Tuesday, September 30, 2008

Submarino em patrulha no mar...

Durante uma recente saida para o mar, o "Blogue dos Navios e do Mar " cruzou-se com este belo submarino alemão no meio de um denso nevoeiro em águas norueguesas.
Trata-se do U34 (S184), um submarino da classe 212A pertencente à Marinha Alemã e muito semelhante aos nossos novos submarinos.
Fotografia tirada a 24 de Setembro de 2008 quando o U34 deixava o porto de Bergen após visita de rotina.
German Navy U34 leaving Bergen on 24 September 2008 under fog.
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FROM MAXIM TO MARCO

The classic beauty of the turbine steam driven cruise ship MAXIM GORKIY registered in black & white while at anchor in Geiranger, Norway, on 23 September 2008.
Built by Howaldtswerke in Hamburg in the late sixties as HAMBURH, her career as flagship of the Federal German Merchant Navy was a short one and in 1974 she became the proud Soviet Passenger Shipping fleet flagship under the current name. Apart from a short spell of cruising from New York in 1974, the MAXIM GORKIY has been cruising always under charter to the German market, and this is coming to an end as Phoenix Reisen of Bonn has terminated the charter after 20 years of operation due to the older age of the ship and the cost of running her under steam. After the final cruise in the Mediterranean, to end in late November, the MAXIM GORKIY will be renamed MARCO POLO II and after a refit starts a new career under the livery of reborn Orient Lines next Spring.
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Sunday, September 28, 2008

CARNIVAL SPLENDOR funnel

Funnel of the Carnival cruise ship CARNIVAL SPLENDOR in Lisbon on 16 September 2008.
A company trademark, the Carnival funnels are inspired on the famous winged funnels of the FRANCE of 1962 and on the tail of the Boeing 727.
The colour scheme resulted from the old Canadian Pacific Steamships livery, as Carnival's first ship, the MARDI GRAS was the former EMPRESS OF CANADA of 1961. When Ted Arison purchased her in Tilbury in 1972, Carnival was a small unknown cruise line with very little money, and it was easy and simple to repaint the funnel using the original CP design, just changing the colours from green to red and blue.
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Saturday, September 27, 2008

Cargueiro LUSITANIA


Navio de carga geral LUSITANIA a descarregar no porto da Madalena do Pico a 12-08-2008. O LUSITANIA é um navio de carga geral em miniatura que opera entre os portos das ilhas do Triângulo, nos Açores. Está registado na Horta e faz a carreira diária Madalena - Horta, com viagens às Velas e a São Roque com alguma regularidade. Pertence à Empresa dos Barcos do Pico e tem muita graça, com as chaminés amarelas e o casco preto a lembrar a velha Insulana.
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Friday, September 26, 2008

SAFMARINE PALANCA off Lisbon


The cargo liner SAFMARINE PALANCA leaving Lisbon on 16 May 2008 looking very classic with her old style design...
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Thursday, September 25, 2008

Atuneiro MARIA LEONTINA


Atuneiro MARIA LEONTINA no estaleiro da Madalena do Pico: pormenor do casco, construído nos famosos estaleiros de Santo Amaro do Pico...
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Wednesday, September 24, 2008

VOLCAN DE TIJARAFE at Portimão

The cruise ferry VOLCAN DE TIJARAFE off Portimão in July 9th photographed by Paulo Lapa. She has been a success on the new Algarve-Madeira-Canary Isles regular weekly service started in June.
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Tuesday, September 23, 2008

SEVEN SEAS VOYAGER


Lisboa fica linda com tantos paquetes e os turístas respectivos. Na imagem, o SEVEN SEAS VOYAGER a sair de Santa Apolónia a 15 de Setembro...
The cruise ship SEVEN SEAS VOYAGER leaving Santa Apolónia, Lisbonon 15 September. Lisbon is beautiful full of cruise ships and the respective pax...
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Monday, September 22, 2008

GAGO COUTINHO na Horta


Navio oceanográfico NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO na Horta a 12 de Agosto de 2008.
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Sunday, September 21, 2008

Exposição sobre Cacilheiros


Está aberta ao público de 16 a 30 de Setembro no Forum Romeu Correia em Almada uma interessante exposição fotográfica e documental sobre os CACILHEIROS e a sua história. A maioria das fotografias são de Luís Miguel Correia e colecção respectiva.
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CARNIVAL SPLENDOR in Lisbon 16-09-2008



