Imagem da corveta NRP AUGUSTO CASTILHO a navegar em Lisboa a 4 de Outubro de 1985.
Uma das seis unidades da classe JOÃO COUTINHO, a AUGUSTO CASTILHO foi construída em Espanha e foi retirada do serviço activo em 2003, encontrando-se desarmada na Base Naval de Lisboa. Das 10 corvetas construídas entre 1970 e 1975, as três primeiras, todas de construção alemã ainda se encontram em serviço activo, juntamente com outras 4 das 7 de construção espanhola...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Uma das seis unidades da classe JOÃO COUTINHO, a AUGUSTO CASTILHO foi construída em Espanha e foi retirada do serviço activo em 2003, encontrando-se desarmada na Base Naval de Lisboa. Das 10 corvetas construídas entre 1970 e 1975, as três primeiras, todas de construção alemã ainda se encontram em serviço activo, juntamente com outras 4 das 7 de construção espanhola...
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22 comments:
Olá LMC
Terminadas as férias regresso ao sempre excelente "B. dos Navios e do Mar"..para lembrar que a concepção original destas corvetas é da responsabilidade do contra-almirante Rogério de Oliveira, também autor dos planos das réplicas das caravelas "Bartolomeu Dias", "Boa Esperança" e "Vera Cruz", construídas em Vila do Conde pelos irmãos Samuel. Julgo que R.de Oliveira foi um especialista em construção naval pouco aproveitado em Portugal. Os espanhóis, por ex. desenvolveram o projecto português, fazendo evoluir o modelo para as fragatas "Infanta Elena" e "Infanta Cristina (entre outras), com chaminés bifurcadas e que penso que ainda navegam.
Um abraço, com saudações atlânticas
João Coelho
PS: Já agora, há noticias da conclusão dos famigerados patrulhas oceânicos, nos estaleiros de Viana do Castelo?
Caro Correia
Aproveitando a boleia do seu post, podia-me recordar qual o nome da corveta que teve uma explosão na sua popa à entrada da Horta?
(acho que era da primeira série e sei que voltou pelos seus meios a Lisboa para reparação, mas o resto...)
Desde já agradecido
amg
João Coelho,
Então, bom regresso de férias. As fragatas ligeiras espanholas derivadas das nossas corvetas ainda navegam, mas com guarnições e sistemas reduzidos, tendo sido adaptadas as Patrulhões de Alto Mar, como de facto acontece também com as 7 corvetas ainda em serviço na Marinha de Guerra Portuguesa.
Além de equiparem a sua Marinha, os Espanhóis fizeram melhor, pois exportaram navios da mesma classe para o Egipto e Marrocos...
Em Portugal, os 3 primeiros navios (Classe JOÃO COUTINHO, construídos na Alemanha - Blohm & Voss - provaram ser muito superiores aos navios de construção espanhola, ainda estão todos em serviço enquanto 3 das 7 corvetas feitas em Cartagena já foram desarmadas.
Quanto aos Patrulhões de Viana, foi agora posto a concurso a aquisição de armamento para os dois primeiros navios com um prazo de entrega de 13 meses.
O resto ninguém sabe, ninguém comenta, não há imagens oficiais o que quer dizer que não há transparência.
Uma das teorias não oficiais refere problemas graves ao nível dos projectos devido a falta de prática desta actividade na Marinha e em Portugal, o que faz algum sentido porque a experiência obtida nos anos sessenta na matéria já há muito desapareceu...
Nunca mais fomos o mesmo desde os tempos da Ribeira das Naus...
Caro Amg,
Creio que foi a HONÓRIO BARRETO. A história que se contava era que havia recipientes com gasolina comprada nos Açores para trazer para o Continente e a coisa correu mal. À época as Ilhas tinham os combustíveis mais baratos.
Era então corrente o contrabando de gasolina das Ilhas para o Continente. Na mesma época, havia um Comandante da CTM que fazia a carreira Funchal - Lisboa conhecida por Banana Line e que usava uns recipientes de plástico, para o transporte dos tais produtos petrolíferos refinados. Numa das viagens, creio que no SETE CIDADES, um desses bidons de plástico rompeu-se de noite por corrosão no fundo e de manhã o compartimento estava todo alagado e o chão levantado. Não aconteceu mais nada porque não calhou. É impressionante a irresponsabilidade de algumas pessoas que acabam por não medir o alcance dos seus actos, ainda por cima no Mar pondo em risco vidas e haveres gratuitamente...
Voltando à CORVETA, estive há dias na Foto Jovial, na Horta e existe lá um álbum de fotografias de navios para venda. Há uma secção de "CROVETAS" (literal) com fotografias da tal HONÓRIO BARRETO com a popa destruída e também da AFONSO CERQUEIRA a arder na Horta...
Cumprimentos do
LMC
Caro LMC
Recordo a explosão na popa da corveta na Horta, sabia que tinha a ver com bidões, mas não conhecia o resto da história..
Da "Afonso Cerqueira" não sabia que também tinha tido problemas com incêndios.
Sobre os patrulhas oceânicos (desculpe, sou incapaz de chamar "patrulhões" ao que quer que seja) é bem capaz de ser verdade que se deva a falta de saber técnico, mas é lamentável, de facto. Ah, país de marinheiros...!
E as "meninas" da Holanda quando chegam?
Um abraço
João Coelho
Olá,
Apenas para corrigir o nome da Corveta que explodiu na Horta em 1987. Foi a António Enes.
Jorge
Ola Chamomo-me Carlos Matos e estive nesta Corveta de 74 a 76, tendo estado tambem com ela em comissao em C. Verde até ao dia da Independencia, desde entao nunca mais voltei a rever os meus camaradas, que saudade eu tenho dela e da amizade criada. Por favor gostaria de reencontrar estes camaraqdas dea guarni~ção da Augusto Castilho, quem souber de alguem por favor me contactem 938360021.
Obrigado
sou o marinheiro sa fiz parte da 1 a guarniçao da castilho estivemos em cabo verde ancola s tome africa do sul, costava de saber do pessoal
sou alberto sa marinheiro da castilho 1 guarniçao gostava desaber desse pessoal todo
Jorge Lamy, ex 1ºmarA. Estive na Castilho entre 1988 e 1990.Um abraço a todos os que por lá passaram em especial para a guarnição dessa data. jorge.lamy@sapo.pt
Vitor viana
Fiz parte da guarnição da Castilho em 88-89.O que na altura era uma situação dificil,é agora motivo de saudade.Um grande abraço para a guarnição da época.
1ºGR E 110988 Viana
vianav@gmail.com
Olá a Todos Corgustos,
Fiz parte desta guarnição de Fev de 88 a Março de 90. Belos momentos passados a bordo, e da excelente camaradagem, Ah grande Lamy.
Abraço a todos:
Galocha
Fi
fiz parte da guarnicao de maio a setembro 1978nos açores, um abraco a todos.
fernandogva@gmail.com
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