Monday, May 19, 2008

PONTA DELGADA na década de sessenta

Porto de Ponta Delgada em outro dia de São Navio. Uma imagem mais recente que a do LIMA e JEAN MERMOZ, situada na segunda metade dos anos sessenta muito provavelmente, vendo-se, da esquerda para a direita, o navio de turbinas a gás CORVO (II), da Mutualista Açoreana, o paquete norte americano INDEPENDENCE de 1951, e o paquete misto holandês PRINS DER NETHERLANDS, que fazia a carreira das antilhas holandesas e foi depois vendido em 1974 ao governo de Cuba, passando a servir como transporte de tropas para Angola com o nome VIETNAME HERÓICO.
Curiosamente apenas o paquete holandês já desapareceu. O CORVO opera no rio Douro com o nome MAIA e o INDEPENDENCE está a atravessar o oceano Pacífico a reboque, em viagem para a sucata...
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1 comment:

joão coelho said...

Julgo que me baralhei com os comentários - dupliquei um, sobre a "Álvares Cabral" - e não enviei o que pensara para esta foto...
Outra excelente perspectiva do porto de P.Delgada, já sem os cais em T, com mais espaço para integrar o POL-Nato (abastecimento de combustível aos navios da Nato).
Lá à ponta, à frente do holandês, está um dos dois rebocadores gregos que, durante algum tempo, fizeram estação em S.Miguel.
Em 1ºplano, a popa do "Corvo" que substituiu o velhinho cargueiro do mesmo nome (que, entretanto passou a "Óscar"). Mais tarde navegaria para os Açores como "Maia", pela entrada em cena de um novo "Corvo" o primeiro que, julgo, foi construído de raiz para a Mutualista Açoreana - terá sido em Viana do Castelo? Este, da foto, num Inverno mais rigoroso, apanhou um temporal que danificou parte da carga - carga a granel que incluía frigorificos. Considerados "salvados" pela seguradora, foram vendidos ao preço da chuva, em P.Delgada..
Curioso que os dois navios, o norte-americano e o holandês, tinham gémeos: o "Constitution" e o "Orange-Nassau", respectivamente. Nos holandeses tivemos uma surpresa, tripulantes que falavam português...eram cabo-verdeanos radicados na Holanda.
A doca de P.Delgada tinha (tem) uma particularidade interessante: o paredão era baixo, ajudando a ampliar a dimensão dos navios - até os paquetes da Insulana pareciam maiores..
Obrigado LMC, por mais esta excelente viagem no tempo e no espaço...

Saudações atlânticas

João Coelho