Monday, August 28, 2006
FUNCHAL em Lisboa 27-08-2006
Imagens da escala do FUNCHAL em Lisboa a 27-08-2006 numa reportagem de Luís Miguel Correia: o navio atracou em Alcântara às 17h00 e largou para Mahon às 21h30...
The cruise ship FUNCHAL in Lisbon on 27-08-2006 pictured by Luís Miguel Correia: the ship docked at the Alcântara terminal at 05.00 PM and sailed for Mahon at 09.30 PM...
Sunday, August 27, 2006
FUNCHAL based in Lisbon
The Portuguese cruise ship FUNCHAL returns to Lisbon-based cruising today, 27th August 2006, after several years operating successfully in the international cruise markets worldwide. The FUNCHAL arrives in Lisbon at 16h00 and docks at the Alcântara cruise terminal to embark passengers for a 12-day Mediterranean cruise. She is scheduled to sail at 20h00.
Photos and news by Luís Miguel Correia - 2006
FUNCHAL e LEIRIA em Lisboa
Domingo, 27 de Agosto de 2006. Dia de festa para os entusiastas de navios portugueses em Lisboa. O navio de cruzeiros português FUNCHAL regressa a Lisboa para uma série de cruzeiros de verão em exclusivo para o mercado nacional.
O FUNCHAL que nos últimos dois anos operou em mercados internacionais, passando pelo Tejo apenas em Abril de 2005 e 2006 no regresso das suas viagens à Austrália, tem chegada prevista para as 16h00, e atraca à estação marítima de Alcântara. Larga pelas 20h00 e segue para o Mediterrâneo, num cruzeiro "Dolce Vita" de 12 dias.
Um outro navio raramente observado em Lisboa é o cargueiro "short sea" LEIRIA, da Naveiro, que vem também a Lisboa, descarregar cereais. Chega às 15h00 e vai atracar ao cais do Beato, junto aos silos.
O LEIRIA foi construído propositadamente para a Naveiro pelos Estaleiros Navais do Mondego (casco subcontratado na Roménia) e é gémeo do BRAGA.
Fotos: o FUNCHAL entrando em Lisboa em Abril último, no final da sua viagem posicional da Austrália para Inglaterra, com escala em Mormugão, e o LAMEGO, um dos cargueiros da Naveiro, que fotografei recentemente em Livorno.Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006
Saturday, August 26, 2006
Mais fotos de paquetes no Tejo
Mais fotografias de Luís Miguel Correia com navios de cruzeiros em Lisboa no blog LISBON CRUISE SHIPS
For further Luís Miguel Correia photos of cruise ships taken in Lisbon go to the blog LISBON CRUISE SHIPS
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PAQUETES INGLESES EM LISBOA
Os actuais navios de cruzeiros britanicos que frequentemente visitam Lisboa não são mais que o renovar de uma tradição que remonta ao segundo quartel do século XIX quando a P&O iniciou a sua actividade com carreiras regulares para o Tejo, e a Mala Real Inglesa, cujas navios de passageiros fizeram escalas regulares em LISBOA de 1851 a 1971.
Nos anos sessenta e setenta quando me começei a interessar por navios de passageiros, era frequente estarem atracados em simultâneo diversos paquetes ingleses. Tal como voltou a acontecer no passado dia 9-08-2006, com o QUEEN MARY 2 e o ORIANA, que atracaram em Alcântara e na Rocha, respectivamente. Ao largar, o QUEEN aproximou-se do ORIANA e procedeu-se à troca de saudações entre ambos, com uma sinfonia de apitos.
QM2 and ORIANA in Lisbon
On 9th August 2006 the British cruise ships QUEEN MARY 2 and ORIANA visited Lisbon together and although berthed in different terminals, the QE2 came close to the P&O ship while departing, giving way to a symphony of whistle salutes in the best tradition of ships and the sea.
