Thursday, December 17, 2009

O ARMADOR MAIS ANTIGO


A EMPRESA DE NAVEGAÇÃO MADEIRENSE, cujo início de actividade remonta a 1907 e ao tempo dos navios de vela é actualmente o armador de comércio mais antigo em Portugal e o terceiro até hoje a comemorar cem anos de vida. Os anteriores infelizmente desapareceram da cena marítima pouco depois de atingirem o primeiro século de existência: a Empresa Insulana de Navegação (1871-1974) e a NACIONAL (1881-1985).
Felizmente a MADEIRENSE não trilha a mesma rota das anteriores, está integrada no Grupo Sousa, com sede no Funchal, cujos recursos e experiência no sector da navegação permitiram a continuidade da MADEIRENSE até à actualidade.
Desde 1907 as diversas empresas que constituem a MADEIRENSE tiveram já cerca de 30 navios, cuja história é apresentada no livro sobre a companhia que foi publicado recentemente pela EIN - Edições e Iniciativas Náuticas.
De todos os navios da ENM os mais saudosos foram os elegantes navios fruteiros de construção portuguesa que faziam a carreira regular semanal Lisboa-Funchal, transportando fruta, carga geral e passageiros: o FUNCHALENSE de 1953, o MADEIRENSE de 1962 e o FUNCHALENSE de 1968, cujas imagens se reproduzem aqui de cima para baixo.
A frota actual é composta pelo porta-contentores MADEIRENSE 3 (ENM) e paquete LOBO MARINHO (Porto Santo Line).
As fotografias apresentadas registam a chegada pela primeira vez ao Funchal dos navios vindos do estaleiro, em Abril de 1953, Julho de 1962 e Setembro de 1968.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Bruno Rodrigues said...

Caro Luis,

Espero que não se importe com a referência que fiz ao seu livro "PAQUETES DOS AÇORES" no meu blog, quer com um post, quer com a referência permanente na lateral direita do blog. Se tal não for do seu agrado, por favor informe-me para que eu retire as referências do blog.

Mais uma vez obrigado pelo livro e pela dedicação que depositou em todas as páginas.

Abraço,

Anonymous said...

Bonitas fotos e bonitos navios. E a cidade do Funchal quase irreconhecível com tão poucas casas!
Curiosamente na placa do estaleiro do Madeirense o ano de construção que aparece é 1961.

CAP CRÉUS said...

Lembro-me de os ver, muitas vezes em Ponta Delgada e na Rocha Conde Óbidos. Eram cheios de charme. :-)