O Governo Regional dos Açores acaba de cancelar o contrato de concessão
do serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas dos Açores, que havia sido atribuido à companhia TRANSMAÇOR em 2006.
A empresa governamental ATLANTICOLINE está agora a desenvolver contactos para assegurar o posicionamento de dois ferries de passageiros em águas açoreanas para a época de 2007, que tem início em Maio e se prolonga até ao final de Outubro.
O ferry ILHA AZUL, da TRANSMAÇOR, que em 2006 assegurou o serviço, está imoblilizado na doca de Alcântara em Lisboa, e o navio que anteriormente fez o inter-ilhas, o GOLFINHO AZUL, da companhia AÇOR LINE, foi vendido em Agosto último e deixou o Tejo em Outubro rumo ao Mar Vermelho.
A ligação ferry nos Açores é subsidiada pelo Governo dos Açores e serve cerca de 60.000 passageiros cada ano, estando encomendados aos estaleiros de Viana do Castelo dois navios novos com entrega programada para 2008. Dificuldades diversas levaram o GRA a substituir a operação da AÇOR LINE, que teve a concessão até Outubro de 2005, pela TRANSMAÇOR, mas em 2006 a operação suscitou ainda mais reclamações que nos anos anteriores.
O enquadramento definitivo do serviço para 2007 deverá ser apresentado até a final deste mês pelo secretário da economia dos Açores.
O serviço inter-ilhas de passageiros foi iniciado em 1955 pela antiga Empresa Insulana, com os navios CEDROS e ARNEL, construídos propositadamente para o efeito em Viana. O ARNEL perdeu-se em Santa Maria em 1958 sendo substituído pelo PONTA DELGADA, construído em Lisboa em 1961, que se manteve nos Açores até 1984. O serviço seria retomado a partir de 1997 pela AÇOR LINE.
Fotos: de cima para baixo, os navios ILHA AZUL, GOLFINHO AZUL e PONTA DELGADA, que efectuaram as ligações ferry nos Açores. (Fotos de L.M.Correia)
Texto de Luís Miguel Correia - 12 Janeiro 2007