The CARNIVAL SPLENDOR alongside Alcântara cruise terminal in Lisbon on 16 September 2008.
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Saturday, September 20, 2008

F333 NRP BARTOLOMEU DIAS

Aspecto da fragata NRP BARTOLOMEU DIAS fotografada durante as provas de mar efectuadas na Holanda recentemente. Foto de autor desconhecido.
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Friday, September 19, 2008

CARNIVAL & AIDA


Carnival family meeting in Lisbon: as the largest cruise shipping group in the world, it is easy for Carnival Group ships to meet at ports all over the globe.
On 16 September 2008 the brand new AIDAbella and the CARVIVAL SPLENDOR met in Lisbon.
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Thursday, September 18, 2008

As Lanchas do Sr. Quaresma...


Destaque para as recordações do João Coelho:
"Conheci, isso sim - e andei nelas, nos idos de 6O/70 - as lanchas do sr. Quaresma, (um dos maiores coleccionadores de garrafas de uísque do Mundo) a "Calheta" e a "Espalamaca", que faziam a ligação Horta-Madalena do Pico.
Eram belas embarcações que se constituíam como "artérias" vitais no transporte de pessoas e bens no Canal Faial-Pico, e que mantinham estatísticas impressionantes de realização de viagens, só falhando o serviço duas ou três vezes por ano, quando as condições de mar eram mesmo muito sérias..
Para os apreciadores das coisas do mar, era um espectáculo ver como, com mau tempo, traçavam rumos para ir da Horta à Madalena, evitando ao máximo incómodos aos passageiros, mesmo que a travessia durasse o dobro do normal.
Tinham grandes mestres, ainda hoje recordados; lembro-me de um, mestre Jaime - o Jaiminho - que era um malandreco... Sempre que lhe calhava levar Ministro a bordo, para visita ao Pico, "atravessava" um bocado a lancha à vaga, para que Sua Excelência desse valor à insularidade... não sem que antes me prevenisse, ou a outros que ele conhecesse e que estivessem a bordo..
Outras embarcações com história neste Canal eram os "barcos da fruta" ou da "lenha" que traziam aqueles produtos do Pico para o Faial; eram embarcações de "boca aberta", essenciais na ligação comercial entre as duas ilhas. Na crise sísmica de 1973, que atingiu as ilhas do Faial e do Pico, vi um destes barcos levar um jeep "Land Rover" do Exército, da Horta para a Madalena, colocado de borda a borda,porque não cabia longitudinalmente na embarcação, enfrentando vaga, já de respeito, na travessia..e levando a viatura, sem problemas, até ao Pico.
E, já agora, recordo também, as duas grandes traineiras de pesca da albacora desses tempos, a "Carmona" e a "Salazar", que disputavam as toneladas de peixe capturado como se se tratasse de um Benfica/Sporting em futebol, com os aficionados em terra sempre à espera dos últimos números de peixe apanhado, para ver quem ia à frente.. João Coelho."
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Wednesday, September 17, 2008

AIDAbella in Lisbon 2008-09-16


The new cruise ship AIDAbella leaving Lisbon on her maiden call on 16 September 2008 (inaugural cruise).
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Lancha AÇOREANA na costa Sul do Pico


Lancha AÇOREANA fotografada a 12 de Agosto último na costa Sul da Ilha do Pico. Uma das famosas "gasolinas" da pesca da baleia...
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CLUBE NÁUTICO DAS LAJES


Lindo o Clube Náutico das Lajes do Pico, com um bote baleeiro varado...
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Lanchas ESPALAMACA e PICAROTO

As lanchas ESPALAMACA e PICAROTO fotografadas a 12 de Agosto último no estaleiro da Madalena do Pico, onde se encontram em estado adiantado de degradação.
A ideia era proceder à sua recuperação, mas cada dia que passa esse objectivo parece mais difícil...
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Tuesday, September 16, 2008

Busy Lisbon Docks






The Alcântara Dock and Cruise Terminal in Lisbon was particularly busy today with about 3,000 passengers from the cruise ship CARNIVAL SPLENDOR and the usual cargo and container traffic generated by the nearby LISCONT Terminal moving along...
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Maiden cruise of AIDAbella in Lisbon




The brand-new cruise ship AIDAbella arriving at Lisbon on 15 September 2008 on her inaugural cruise.
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Monday, September 15, 2008