Copyright photographs by Luís Miguel Correia - 2006
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Cunard Line,
ORIANA (Passenger Ship 1995),
P O Cruises,
RMS Queen Mary 2
CRYSTAL SYMPHONY em Lisboa
Aspectos do navio de cruzeiros CRYSTAL SYMPHONY (51.044 GT /construído em 1995 em Turku, Finlândia) a sair de Lisboa em 25-08-2006, após mais uma passagem pelo Tejo em cruzeiro do Norte da Europa para o Mediterrâneo. O CRYSTAL SYMPHONY é propriedade da companhia japonesa NYK Lines, considerada uma das maiores do mundo, sendo operado pela associada Crystal Cruises, de Los Angeles. O navio, bem como o CRYSTAL SERENITY (68.870 GT / 2003) posicionam-se no segmento ultra-de-luxo do mercado de cruzeiros, tendo de certa forma ocupado o lugar desenvolvido nos anos setenta e oitenta pela famosa Royal Viking Line.
CRYSTAL SYMPHONY IN LISBON
The cruise ship CRYSTAL SYMPHONY (51.044 GT /built 1995 at Turku, Finland) leaving Lisboa on 25-08-2006, while cruising from Northern Europe to the Mediterranean Sea. Owned by the Japanese giant company NYK Lines, the CRYSTAL SYMPHONY is operated by a subsidiary company, Crystal Cruises, based in Los Angeles. This fine ship and her running mate, the CRYSTAL SERENITY (68.870 GT / 2003) operate on the ultradeluxe segment of the cruise market and follow the style developed in the seventies and eighties by the famous Royal Viking Line.
Copyright photos by Luis Miguel Correia - 2006
CRYSTAL SYMPHONY IN LISBON
The cruise ship CRYSTAL SYMPHONY (51.044 GT /built 1995 at Turku, Finland) leaving Lisboa on 25-08-2006, while cruising from Northern Europe to the Mediterranean Sea. Owned by the Japanese giant company NYK Lines, the CRYSTAL SYMPHONY is operated by a subsidiary company, Crystal Cruises, based in Los Angeles. This fine ship and her running mate, the CRYSTAL SERENITY (68.870 GT / 2003) operate on the ultradeluxe segment of the cruise market and follow the style developed in the seventies and eighties by the famous Royal Viking Line.
Copyright photos by Luis Miguel Correia - 2006
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Crystal Cruises,
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Friday, August 25, 2006
GRAND VICTORIA ex-RENAISSANCE in Lisbon
The GRAND VICTORIA photographed in Lisbon on 22-08-2006 by L. M. Correia
The veteran cruise ship GRAND VICTORIA, owned by Elysian Cruises and first introduced in 1966 by Paquet Cruises of France as their sleek RENAISSANCE, visited Lisbon for the second time under her current name.
One of the survivors of the once large fleet of Greek cruise operators Epirotiki Lines and Royal Olympic (she belonged to Epirotiki and ROC between 1977 and 2005, with a period of three years cruising in Indonesia as the AWANI DREAM), the GRAND VICTORIA still looks very atractive and elegant...
The veteran cruise ship GRAND VICTORIA, owned by Elysian Cruises and first introduced in 1966 by Paquet Cruises of France as their sleek RENAISSANCE, visited Lisbon for the second time under her current name.
One of the survivors of the once large fleet of Greek cruise operators Epirotiki Lines and Royal Olympic (she belonged to Epirotiki and ROC between 1977 and 2005, with a period of three years cruising in Indonesia as the AWANI DREAM), the GRAND VICTORIA still looks very atractive and elegant...
GRAND VICTORIA em Lisboa
Fez escala em Lisboa a 22 de Agosto, pela segunda vez o navio de cruzeiros panamiano GRAND VICTORIA, que está fretado a interesses russos.
