Wednesday, September 12, 2007

NAVIOS BENSAUDE


Um acaso feliz proporcionou esta fotografia cheia de significado histórico: o paquete FUNCHAL a sair de Lisboa cruza o porta-contentores CORVO no canal da Barra Grande do Tejo, em 10 de Setembro último. Trata-se de dois navios com 46 anos a separarem as construções respectivas. O elemento comum é a Família Bensaude.
O FUNCHAL foi um dos legados de Vasco Bensaude, uma verdadeira obra prima em termos de concepção, como ainda recentemente reconheceu publicamente o actual armador. Entrado ao serviço em Novembro de 1961, o FUNCHAL continua a navegar passados todos estes anos, no que é a melhor homenagem ao seu criador e à antiga Empresa Insulana de Navegação.
O CORVO, acabado de sair dos Estaleiros de Viana do Castelo, é a aposta mais recente de Joaquim Bensaude, neto de Vasco Bensaude e responsável pela Mutualista Açoreana, empresa que mantém as tradições marítimas da Família, a qual desde 1840 tem estado sempre envolvida no negócio dos transportes marítimos, como armadora e operadora de navios. Um caso pouco frequente no mundo e ainda mais raro em Portugal.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Vão ao Atlântico Azul ver o cartaz da Real Regata das Canoas de dia 5 de Outubro de 2007! Ao longo dos próximos dias iremos colocando mais informações. Juntem-se a nós! You are welcome to participate or join us at the Royal Race of Traditional Ships of the Tagus! More information at Atlântico Azul!

Anonymous said...

Lindo! Parabens ao Funchal e ao seu armador. Votos para que "iate" Funchal navegue nas excelentes condições em que o vem fazendo, e com a mesma dignidade até aos 80 Anos.

CAP CRÉUS said...

Belo acaso, sem dúvida, o que deu uma bela fotografia.
Nunca me chegou a dizer nada sobre as fotos que lhe enviei...
Abraço