CELEBRITY CONSTELLATION in Lisbon


The Rocha do Conde de Óbidos Cruise ship terminal in Lisbon on 14 September 2008 with the CELEBRITY CONSTELLATION alongside for an overnight call.
The CONSTELLATION arrived late morning on 14 September from Cadiz and departed today at 3 PM for Ponta Delgada, Azores and New York. Rennowned Passenger Ship Historian Bill Miler is on board for a series of lectures on passenger and cruise ships.
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Sunday, September 14, 2008

Paquete SANTA MARIA de 1953

Anúncio da Shell saudando o paquete português SANTA MARIA quando da partida para a viagem inaugural de Lisboa para o Brasil, Uruguai e Argentina em Novembro de 1953, quando seguiu a bordo o ministro da Marinha Américo Tomás.
A título de curiosidade, a imagem que aparece no anúncio retrata o irmão gémeo do SANTA MARIA, o VERA CRUZ de 1952, sendo baseada numa fotografia da saída deste para a viagem inaugural em Março de 1952, uma vez que apesar de gémeos os dois paquetes apresentavam diversas diferenças, sendo muito fácil a identificação de cada um.

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QE2 in Lisbon 29 August 2008



The veteran classic liner QUEEN ELIZABETH 2 alongside the Alcântara Cruise ship terminal on 29 August 2008. There are only another two Lisbon calls to go before the final departure of the beautiful Cunarder in November for Dubai.
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OCEAN MONARCH no Tejo 11-09-2008


Paquete OCEAN MONARCH da companhia Classic International Cruises descendo o Tejo a 11 de Setembro de 2008. Última aquisição desta companhia baseada em Lisboa, que conta já com 5 navios. O OCEAN MONARCH foi construído em 1955 com o nome PORT SYDNEY para a companhia Port Line, do Grupo Cunard. Em 1973-1975 foi reconstruído na Grécia com o nome DAPHNE para a Karras Cruises. Pertenceu depois à companhia Costa e a diversos interesses europeus até ser comprado em 2007 pela CIC. O navio vai ser modernizado em Lisboa este Inverno, passando a chamar-se PRINCESS DAPHNE.
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OCEAN MONARCH off Lisbon on 11 September 2008


The beautiful Classic International Cruises OCEAN MONARCH photographed off Lisbon waters on 11 September 2008 on a cruise.
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Saturday, September 13, 2008

ITALIAN LINE MARCO POLO of 1948

The Italian passenger ship fleet suffered extensive losses during WW2 including all their larger and more famous liners. The post-war rebuilding of the passenger ship fleet was started with the fitting out of six cargo ships into passenger-cargo liners of the Navigatori class.
Depicted in the company post card is the motor ship MARCO POLO of 1948, used by Italian Line on the Mediterranean to South America services until 1963.
Constructed at the Sestri Ponente Ansaldo yard the MARCO POLO was launched on 10 May 1942 under the name NOCCOLÒ GIANI only to be scuttled on 2 September 1944 by the Germans in Genoa. The damaged hull was raised in January 1947 and the ship was rebuilt as the MARCO POLO (8.949 grt / 1948) sailing from Genoa to Brazil and the River Plate on 7 August 1948 on her maiden voyage. Original passenger capacity to carry 95 cabin and 620 third-class passengers.
She did her final Italia voyage from Valparaiso in June 1963 and was transferred to Lloyd Triestino, operating on the South African service as a cargo-passenger liner until 1978. Scrapped at La Spezia in 1978.
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F484 NRP AUGUSTO CASTILHO

Imagem da corveta NRP AUGUSTO CASTILHO a navegar em Lisboa a 4 de Outubro de 1985.
Uma das seis unidades da classe JOÃO COUTINHO, a AUGUSTO CASTILHO foi construída em Espanha e foi retirada do serviço activo em 2003, encontrando-se desarmada na Base Naval de Lisboa. Das 10 corvetas construídas entre 1970 e 1975, as três primeiras, todas de construção alemã ainda se encontram em serviço activo, juntamente com outras 4 das 7 de construção espanhola...
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Friday, September 12, 2008