Construído em França em 1966 para o Grupo Paquet chamou-se inicialmente RENAISSANCE até ser vendido em 1977 à companhia grega Epirotiki, passando a ser o WORLD RENAISSANCE ( de 1977 a 1984 navegou ao serviço das companhias Costa e Cornow Shipping). De 1995 a 1998 fez cruzeiros na Indonésia como AWANI DREAM, após o que voltou à frota da Epirotiki e ao nome WORLD RENAISSANCE, sendo um dos navios que integraram a nova empresa grega Royal Olympic Cruises, resultante da fusão da Epirotiki com a Sun Line. A falência da ROC em 2004 não ditou o fim do ex-RENAISSANCE, que continua a navegar apesar dos seus 40 anos. Curiosamente em termos de perfil foi pouco alterado com os anos, mantendo um aspecto de iate de cruzeiros que o tornou famoso em França nos anos sessenta e setenta.
Luis Miguel Correia - 2006
Construído em França em 1966 para o Grupo Paquet chamou-se inicialmente RENAISSANCE até ser vendido em 1977 à companhia grega Epirotiki, passando a ser o WORLD RENAISSANCE ( de 1977 a 1984 navegou ao serviço das companhias Costa e Cornow Shipping). De 1995 a 1998 fez cruzeiros na Indonésia como AWANI DREAM, após o que voltou à frota da Epirotiki e ao nome WORLD RENAISSANCE, sendo um dos navios que integraram a nova empresa grega Royal Olympic Cruises, resultante da fusão da Epirotiki com a Sun Line. A falência da ROC em 2004 não ditou o fim do ex-RENAISSANCE, que continua a navegar apesar dos seus 40 anos. Curiosamente em termos de perfil foi pouco alterado com os anos, mantendo um aspecto de iate de cruzeiros que o tornou famoso em França nos anos sessenta e setenta.
Luis Miguel Correia - 2006
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Wednesday, August 09, 2006
PAQUETES NO MUSEU DE MARINHA
A exposição temporária do Museu de Marinha de Lisboa dedicada aos Paquetes Portuguese que noticiámos no dia 3-08 vai estar patente ao público até 5 de Outubro.
The Lisbon Maritime Museum exhibition about the Portuguese Passenger Liners of the past closes on 5th October 2006.
Photo: Companhia Colonial SS SERPA PINTO (1940-1955) cruising in the Kiel canal in 1952. Luís Miguel Correia collection
The Lisbon Maritime Museum exhibition about the Portuguese Passenger Liners of the past closes on 5th October 2006.
Photo: Companhia Colonial SS SERPA PINTO (1940-1955) cruising in the Kiel canal in 1952. Luís Miguel Correia collection
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SERPA PINTO (Passenger ship)
Tuesday, August 08, 2006
QUEEN MARY 2 DE NOVO NO TEJO
O paquete inglês QUEEN MARY 2 entrou esta manhã, 9 de Agosto, em Lisboa, na sua oitava escala entre nós. O navio está a fazer um cruzeiro pelo Atlântico e o Mediterrâneo com saída e regresso a Southampton. Chegou às 06h00 da manhã, e está atracado no cais avançado da estação marítima de Alcântara, de onde larga pelas 15h00. O navio estará uma última vez em Lisboa este ano a 22 de Setembro, mas em 2007 estão previstas mais duas escalas(16-05 e 20-09). A previsão das escalas dos navios de cruzeiros em Lisboa pode ser vista aqui.
THE QM2 IN LISBON
The Cunard flagship QUEEN MARY 2 arrived in Lisbon this morning, 9th August on another cruise to the Mediterranean from Southampton. She is berthed at the Alcantara cruise terminal as usual, and sails at 03h00 PM.
She is scheduled to return to Lisbon on 22nd September 2006, 16th May and 20 September 2007. To check the cruise ships scheduled to visit Lisbon click here.
THE QM2 IN LISBON
The Cunard flagship QUEEN MARY 2 arrived in Lisbon this morning, 9th August on another cruise to the Mediterranean from Southampton. She is berthed at the Alcantara cruise terminal as usual, and sails at 03h00 PM.
