Sunday, May 10, 2009

Navio ÓPERA ex-PINHAL NOVO

Duas imagens do navio de cruzeiros fluviais ÓPERA ex-PINHAL NOVO a navegar em passeio turístico pelo Tejo no Sábado dia 9 de Maio. O ÓPERA era o antigo navio PINHAL NOVO, da CP, gémeo do TUNES, actualmente na Guiné, que fez a carreira do Barreiro até 2004.
Modernizado e reconvertido para cruzeiros fluviais e costeiros no estaleiro NAVALROCHA, o ÓPERA está atracado habitualmente junto à ponte giratória da Rocha, tendo sido esta a primeira oportunidade que se proporcionou de o fotografar a navegar desde a modernização.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

10 comments:

Rui Lopes said...

sou visitante assidou deste blog e quero dar uma achega o n'm opera nao e o ex n'm tunes mas sim o seu gemeo ex n'm pinhal novo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Obrigado por me chamar à atenção. Tem toda a razão, aliás vê-se no casco o nome original.

Paulino Mesquita said...

Sr. Luis Correia
Em nome da CCF, Lda. quero agradecer a publicação destas 2 fotos. Gostaria tambem de o convidar a visitarnos a bordo para que fique a conhecer a transformação que o Ópera sofreu na reparação de 2007/2008.
Ao dispor,
Paulino Mesquita

CAP CRÉUS said...

Ao menos não foi para abate nem mandado para um qualquer País!

Anonymous said...

O Ópera era mesmo o navio de passageiros da CP com o nome de "Pinhal Novo", tendo sido construído nos estaleiros navais de S. Jacinto, embora sem grande sucesso devido ao seu consumo, como problemas nas máquinas.

Para os mais interessados, da restante frota ex (CP), o Estremadura, Minho, Lagos, Algarve, Trás-os-Montes, Alentejo Acabaram os seus dias na Siderurgia Nacional, onde foram desmantelados.

Da frota da CP, resta pois o Pinhal Novo, Tunes e o velho Évora que faz viagens turisticas no Sado.
A
Rui

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Dos seis navios gémeos construídos em Viana do Castelo para a CP entre 1960 e 1970, sobreviveu um à demolição em Alhos Vedros: creio que o LAGOS, que foi para São Tomé.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sr. Paulino Mesquita,

Obrigado pelo convite. Terei muito gosto em visitar o seu navio...

Anonymous said...

Caro Luis Miguel.

Na verdade, o Lagos era o mais recente dos navios fabricados pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No caso, navios em casco rebitado, o que lhes conferia grande robustez.
Depois de substituídos pelos Catamarãs fabricados na Ásia com os problemas ao nível das regras de concurso, foram encaminhados para a Siderurgia.
A partir dessa data, sobraram aqules que a pouco e pouco se vai sabendo, como o caso do Tunes e do Lagos (!).

O mais antigo dessa série (o Estremadura, com máquina MAN chegou ao fim de 30 anos ao serviço com a caixa de velocidades ainda operacional.

Foram de facto uma série de navios espectaculares construídos pelos ENVC, tendo a manutenção até a certa data sido assegurada pelos estaleiros da CP no Barreiro.

A

Rui

Anonymous said...

Caro Luis Miguel.

Na verdade, o Lagos era o mais recente dos navios fabricados pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No caso, navios em casco rebitado, o que lhes conferia grande robustez.
Depois de substituídos pelos Catamarãs fabricados na Ásia com os problemas ao nível das regras de concurso, foram encaminhados para a Siderurgia.
A partir dessa data, sobraram aqules que a pouco e pouco se vai sabendo, como o caso do Tunes e do Lagos (!).

O mais antigo dessa série (o Estremadura, com máquina MAN chegou ao fim de 30 anos ao serviço com a caixa de velocidades ainda operacional.

Foram de facto uma série de navios espectaculares construídos pelos ENVC, tendo a manutenção até a certa data sido assegurada pelos estaleiros da CP no Barreiro.

A

Rui

mariotrindadept said...

Sendo assim aqui temos o Tunes

http://www.shipspotting.com/modules/myalbum/photo.php?lid=932381