Friday, August 14, 2009

CAIS VAZIOS


Amanhece e o cais está vazio. Os movimentos de cidadãos alfacinhas que têm andado a pressionar a opinião pública contra a renovação portuária em curso em Lisboa, sonham ver estes espaços todos ajardinados. Assim passar-se-ia dos cais vazios para os cais verdes. Lindo de tão politicamente correcto, não fosse a base de tudo isto a ignorância mais básica. E depois lá vinham os patos bravos do costume cujos interesses inconfessáveis alimentam os líricos defensores de se meterem os navios de baixo dos tapetes e duma assentada, faziam-se mais uns prediozitos para a classe "A++++" e o verde ficava reduzido a uns vasos nos parapeitos da janelas.
PS: O cais ontem estava vazio ao amanhecer, mas minutos depois atracava o grande paquete CELEBRITY EQUINOX que com a sua presença de 120.000 toneladas (TB) emprestou a Lisboa mais vida e alegria. Devia ser assim todos os dias.
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9 comments:

Carlos Henriques said...

Tens toda a razão Luís, ainda me recordo de ajudar o meu pai na entrega de mantimentos à nossa frota de navios tanques, passageiros, de pesca de longo curso. Muito me divertia a saltar de navio em navio, visitar a Casa das Máquinas, a Ponte, os camarotes dos "embarcadiços", a Cozinha... Belos tempos que não voltam mais...!

Carlos henriques

Pedro said...

Completamente de acordo com as suas observações.......na foto podemos ver o porta-contentores "Zrin" na sua primeira escala em Lisboa (serviço da Hapag Lloyd /Hanjin) para o Canadá.

Pedro

JOSÉ MODESTO said...

Caro Luís, texto bastante ilucidativo.
Muitos recebem conselhos, mas só os sensatos beneficiam deles...

Continue a divulgar uma ARTE que muitas das vezes não lhe dão a devida Importancia.

Saudações Marítimas
José Modesto

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Carlos Henriques,

Umas vezes fico cheio de saudades desses tempos com navios por todo o lado, mas de outras vezes a irritação sobrepões-se pela forma estúpida como se deu cabo da frota e do sector.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Pedro,

Obrigado pela alusão ao ZRIN...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Obrigado pelas suas palavras, José Modesto. Um abraço

LMC

Carlos Henriques said...

Luís,

Concordo plenamente, não compreendo como foi possível destruir uma das maiores frotas da Europa, desde a pesca ao transporte de contentores, Navios Tanques e até de gado vivo que era descarregado junto ao CNL, deves lembrar-te...

Carlos Henriques

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Carlos H,

Tenho algumas fotografias desses animais lindos a desembarcar em Santos, incluindo uma muito expressiva no meu livro CAIS E NAVIOS DE LISBOA...

Manuel Bettencourt said...

Caro Sr. Luis Miguel Correia, esses "amigos" que não gostam de portos nem de navios, têem feito um "excelente" trabalho a destruir tudo, até a identidade do nosso povo.Deviamos era como portugueses defender o desenvolvimento do Porto de Lisboa.Por exemplo no porto da Graciosa só os navios dos TMG são propriedade de armadores portugueses, os outros são alugados a estranjeiros.
Cumprimentos
Manuel