She is scheduled to return to Lisbon on 22nd September 2006, 16th May and 20 September 2007. To check the cruise ships scheduled to visit Lisbon click here.
TRADIÇÃO MARÍTIMA
Se há alguém em Portugal que bem tem sustentado as tradições marítimas portuguesas num plano contemporâneo, é a Família Bensaude. Desde meados do século XIX que esta ilustre família dos Açores tem desenvolvido actividades diversas ligadas aos navios e à navegação, o que continua a fazer no presente. Esteve ligada à fundação de algumas das principais empresas marítimas como a Empresa Insulana de Navegação, a Empresa Nacional de Navegação, ou a Parceria Geral de Pescarias, e para além de envolvimento no agenciamento de navios nos Açores e no Continente, continua a armar navios através da Mutualista Açoreana, actualmente a operar dois porta-contentores e com uma nova unidade encomendada em Viana do Castelo. A fotografia que publicamos tem por isso um significado particular na ligação passado - presente: o lugre CREOULA, construído em Lisboa em 1937 por encomenda do Sr. Vasco Bensaude, vendo-se por entre os mastros o porta contentores HYDRA J, operado pela AÇOREANA na carreira dos Açores.
Texto e foto de Luís Miguel Correia- 2006
Texto e foto de Luís Miguel Correia- 2006
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Mutualista Açoreana
Ex-HADAG ferries still going strong in Lisbon
When in 1977 the HADAG ferry VOLKSDORF moved from the river Elbe to the Tagus, she became the MARVILA and has sailed back and forth over the river banks ever since. By now she is one of four ex-German ferries still in service in Lisbon.
Her former running mates PORTO BRANDÃO, VOUGA and CASTELO are no longer in service, but the MOURARIA, S. PAULUS and TRAFARIA PRAIA are still active showing her clear strong German lines to its best.
The MARVILA ex-VOLKSDORF is employed on the Belém to Porto Brandão and Trafaria ferry service and despite her 50 years - she built in Hamburg in 1956, she is still going strong...
Copyright photos and text by Luís Miguel Correia - 2006
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Transtejo
Monday, August 07, 2006
O ALEMÃO DA TRAFARIA
Chama-se MARVILA desde que trocou Hamburgo por Lisboa em 1977. É um dos quatro sobreviventes do grupo de cacilheiros alemães comprados pela Transtejo à companhia alemã HADAG, para serviço no Tejo.
Inicialmentou foram comprados além do MARVILA, o PORTO BRANDÃO, o MOURARIA e o VOUGA, e com este grupo veio também o CASTELO, que foi oferecido. Em 1996 adquiriram-se mais duas unidades, o S. PAULUS e o TRAFARIA PRAIA.
O MARVILA ex-VOLKSDORF faz habitualmente a carreira de Belém para o Porto Brandão e a Trafaria e apesar dos seus 50 anos - foi construído em 1956, é um ferry sólido e confortável, particularmente adequado à linha da Trafaria, na qual às vezes se regista alguma ondulação, com que os mais modernos mas menos robustos CACILHENSES não sabem lidar tão bem.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006
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Transtejo
ILHAVO E OS ARRASTÕES
A Marinha de Pesca tem visto a sua dimensão muito reduzida nas últimas decadas, com consequências para o porto de Ilhavo, tradicionalmente o mais importante no que tocava à frota bacalhoeira. Estivemos lá recentemente a fotografar as ponte-cais e alguns dos navios atracados. Mantém-se a beleza de outros tempos.
Palavras e imagens de Luís Miguel Correia - 2006
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Sunday, August 06, 2006
CLASSIC SAGAs
The SAGA ROSE and her fleetmate SAGA RUBY are also extremely interesting classic ships. Built in 1965 and 1973 for the Norwegian America Line, they belonged to Cunard for a long time and have both joined another owner more recently, the Saga Group.
