Saturday, April 07, 2007

DOLOROSA VIA MARÍTIMA

Em véspera de Páscoa pareceu-me apropriado publicar estas imagens e texto alusivos à Via Dolorosa da Marinha Mercante Portuguesa, com o sentido de preparar os nossos Homens do Mar para uma futura Ressurreição do sector.
Ressurreição inevitável num País de Marinheiros.
Apesar das certezas acerca dessa ressurreição futura, o meu espírito de nauta esperançado debate-se com uma dúvida: será que antes desse ressurgimento marítimo ainda vamos assistir ao regresso de Dom Sebastião?
Imagens obtidas no Cais do Poço do Bispo a 7-04-2007 mostrando o antigo paquete português PONTA DELGADA afundado.
Um inimigo declarado das tradições marítimas portuguesas e dos nossos Homens do Mar tem-se divertido a encher de lixo a chaminé do infeliz navio, construído em Lisboa em 1961 para a Empresa Insulana e afundado em Junho de 2000 após anos de abandono negligente numa teia de arrestos e prática de justiça relacionada com a falência da empresa armadora, a COMTRAMAR.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia


9 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

O modo como um país trata o seu património e a sua memória é sintomático do modo como trata o seu povo!...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

Tem muita razão, mas a questão concreta aqui é a forma como esse povo trata os eus navios. Muito mal, mesmo, infelizmente...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Queria dizer "SEUS" navios, foi mais uma gralha...

Raquel Sabino Pereira said...

Exactamente! O património marítimo português!...

A VER NAVIOS said...

Fabuloso, mas pela forma mais negativa que possa existir no nosso planeta.
Fico indignado, sem resposta e não entendo como as autoridades que nos governam deixam chegar a estas situações.
Pergunto:
Que país de marinheiros somos nós?
Respondo:
País de marinheiros de faz de conta, para não dizer da treta.
Senhores governantes tenham vergonha. É um mau exemplo para o nosso Portugal e sobretudo para os estrangeiros que nos visitam.
QUENOSVALHANOSSOSENHORJESUSDOSNAVEGANTESETODOSOSSEUSAPÓSTOLOS.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A Ver Navios,
Tem toda a razão. Um outro bloger sugeriu que fizesse este post em inglês, mas acho preferível lavar as nossas mágoas em privado. Situação muito triste a do nosso lindo PONTA DELGADA

Raquel Sabino Pereira said...

Num Mundo propriedade da Banca e das Seguradoras, em que o capital não tem cor nem idioma, não se torna necessário traduzir... Por outro lado, com uma comunidade emigrante como a Portuguesa facilmente se espalha a palavra.

O problema não reside na percepção, mas na inacção. Muitas palavras, boas intenções, mas muita falta de ânimo para as concretizar.

E assim se passam os anos e as décadas. A Vida, basicamente.

VitorMRAraújo said...

Bem, envio este comentário não só para demonstrar a minha enorme decepção pela questão em causa, mas também para dar os parabéns por haver um blog desta natureza que tanto me agrada. Tenho 18 anos e com este blog tenho «aprendido» bastante acerca da marinha mercante portuguesa e os seus navios.

PS: Onde poderei encontrar fotos do paquete Ponta Delgada?

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Vitor Araújo,
Aqui no BNM há mais fotografias do PONTA DELGADA..., vá ao arquivo ou procure no índice...
Apareça sempre...