COMPANHIA NACIONAL DE NAVEGAÇÃO

A Companhia Nacional de Navegação é uma das mais importantes empresas de navegação portuguesas de sempre.
Constituída em 1880 como parceria marítima com o nome Empresa Nacional de Navegação a Vapor para a África Portuguesa, iniciou a actividade com os paquetes PORTUGAL e ANGOLA.
Em 1903 alargou a sua acção à costa oriental de África e em 1918 foi transformada em sociedade anónima alterando a designação para Companhia Nacional de Navegação. Passou a integrar a esfera de empresas do Grupo CUF na década de 1950 afirmando-se como uma empresa sólida e progressiva, absorvendo a frota e serviços da Sociedade Geral de Comércio e Indústria em 1 de Janeiro de 1972, quando se tornou o maior armador nacional, com cerca de 40 navios.
Em 1975 veio a nacionalização e a progressiva perda dos mercados tradicionais. Em apenas 10 anos a tutela estatal arruinou a CNN ao ponto de o Governo presidido por Mário Soares optar pela liquidação respectiva e constituição em substituição da PORTLINE.
Anúncio da CNN publicado em 1955 com uma fotografia do paquete MOÇAMBIQUE (1949-1972).
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Thursday, September 11, 2008

COLUNAS RENASCIDAS


A tão progressiva dinâmica das múltiplas iniciativas políticas e culturais rumo ao Mar Português, em boa hora implementadas pelas forças superiores que tão bem têm reintroduzido no País o espírito da redescoberta do Mar Oceano acabam de proporcionar nova dobra do Bojador: saindo do nada qual milagre providencial, as desaparecidas colunas do antigo Cais do Terreiro do Paço, há 10 anos engolido pelo progresso devorador, regurgitam agora das areias de Alcácer Qb., mesmo ao lado da nova praia da Ribeira das Naus que em breve oxalá substitua a Lisnave no relançamento da Indústria Naval em Lisboa.
HABEMOS CAIS COLUNUS...
(Post dedicado amorosamente a todos os heróis da desmaritimização nacional).
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Tuesday, September 09, 2008

Recordando o GALP SINES

Navio-tanque GALP SINES de 1982 navegando em lastro no Canal de Cabo Ruivo a 5-10-1991, numa das inúmeras viagens entre Lisboa e Sines.
Após 22 anos ao serviço da Sacor Marítima, para quem foi construído em 1982 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, foi vendido a interesses indianos e registado nas ilhas Marshal em 2003 com o nome W.S. PROVIDER. O ano passado foi revendido para os Emirados Árabes Unidos (Emirates Shipping Co. Ltd., de Sharjah) e navega actualmente com bandeira do Panamá e o nome ESRAA.
O navio não foi substituído na frota da Sacor Marítima por tonelagem própria, o que lamentamos. Sob a capa do liberalismo económico, Portugal tem vindo a destruir as actividades marítimas, tendo-se começado pelos navios e empresas, estando agora em curso as escolas, estando próximos de uma verdadeira desmaritimização efectiva. Que ráio de gente tão zelosa desse valor patriótico chamado analfabetismo marítimo.
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Cargueiro ARRAIOLOS de 1948

Fotografia do navio-motor ARRAIOLOS, terceiro dos seis gémeos da famosa classe "A" da Sociedade Geral, construídos em Sunderland para a empresa do Grupo CUF a seguir à Segunda Guerra Mundial. Foi um dos navios que integrou o "Despacho 100" de Agosto de 1945.
Em 1972 o navio integrou a frota da Companhia Nacional de Navegação que o vendeu em 1976 a interesses cipriotas. Foi desmantelado em 1978 no Paquistão.
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Monday, September 08, 2008

MESTRE JANOTA

Vigia do casario da cábrea MESTRE JANOTA atracada ao Cais da Pedra, a Santa Apolónia.
O ambiente portuário é feito de muitas formas e cores, nomes catitas e uma actividade que antigamente era permanente e hoje, com a especialização e unitização das cargas se tornou mais asséptica.
A cábrea MESTRE JANOTA faz lembar outros tempos não muito distantes em que os guindastes e a carga geral eram a regra.
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CAIS DO JARDIM DO TABACO



Reconstrução do Cais do Jardim do Tabaco. Imagens das obras registadas a 30 de Agosto de 2008.
Construction of the new Lisbon Cruise Ship Terminal in the best part of the city's waterfront close to downtown and the Alfama quarters. 30 August 2008.
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NOVO CAIS DE CRUZEIROS DE LISBOA



Aspecto das obras de reconstrução do Cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, que vai ser o futuro terminal de cruzeiros principal do Porto de Lisboa. A conclusão da obra está prevista para 2011, registando algum atraso e não foi definida ainda a construção do(s) edifício associado ao terminal. Uma obra urgente que devia ter sido efectuada já há muitos anos, pelo menos na altura da EXPO 98. Fotografias tiradas a 7 de Setembro de 2008.
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Lancha da Alfândega da Horta