I was very happy to fly to Madeira in January in order to photograph them together. They will be together again in Lisbon next January 4th, and once more in Madeira on January 11th... In their present form the Saga livery fits very well to their original classic lines. And I have always enjoyed yellow funnels....
SS OCEANIC - UM VERDADEIRO CLÁSSICO
O fim agora anunciado da longa carreira do antigo FRANCE, que vai ser desmantelado em Alang, justifica um olhar nostálgico por alguns paquetes clássicos dos anos sessenta, o período em que se construiram os navios de passageiros mais bonitos que me foi dado conhecer.
Gosto de paquetes desde sempre e o OCEANIC exerceu um fascínio especial sobre mim. Era o meio-irmão distante do EUGENIO C de 1966, que vi pela primeira vez em Nassau em 1989, e no qual acabei por viajar em Abril último. É um navio excepcional.
Luís Miguel Correia - 2006
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SS OCEANIC - CLASSIC BEAUTY OF THE SIXTIES
With the former FRANCE now joining the list of illustrious passenger ships of the past, the few still active classic liners of the sixties should get all our attention. One such ships, and the last great Italian-built express liner (turned into a cruise liner from the very begining) of the sixties and the more successful of them all is the OCEANIC built in Monfalcone for Home Lines and still in steam in the Med based in Barcelona and operated by Pullmantur Cruises. Here it is a nice view of her taken in Villefranche on 25the April 2006.
The former FRANCE should have been just perfect to have returned to the Mediterranean as a Marseilles-based cruise ship doing for the French market what the OCEANIC did perform in Spain: create a growing new cruise market. And the FRANCE could sail on a 7-day itinerary for a few years to come, but it was no to be so... The second photo shows the OCEANIC at La Goullete, Tunis in late April 2006.
Copyright L.M.Correia - 2006
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Saturday, August 05, 2006
TRIBUTE to the FRANCE / NORWAY / BLUE LADY
A tribute to one of the most remarkable passenger ships ever built: the FRANCE of 1962 that as the BLUE LADY has reached the very end of a long and successful career at the scrappers beach of doom in Alang, India.
Copyright photos by Luís Miguel Correia taken in 1973, 1989 and 1998 in Southampton, Miami and Lisbon
LISBON LINERS AUGUST 1971
The Italian liners EUGENIO C and GALILEO GALILEI in Lisbon in the early seventies
The 43 ships listed below made 81 calls to Lisbon in August 1971, 35 years ago. Many of the calls were cruises, but there were still many ships operating liner voyages to South America or África, and there were also the Portuguese troopers.
ALFREDO DA SILVA, AMÉLIA DE MELLO, ANCERVILLE, ANGOLA, ANGRA DO HEROISMO, ARGENTINA STAR, ARGONAUT, AUGUSTUS, BRASIL STAR, CABO SAN ROQUE, CANBERRA, CHUSAN, CRISTOFORO COLOMBO, EAGLE, ELLINIS, EUGENIO C, FAIRSKY, FEDERICO C, FUNCHAL, GALILEO GALILEI, GIULIO CESARE, INFANTE DOM HENRIQUE, LEONARDO DA VINCI, MANUEL ALFREDO, MICHELANGELO, MOÇAMBIQUE, MONTSERRAT, NEVASA, NILI, NORTHERN STAR, ORCADES, ORIANA, PASTEUR, PÁTRIA, PRINCIPE PERFEITO, REINA DEL MAR, RITA MARIA, SANTA MARIA, SOUTHERN CROSS, UGANDA, UIGE, URUGUAY STAR, VERA CRUZ.
Looking at the EUGENIO C at the time, she docked in Lisbon 3 times: on 1st August, (18h00 to 24h00) from Genoa to Rio de Janeiro, by 21st August she was back (12h00 /22h00) on her way to the Med, only to return to Lisbon once more on 27th August (18h00 / 24h00) for another fast crossing to Rio.
