Tudo indica que a campanha de compra e preservação do paquete MAXIM GORKIY que vem sendo desenvolvida na Alemanha não irá chegar a bom termo depois de a autoridade portuária de Hamburgo ter negado um espaço para atracação no centro da cidade junto dos navios RICKMER RICKMERS e CAP SAN DIEGO, apesar de diversos investidores se terem interessado pelo projecto de transformação do navio em hotel e museu flutuante, obtendo 10 milhões de euros para a compra do antigo paquete alemão.
O MAXIM GORKIY foi construído em Hamburgo no final dos anos sessenta com o nome HAMGURG, fazendo viagens transatlânticas e cruzeiros para a German Atlantik Lines. O navio era o orgulho da frota mercante da então Alemanha Federal, mas um conjunto de factores negativos afectou a sua exploração comercial originando a venda à União Soviética em 1974.
O MAXIM GORKIY ex HANSEATIC, ex-HAMBURG terminou no final de Novembro um fretamento ao operador de cruzeiros Phoenix Reisen e foi imobilizado no Pireu, acabando por ser vendido a sucateiros da India em Janeiro último.
O navio deixou o Pireu a 28 de Janeiro para Limassol e Port Said, onde entrou a 31 de Janeiro para passar o canal do Suez e seguir para Alang.
Um dos mais emblemáticos navios de passageiros do anos 1960, o MAXIM GORKIY merece ser preservado, pelo que na Alemanha continuam os esforços no sentido de ainda se conseguir a compra do navio.
Contactos na Alemanha associados à tentativa de preservação do MAXIM GORKIY:
http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?f=2&t=983&st=0&sk=t&sd=a&start=110
http://www.kreuzfahrten-treff.de/shiplovers-corner-f7/bye-bye-maxim-gorki-t175-s400.html
http://www.club-ts-hamburg.eu/seiten/aktuell/sonderseite_maxim.htm
O MAXIM GORKIY foi construído em Hamburgo no final dos anos sessenta com o nome HAMGURG, fazendo viagens transatlânticas e cruzeiros para a German Atlantik Lines. O navio era o orgulho da frota mercante da então Alemanha Federal, mas um conjunto de factores negativos afectou a sua exploração comercial originando a venda à União Soviética em 1974.
O MAXIM GORKIY ex HANSEATIC, ex-HAMBURG terminou no final de Novembro um fretamento ao operador de cruzeiros Phoenix Reisen e foi imobilizado no Pireu, acabando por ser vendido a sucateiros da India em Janeiro último.
O navio deixou o Pireu a 28 de Janeiro para Limassol e Port Said, onde entrou a 31 de Janeiro para passar o canal do Suez e seguir para Alang.
Um dos mais emblemáticos navios de passageiros do anos 1960, o MAXIM GORKIY merece ser preservado, pelo que na Alemanha continuam os esforços no sentido de ainda se conseguir a compra do navio.
Contactos na Alemanha associados à tentativa de preservação do MAXIM GORKIY:
http://forum-schiff.de/phpBB3/
http://www.kreuzfahrten-treff.
http://www.club-ts-hamburg.eu/
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
3 comments:
Ainda lá tenho em casa menus, de uma vez que lá fui jantar, estava ele atracado em Ponta Delgada!
Enfim...
Entristece-me todos estes desmantelamentos.
PS - A propósito de uma foto que vi ontem no Expresso sobre o Tollan. Por acaso não tem fotos de quando ele estava no tejo...
Cap Créus,
Fotos do Tollan ou do HAMBURG / MAXIM GORKIY?
Tenho dos dois mas em relação ao TOLLAN, nunca me entusiasmei muito com acidentes. Prefiro os navios em versão saudável...
Eram mesmo do Tollan. E também concordo consigo, mas como não estava em Lsiboa nessa altura, fiquei sempre curioso.
Nada como os Navios saudáveis, sempre!
Post a Comment