Fotografia histórica da lancha da Alfândega da Horta a entrar no porto à vela, vendo-se ao fundo a Ponta da Espalamaca. Imagem enviada pelo Sr. José Decq Mota, a quem agradecemos.
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Sunday, September 07, 2008

Paquete COLONIAL


Pormenor do vapor COLONIAL saindo de Lisboa a 17 de Junho de 1939 na segunda viagem do Presidente Carmona a África. Em 1938 tinha sido utilizado o paquete ANGOLA da companhia Nacional de Navegação.
O presidente Carmona tinha o hábito de utilizar navios de passageiros nas suas viagens de soberania pelo Império e Ilhas. Já o seu sucessor Craveiro Lopes preferiu sempre usar navios de guerra nas deslocações oficiais.
Américo Tomás retomaria a partir de 1962 o gosto pelas viagens oficiais e de soberania em navios de passageiros. Nessa condição utilizou os paquetes ANGRA DO HEROÍSMO, FUNCHAL, INFANTE DOM HENRIQUE e PRINCIPE PERFEITO. De referir também a viagem inaugural do SANTA MARIA, em que embarcou como ministro da marinha em viagem oficial ao Brasil, Uruguai e Argentina e a última viagem de Américo Tomás num navio de passageiros português, o PIRATA AZUL, que o transportou do Funchal para o Porto Santo a caminho do exílio em 1974.
Independentemente da leitura política da sua presidência (1958-1074), o almirante Tomás foi um grande marinheiro e excelente ministro da marinha. Os sectores do Mar nunca mais tiveram em Portugal um Governante com a mesma dedicação e capacidade de realização, e a sua doutrina devia ser estudada pelos actuais para diminuirem a ignorância nestas matérias de tão grande interesse nacional.
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COLONIAL na Beira em 1939

Porto da Beira, com o paquete COLONIAL atracado no dia 2 de Agosto de 1939.
Em primeiro plano o paquete costeiro INHARRIME, da Companhia Nacional de Navegação construído em Itália em 1939, e que foi o único paquete da CNN que nunca chegou a vir a Lisboa, pois foi construído em Itália e seguiu directamente para Moçambique via canal do Suez, tendo a sua primeira tripulação sido transferida do paquete MOÇAMBIQUE ex-Bruxellesville, vendido para desmantelar em Itália na mesma altura.
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Viagem Presidencial ao Império

Capa da edição especial da REVISTA DE MARINHA (nº 50, de 17 de Junho de 1939) dedicada à viagem a Moçam-
bique do Presidente Óscar Fragoso Carmona, de Junho a Setembro de 1939, efectuada no paquete COLONIAL (1929-1950).
Nessa revista o armador Bernardino Corrêa, presidente da Companhia Colonial de Navegação faz diversas considerações interessantes acerca da Marinha Mercante, da sua empresa, da política imperial portuguesa, etc...
Uma imprecisão curiosa do ilustre armador: quando refere críticas por o COLONIAL não ser um navio novo (já nevegava há 31 anos), Bernardino Corrêa dá o exemplo da viagem ao Canadá dos reis de Inglaterra, então a decorrer no paquete EMPRESS OF BRITAIN, dizendo que este navio também era antigo e ex-alemão, o que de facto não corresponde à verdade pois o EMPRESS OF BRITAIN datava de 1931 e era um dos maiores paquetes britânicos. Há aqui alguma ignorância e confusão com o navio anterior do mesmo nome aprisionad à Alemanha no final da primeira Grande Guerra...
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Publicidade ao estaleiro H. Leslie

Notícia em formato de publi-
cidade redigida do estaleiro que construiu os Avisos AFONSO DE ALBU-
QUERQUE e BARTOLO-
MEU DIAS, inserido na REVISTA DE MARINHA nº 50 de Junho de 1939.
Pequenos cruzadores coloniais, estes navios eram então as maiores unidades da Marinha Portuguesa.
Fazer click sobre a imagem para ampliação da mesma.
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O COLONIAL em Luanda a 28-08-1939


O paquete presidencial N/V COLONIAL da CCN fundeado em Luanda a 28 de Agosto de 1939 no regresso da viagem a África do General Óscar Carmona.
Em primeiro plano o hidro-avião do aviso de primeira classe BARTOLOMEU DIAS, que com o seu irmão gémeo AFONSO DE ALBUQUERQUE, escoltou o COLONIAL durante a referida viagem.
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