Concerning the Portuguese ships, the PRINCIPE PERFEITO arrived on 14th August from her classic August cruise to the Med, while the AMÉLIA DE MELLO completed her final voyage from Angola and Cape Verde. Words and copyright photos by L. M. Correia - 2006
PAQUETES EM LISBOA EM AGOSTO DE HÁ 35 ANOS
Cais da Rocha de Conde de Óbidos nos anos sessenta, com 4 paquetes da Companhia Colonial atracados: SANTA MARIA, INFANTE e VERA CRUZ, junto à estação marítima, e o UIGE na doca seca nº 1
Rocha Passenger Terminal in Lisbon in the sixties, with 4 liners of the Companhia Colonial: SANTA MARIA, INFANTE and VERA CRUZ, alongside the terminal, and UIGE in dry dock nº 1
O CABO DE SAN ROQUE, da Companhia Ybarra, de Sevilha em LisboaYbarra liner CABO SAN ROQUE at Lisbon
Há 35 anos, em Agosto de 1971 o Porto de Lisboa registava a sua melhor época em termos de escalas de navios de passageiros. Nada menos que 81 escalas efectuadas por 43 navios. Para além de cruzeiros, então em crescimento, com destaque para o cruzeiro de verão do PRINCIPE PERFEITO ao Mediterrâneo, de 31 de Julho a 14 de Agosto, o movimento de navios em viagens regulares era ainda intenso, quer para África quer para a América do Sul. E havia os transportes de tropas para o Ultramar.
O EUGENIO C, então o mais moderno destes navios a passar regularmente por Lisboa foi responsável por 3 escalas: dia 1 de Agosto, (18h00 às 24h00) passou do Mediterrâneo para o Rio de Janeiro, de onde regressou a 21 (12h00 /22h00) a caminho de Génova, para estar em Lisboa novamente no dia 27 (18h00 / 24h00) para nova travessia rumo ao Rio.
Rocha Passenger Terminal in Lisbon in the sixties, with 4 liners of the Companhia Colonial: SANTA MARIA, INFANTE and VERA CRUZ, alongside the terminal, and UIGE in dry dock nº 1
O CABO DE SAN ROQUE, da Companhia Ybarra, de Sevilha em Lisboa
Há 35 anos, em Agosto de 1971 o Porto de Lisboa registava a sua melhor época em termos de escalas de navios de passageiros. Nada menos que 81 escalas efectuadas por 43 navios. Para além de cruzeiros, então em crescimento, com destaque para o cruzeiro de verão do PRINCIPE PERFEITO ao Mediterrâneo, de 31 de Julho a 14 de Agosto, o movimento de navios em viagens regulares era ainda intenso, quer para África quer para a América do Sul. E havia os transportes de tropas para o Ultramar.
O EUGENIO C, então o mais moderno destes navios a passar regularmente por Lisboa foi responsável por 3 escalas: dia 1 de Agosto, (18h00 às 24h00) passou do Mediterrâneo para o Rio de Janeiro, de onde regressou a 21 (12h00 /22h00) a caminho de Génova, para estar em Lisboa novamente no dia 27 (18h00 / 24h00) para nova travessia rumo ao Rio.
Para avivar a nostalgia, aqui ficam os nomes dos protagonistas desse festival de paquetes de há 35 anos:
ALFREDO DA SILVA, AMÉLIA DE MELLO, ANCERVILLE, ANGOLA, ANGRA DO HEROISMO, ARGENTINA STAR, ARGONAUT, AUGUSTUS, BRASIL STAR, CABO SAN ROQUE, CANBERRA, CHUSAN, CRISTOFORO COLOMBO, EAGLE, ELLINIS, EUGENIO C, FAIRSKY, FEDERICO C, FUNCHAL, GALILEO GALILEI, GIULIO CESARE, INFANTE DOM HENRIQUE, LEONARDO DA VINCI, MANUEL ALFREDO, MICHELANGELO, MOÇAMBIQUE, MONTSERRAT, NEVASA, NILI, NORTHERN STAR, ORCADES, ORIANA, PASTEUR, PÁTRIA, PRINCIPE PERFEITO, REINA DEL MAR, RITA MARIA, SANTA MARIA, SOUTHERN CROSS, UGANDA, UIGE, URUGUAY STAR, VERA CRUZ.
