Wednesday, August 12, 2009

Paquetes Gregos de há 40 anos

Em Agosto de 1969 fizeram escalas em Lisboa três navios de passageiros gregos: QUEEN ANNA MARIA, CARINA e ARGONAUT, operados respectivamente pela Greek Line, Chandris Cruises e Epirotiki Lines.
O navio maior, mais moderno e importante era o QUEEN ANNA MARIA, adquirido em 1965 à Canadian Pacific e construído em 1956 com o nome EMPRESS OF BRITAIN. Este paquete era uma presença regular nas suas viagens transatlanticas entre o Pireu, portos do Mediterrâneo e Nova Iorque. Algumas vezes fazia escala em Ponta Delgada, Açores.
O CARINA era um velho ferry a vapor da Canadian Pacific - PRINCESS HELENA - comprado pela Chandris em 1964 e modernizado superficialmente.
Igualmente antigo era o ARGONAUT, que datava de 1929 e sofrera uma modernização mais acentuada.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

8 comments:

Luis Filipe Morazzo said...

Caríssimo Luis Miguel

Há boa maneira do Sr. Cmdt. Lobo Fialho acabas de cometer uma “corruptela”, ao mencionares “Argonaut” em vez de “Olympia”.

Saudações Marinheiras

Luis Filipe Morazzo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luís Filipe,

Não percebo a tua observação.Parece-me haver alguma confusão da tua parte. O facto de no postal da Greek Line aparecer o OLYMPIA a cruzar-se com o QUEEN ANNA MARIA não quer dizer que cá tenham estado há 40 anos os dois navios da companhia.
O OLYMPIA fez muitas escalas em Lisboa mas nos ultimos anos da companhia foi quase exclusivamente utilizado em cruzeiros, não vindo ao Tejo.
Já o ARGONAUT foi um dos navios de cruzeiros gregos históricos e na altura era o mais luxuoso da frota da Epirotiki.
Para falar em corruptelas, o "À" de "Á boa maneira" não leva "h".
Um abraço do teu velho Amigo
LMC

Luis Filipe Morazzo said...

Aquela do à tens razão, pois o verbo haver não foi para ali chamado. Não se tratou de uma corruptela mas sim de uma gralha de edição. Mas volto com a minha, um leigo na matéria, ao ler aquela mensagem, nunca ia chegar ao "Olympia"

Saudações marinheiras

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luís Filipe,

Por estes mares só navega gente informada. E o truque é ir contando as coisas uma de cada vez.

Ainda tens o paquete do Benfica para venda?

Um abraço

Luis Filipe Morazzo said...

Caríssimo

Não querendo bater no ceguinho, mas quando te referes aos paquetes gregos de há 40 anos no Tejo, (agora sim o á com H, o anterior foi uma gralha de edição e não uma corruptela). Sabendo da existência de muitos curiosos a aceder constantemente ao teu blogue, o "Olympia" nunca poderá ser esquecido deste bloco de 3 ou 4 paquetes.

Saudações marinheiras

LFM

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O OLYMPIA não foi esquecido por ninguém, mas sim ele próprio se esqueceu de Lisboa há muitos anos. Não consta da lista.
Mas está a ser desmantelado em Alang...

Luis Filipe Morazzo said...

Caríssimo LMC

Quanto ao paquete do Benfica, com muita pena minha, acabei de o vender para o Machico. Pessoal que se dedica à pesca desportiva, gostou e comprou. Espero que navegue sempre em águas safas e que tenha a mesma sorte enquanto paquete do Glorioso.
Ainda em relação ao velho "Olympia", que tantas vezes vi passar em frente a Paço d`Arcos, na década de 60, ainda tive o prazer de o poder ver por uma última vez. Foi quando há cinco anos estive atracado a seu lado, em Nassau, durante um cruzeiro. Nessa altura foi com uma pontinha de nostalgia, com que fiquei, ainda mais fiquei, ao ter a certeza, que os dias daquele velho senhor dos mares, já estariam em contagem decrescente, uma vez que o seu estado de conservação, em tudo indicava que o fim estaria próximo.


Saudações marinheiras

LFM

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luís Filipe,

Então abateste o teu barco. O OLYMPIA também foi abatido agora. Curiosamente tanto este como o QUEEN ANNA MARIA esão a ser desmantelados ambos em Alang...