Wednesday, July 08, 2009

Bacalhoeiro FRANÇA MORTE

O bacalhoeiro FRANÇA MORTE, o mais moderno da actualmente reduzida frota portuguesa, está novamente em Lisboa, numa curta arribada para bancas. O navio da Sociedade de Pesca Miradouro entrou no Tejo cerca das 13h00 de 7 de Julho e larga hoje para o mar, após abastecer os seus tanques de combustível, fornecido pelo navio-tanque sueco ONYX, que esta manhã estava atracado de braço dado ao FRANÇA MORTE. Imagens tiradas na manhã de 8 de Julho de 2009. Que saudades da frota bacalhoeira portuguesa, do cais do Ginjal vivo, dos navios fundeados na Junqueira. Obrigado pelas memórias, n/m FRANÇA MORTE, volta muitas vezes...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

fangueiro.antonio said...

Boas.

Realmente, este bacalhoeiro vem reavivar algumas memórias da frota que parava pelo Tejo, fossem para abastecer, para a Benção ou por armarem na zona. O "França Morte" é um colosso de modernidade e tecnologia, mas não tem a graça dos veleiros e nem mesmo de alguns arrastões antigos.
É o que temos hoje (e necessário) para competir na pesca industrial, mas para Realmente admirar, temos as fotos, filmes e livros dos muitos bacalhoeiros do passsado. Esses sim, fazem-nos sonhar com todas as histórias à sua volta.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Paulo Farinha said...

O bonito navio de pesca, construído na Corunha em 2005, tecnologicamente é dos mais evoluídos da Penísula Ibérica, com os seus 78m de comprimento, num investimento de cerca, 15 milhões de Euros.
Um agradecimento especial ao autor deste Blogue pela publicação das imagens do navio
Continuações
Paulo Farinha

Anonymous said...

Olá!
Eu sou o Nuno e o meu pai anda embarcado nesse navio, tenho uma grande adoração e estima por esse barco.
Posso-te arranjar mais fotos desse e de outro grandes navios de Aveiro, pois apsar de reduzida, a frota bacalhoeira não desapareceu...
Este é o meu e-mail e espero que que contactes:
nuno_neves12@hotmail.com
(podemos até combinar e eu digo-te os dias em que esse navio vai para a junqueira, e assim tiras fotos)

Hélder Ramos said...

Eis aqui a última jóia da frota pesqueira aveirense, que coloria a cidade da Gafanha da Nazaré e a enchia de sons vivos e cores de aventura.
Este barco, de passagem pelo Tejo, passados 87 meses da morte do Sr. França, embeleza qualquer paisagem e honra um homem que não quis impérios, senão edificar muitas famílias e vidas, engrandecendo um País que ainda lhe deve uma justíssima homenagem.