Fotos e texto de L. M. Correia - 2006
KWANZA TOUR I ex-TUNES
O antigo navio de passageiros português TUNES (893 grt / construído em 1978) que o ano passado foi vendido pela Soflusa a interesses angolanos e se encontra em reparação no estaleiro NavalRocha, em Lisboa, mudou já de nome e bandeira.
Chama-se agora KWANZA TOUR I e está registado no Panamá. O novo nome sugere uma futura utilização na área do turismo.
O TUNES foi construido para a CP - Caminhos de Ferro Portugueses em São Jacinto em 1978 e utilizado na ligação fluvial entre Lisboa e o Barreiro até Maio de 2004, data em que foi retirado do serviço activo. A transferência para a Soflusa ocorreu em 1994. Depois de uma longa imobilização atracado ao cais da siderúrgia do Seixal, foi rebocado em Dezembro de 2005 para a NavalRocha, onde se procedeu a trabalhos de modernização e à docagem do navio.
The former Portuguese passenger ferry TUNES (893 grt / built 1978) sold last year by Soflusa to undisclosed Angolan interests was photographed on 22 July at the NavalRocha shipyard, in Lisbon, under new name and registry, as the Panamian KWANZA TOUR I. This name suggests future coastal cruising activities in Angola.
The TUNES was one of the two final CP - Portuguese Railways ferries, built in São Jacinto in 1978 for the Lisboa - Barreiro ferry service, she operated until May 2004, when she was withdrawn and laid up at Seixal. Following sale, the TUNES was towed across the river Tagus to the NavalRocha shipyard last December for a refit and drydock that is now nearing completion.
O TUNES foi construido para a CP - Caminhos de Ferro Portugueses em São Jacinto em 1978 e utilizado na ligação fluvial entre Lisboa e o Barreiro até Maio de 2004, data em que foi retirado do serviço activo. A transferência para a Soflusa ocorreu em 1994. Depois de uma longa imobilização atracado ao cais da siderúrgia do Seixal, foi rebocado em Dezembro de 2005 para a NavalRocha, onde se procedeu a trabalhos de modernização e à docagem do navio.
The former Portuguese passenger ferry TUNES (893 grt / built 1978) sold last year by Soflusa to undisclosed Angolan interests was photographed on 22 July at the NavalRocha shipyard, in Lisbon, under new name and registry, as the Panamian KWANZA TOUR I. This name suggests future coastal cruising activities in Angola.
The TUNES was one of the two final CP - Portuguese Railways ferries, built in São Jacinto in 1978 for the Lisboa - Barreiro ferry service, she operated until May 2004, when she was withdrawn and laid up at Seixal. Following sale, the TUNES was towed across the river Tagus to the NavalRocha shipyard last December for a refit and drydock that is now nearing completion.
Report and photos by L. M. Correia - 2006
Friday, August 04, 2006
500th ANNIVERSARY OF THE CITY OF FUNCHAL
Funchal, the capital city of Madeira Island is set to commemorate five centuries of existence as a city in August 2008, with a Sea Festival with a Tall Ships Regatta. The return of the Portuguese passenger liner FUNCHAL on a special voyage repeating her 1961 original itinerary out of Lisbon with calls in Madeira, St. Michael's, Terceira and Fayal islands was also planned but after all it seems it is not going to take place.
The sailing regatta is set to depart from Falmouth in September 2008 and the ships are expected to arrive in Madeira at about 25th September after a call at Ilhavo, Aveiro.
