi construído em Sunderland em 1946-48 para a Sociedade Geral, sendo o primeiro dos quatro navios da classe B. Vendido à CNN a 30 de Dezembro de 1971, manteve o nome, mas poucos anos mais navegou, tendo sido vendido para desmantelar em Espanha em 1974.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, February 22, 2010

CRYSTAL SERENITY in Cape Town



Crystal Cruises flagship CRYSTAL SERENITY photographed in Cape Town by Ian Shiffman on 10 February 2010 on her long winter cruise.
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CIDADE DE AMARANTE na NAVALROCHA


A indisponibilidade da doca seca do estaleiro NAVALRIA devido à sua utilização para construção de navios tem obrigado os diversos armadores de navios-bacalhoeiros sediados na Gafanha da Nazaré a efectuar as docagens dos navios respectivos noutros portos, caso do CIDADE DE AMARANTE que docou em Lisboa na doca 2 do estaleiro NAVALROCHA no passado mês de Janeiro, como se pode ver na imagem datada de 28 de Janeiro de 2010, dia em que o navio saiu para o mar.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

INFANTE INAUGURADO


Inauguração da embarcação de vela INFANTE a 6 de Fevereiro na sede do Clube BOA ESPERANÇA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VELA PARA TODOS






Foram inauguradas no passado dia 6 de Fevereiro as instalações do NÁUTICO CLUBE BOA ESPERANÇA na margem norte do Tejo, junto à estação fluvial do Cais do Sodré, num pavilhão cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.
Constituído em 1996, este clube procura incentivar a prática da vela de forma a torná-la acessívela todos, com destaque para deficientes motores. Aceder ao site do Clube aqui...
Na ocasião foi inaugurada uma nova embarcação construída por um grupo de jovens deficientes motores, que recebeu o nome INFANTE e teve como Madrinha a Drª. Maria Barroso.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, February 18, 2010

GLENFINLAS in London

The British cargo liner GLENFINLAS photographed by Michael Sutcliffe berthed in King George V Dock, London, in September 1969.
GLENFINLAS , the fourth ship with this name in the Glen Line fleet, was built in 1966-67 by John Brown, Clydebank, for the U.K. - Europe - Far East service. In 1972 she was transferred to the Blue Funnel Line, another Holt company, and renamed PHEMIUS. Six years later, in 1978 she was transferred once again, to China Navigation Co., and renamed KWEICHOW. In 1983 she was sold to Saudi interests and renamed SAUDI KAUTHER, but in 1984 she was broken up.
GLENFINLAS was a fine example of the final generation of break bulk fast cargo liners introduced in the late sixties on the eve of containerisation. In fact they were too late to last, and most of them were sold after only a few years on their intended routes...
Texto /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CARAMUJO e MONTEVIL vendidos


A companhia SVITZER vendeu a interesses angolanos os seus dois rebocadores CARAMUJO e MONTEVIL, que serão substituídos por duas unidades mais modernas em fase de transferência de outras empresas do Grupo, que se vão passar a chamar SVITZER SETÚBAL e SVITZER SINES.
O CARAMUJO e o MONTEVIL vão seguir para Angola no final deste mês e passam a operar em Luanda.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NEW PRINCESS SHIPS


Press Releases from FINCANTIERI

Wednesday, February 17, 2010: FINCANTIERI TO BUILD TWO PROTOTYPE SHIPS FOR PRINCESS CRUISES
Fincantieri and the US cruise group Carnival Corporation & plc have reached an agreement to build two prototype ships for Princess Cruises.
The agreement is subject to the execution of a definitive contract, financing and other customary closing conditions.
At 139,000 gross tonnes and with a passenger capacity of 3,600, the new ships will take up service in Spring 2013 and 2014 and will be the largest built to date for Princess Cruises fleet.
Commenting on the agreement Giuseppe Bono, Chief Executive Officer of Fincantieri, said: ”This important agreement is a source of pride and optimism for us. Proof that we are increasingly world leader even in this time of crisis, having gained the only order for a cruise ship in 2009 - also from Carnival Group - and now this agreement for two prototype vessels for Carnival’s prestige brand Princess Cruises”. Mr. Bono went on to add: “Since these are prototypes we hope that in the years to come they will be followed by a substantial number of ships of the same “family”. I am confident that we will once again be supported by all the stakeholders in our “national system”. I would like to take this opportunity to thank Micky Arison, Chairman and CEO of Carnival Corporation, and Pierluigi Foschi, Chairman and CEO of Carnival’s Costa Crociere, world leader in the European cruise market, an Italian company whose ships are built by Fincantieri and fly the Italian flag”. Mr. Bono concluded: “Last but not least I am convinced that Fincantieri, by consolidating its world leadership in the sector, will succeed in overcoming the crisis and be even stronger than before ”.
Since 1990 Fincantieri, world leader in the sector, has built 52 cruise ships, of which 48 for different brands in Carnival Group. Without taking into consideration today’s agreement, Fincantieri will build a further 11 vessels between today and 2012 (of which 7 for Carnival Group).
Carnival Corporation & plc is the largest cruise vacation group in the world, listed on the Stock Exchanges of London and New York, the only group in the world included in both the S&P 500 and FTSE 100 indices. The Group has a portfolio of prestige brands as Costa Crociere, Holland America Line, Princess Cruises, P&O Cruises, Cunard, Carnival Cruise Lines whose ships are customarily built by Fincantieri. The Group operates a fleet of 95 vessels, due to rise to 106 when it takes delivery of a further 11 ships between March 2010 and May 2012.
Imagens / images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

DOIS NOVOS NAVIOS PARA A PRINCESS


O grupo Carnival Corporation anunciou hoje a encomenda de dois navios de cruzeiros para a sua subsidiária PRINCESS CRUISES.
Os novos paquetes vão ser construídos em Itália pelo estaleiro FINCANTIERI, terão 139.000 toneladas de arqueação bruta (GT), lotação para 3600 passageiros e serão protótipos de uma nova série. Os navios vão ser entregues nas Primaveras de 2013 e 2014.
A PRINCESS CRUISES opera actualmente 17 navios, o mais moderno dos quais é o RUBY PRINCESS, entrado ao serviço em 2008. As novas construções estiveram para ser encomendadas ao estaleiro alemão Meyer Werft, tendo acabado por o ser aos italianos.
PRINCESS CRUISES has signed a new contract for the building of two new cruise ships at the Fincantieri yards, in Italy.
The new ships will be prototypes of a new class of ships - the largest ever in the Princess fleet with 139.000 GT and 3600 Pax. This long protracted order was rumored to have gone to Meyer Werft and confirms the return of Princess Cruises to the expansion of its fleet. Their latest new ship, the RUBY PRINCESS was delivered in 2008.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check ourarchive at the right column of the main page. Click onthe photos to see them enlarged. Thanks for your visitand comments. Luís Miguel Correia

Monday, February 15, 2010

The newest AIDA








Another beautiful ultra modern passenger ship has just started her cruising career: the AIDABLU is the forth ship in the AIDALUNA class but in fact she is an improved AIDALUNA, with an extra deck and larger passenger capacity.
Like her three previous sisters, she is a product of Meyer Werft from Papenburg, probably the best cruise shipbuilder of this bright new age.
Never before where there so many fantastic ships in cruise service. And Lisbon was selected again as a port of call for the maiden voyage.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

AIDABLU arriving Lisbon 14 February 2010




Cruise ship AIDABLU arriving Lisbon on her maiden cruise on 14 February 2010, in very bad weather conditions. After an overnight stay at the Alcântara cruise terminal she departed 15 February for Cadiz.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia