Wednesday, July 02, 2008

Navio bacalhoeiro SÃO RUY

Bacalhoeiro SÃO RUY da Empresa de Pesca de Viana, fotografado em Lisboa em 1960, fundeado frente à Junqueira antes de largar para a campanha de pesca.
Os ilustres entendidos nestas lides da pesca do bacalhau estão convidados a deixar as suas histórias sobre este navio de construção lisboeta... Prometo ir metendo mais imagens antigas da pesca...
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4 comments:

fangueiro.antonio said...

Boa noite.

Vá pois metendo mais fotos belíssimas sobre navios bacalhoeiros, pois todos os dias visito o seu blogue em busca de mais surpresas dessas.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Ricardo Matias said...

Grande foto esta do São Ruy, não datada, como quase sempre, mas Cristo-Rei acabado e sem sinal da ponte sobre o Tejo coloca-a, no final dos anos cinquenta , início dos sessenta.
Este navio à semelhança dos arrastões Alvaro Martins Homem e João Corte Real, durou que se fartou, foi dos primeiros a entrar ao serviço e durou até ao fim da pesca do bacalhau. Este navio içava um pano latino em cada um dos seus altos mastros e foram os primeiros navio-motor de pesca à linha juntamente com o Santa Maria Madelena, ambos da Empresa de Pesca de Viana. depois voltou-se aos lugres.

Luis Filipe Morazzo said...

Caro amigo LMC

O “S. Ruy”, pertenceu como deves saber, a uma classe de quatro bons navios, todos eles construídos nos estaleiros da CUF em Lisboa, a partir de 1939, meados dos anos 40. Os cascos construídos totalmente em aço, apresentavam um comprimento entre perpendiculares a rondarem os 62m, com cerca de 11m de boca, um pontal de 5,10m, com um peso bruto na ordem das 1.043 toneladas, possuíam câmaras frigoríficas e eram movidos por motores “Sulzer” com uma potência na ordem dos 550HP.
Dois desses navios, o “S. Macário” e o “Costeiro Terceiro”, comprados naquela altura pela empresa Sociedade Geral, prestaram durante quase 40 anos, um serviço inestimável, não só à nossa marinha mercante, como ao próprio país. O “S.Ruy”, devido às suas boas características, especialmente a sua sólida construção, em 1970, foi um dos nove navios de pesca à linha, transformados para a pesca de emalhar, o que possibilitou aumentar a sua longevidade, até à década de 90. Acredito, que são vários os factores, a poderem intervir na boa exploração dos navios, nomeadamente: tripulações competentes, alguma sorte, mas mais em particular, a boa qualidade da construção dos seus cascos. Tendo como excepção à regra, o infeliz “Santa Maria Madalena”, que a 11.8.59, à saída do porto de St John, na Terra Nova, naufragou devido a encalhe, todos os restantes navios da classe, superaram em muito, a média de longevidade de um navio mercante (25-30 anos).A boa construção naval portuguesa, foi seguramente a maior culpada deste sucesso.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Unknown said...

Eu vi o film de Francisco Mansso e Oscar Cruz "Terra Nova Mar Velho" onde pude ver o Sao Ruy e ouvir uma cançao dum pescador desse barco (Geraldo Caçoilo). Sera possivel de ter o seu contacto a fim de obter a letra completa dessa cançao que fala do Sao Ruy ?
Obrigado e atentamente
Pierre Pichard