Monday, December 14, 2009

Porta-contentores na Matinha


A crise económica mundial tem afectado significativamente a industria de transportes marítimos internacionais, uma vez que a diminuição das trocas comerciais levou à imobilização de centenas de navios, um pouco por todo o mundo.

A situação levou a uma grande depreciação do valor dos navios no mercado de ocasião, e a entrega de navios novos encomendados antes da crise só tem feito aumentar o problema apesar de entretanto terem sido vendidos para sucata muitos navios.

Em Lisboa encontram-se amarrados diversos navios de carga de empresas associadas de armadores portugueses, caso dos porta-contentores MACAU e CHRISTINA I, ambos da PORTLINE, que estão parados no Tejo desde 19 de Setembro e 4 de Novembro de 2009, respectivamente, atracados de braço dado na antiga ponte-cais da Matinha.

Fotografias tiradas a 14 de Novembro de 2009.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

5 comments:

barconauta_ said...

E o Songo também me parece que faz parte desta lista...
Entretanto foi-se sem se despedir o Akademik Shatskiy, não sei dele...mas pelos vistos, foi mesmo embora, espero é que o Teneo, não o tenha vindo substituir!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O SONGO está para venda, mas neste momento não deve valer nada. O PEMBA que era igual, foi vendido um ano antes deste imobilisar, bem antes da crise. Neste momento há tantos navios para venda que ninguém quer, que para muitos o destino será a sucata...

O AKADEMIK foi-se mesmo embora, fez cá um ano de permanência e zarpou. Mas há outros navios parados em Lisboa há algum tempo..., a começar pelo FUNCHAL, na Trafaria...

barconauta_ said...

Luís localizei o Shatskiy, está já na Polónia, junto com o Akademik Lazarev, penso que vão reiniciar a sua actividade normal. Por acaso esta é uma boa altura para comprar navios em SALDOS! Uma excelente altura para renovações de frota. Realmente o Songo está com muito mau aspecto. Já agora, que tal um post sobre este navio? Não sei nada dele, além do nome e nem consegui apanhar-lhe o nome anterior!
ABC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A história do Songo está publicada no meu livro SOPONATA. Foi o unico navio de carga seca a integrar a frota desta empresa antes de posteriormente passar para a Transinsular....

CAP CRÉUS said...

Houvesse dinheiro e ainda se comprava um belo dum Navio.
Estivesse o Ponta Delgada ainda "vivo", e ainda pedia um crédito pessoal!