Funchal was the first overseas city of the Portuguese Discoveries period and is now a thriving and bustling city keeping traditions and maritime history side by side with modernity. In 2005 its port became the first cruise port in Portugal, ahead of Lisbon.
Photos: The classic FUNCHAL off Lisbon, 21-04-2006, and the figure head of the Portuguese Navy sail training ship SAGRES, one of the tall ships expected in Funchal for the 2008 Sea Festival (Copyright words and images by Luís Miguel Correia - 2006)
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Funchal (Passenger Ship 1961),
Paquetes Portugueses
500 ANOS DA CIDADE DO FUNCHAL
Paquete FUNCHAL em Lisboa no passado dia 21 de Abril, no regresso de uma longa viagem à Austrália e India (Foto de L. M. Correia - 2006)
O Funchal comemora os 500 anos de elevação a cidade em Agosto de 2008 com iniciativas de cariz marcadamente marítimo.
O Funchal comemora os 500 anos de elevação a cidade em Agosto de 2008 com iniciativas de cariz marcadamente marítimo.
Dos eventos pensados para assinalar esta importante efeméride, destacava-se uma viagem especial do paquete FUNCHAL repetindo o itinerário original do navio na carreira da Madeira e Açores, para a qual foi construído na Dinamarca em 1961, e que assegurou regularmente até 1972. Afinal parece não ter havido condições para concretizar esta viagem.
Último sobrevivente da famosa frota de paquetes portugueses dos anos sessenta, que há 40 anos contava com 26 navios em actividade, o FUNCHAL continua de boa saúde e recomenda-se. É actualmente o mais antigo navio de cruzeiros do mundo que nunca mudou de nome e tem bandeira portuguesa. A sua existência bem sucedida deve-se ao armador grego George Potamianos, que está ligado profissionalmente ao navio desde 1976 e o adquiriu em 1985. Este grego grande amigo de Portugal é um especialista em navios de passageiros clássicos e tem investido somas significativas na renovação técnica do nosso FUNCHAL, conseguindo assim prolongar a sua vida útil o mais possível, sem estragar o navio.
REGATA DE GRANDES VELEIROS
Outro evento inédito nos 500 anos da história do porto da cidade do Funchal será um Festival do Mar cuja atracção principal vai ser uma regata de grandes veleiros. Com data marcada para Setembro de 2008, esta regata vai juntar alguns dos mais emblemáticos navios de vela do mundo, como a nossa SAGRES, numa regata com partida de Falmouth, Inglaterra, rumo a Ilhavo e ao Funchal e está a ser organizada pela Tall Ships International Limited com o apoio das Câmaras Municipais de Ilhavo e do Funchal. As datas provisórias anunciadas em Lisboa a bordo da SAGRES em 22 de Julho último apontam para a presença da frota de veleiros participantes em Falmouth de 3 a 6 de Setembro de 2008, em Ilhavo de 14 a 17 do mesmo mês e no Funchal de 25 a 28 de Setembro de 2008.
O Funchal foi a primeira cidade portuguesa da era dos Descobrimentos, tendo a sua elevação sido decretada pelo Rei D. Manuel I em Agosto de 1508. Com uma história marítima muito rica, a cidade e o seu porto vivem actualmente um período de prosperidade evidenciado num cosmopolitismo crescente, aliando as belezas naturais únicas a uma boa imagem urbana e social. No Funchal actual concilia-se a modernidade com a história e o mar português de sempre. É actualmente o porto português com mais movimento de navios de cruzeiros, tendo ultrapassado Lisboa em 2005.
Palavras e imagens de Luís Miguel Correia - 2006
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Funchal (Passenger Ship 1961),
Paquetes Portugueses
Thursday, August 03, 2006
PORTUGUESE PASSENGER LINERS AT THE LISBON MARITIME MUSEUM
The launching of the former Portuguese flagship INFANTE DOM HENRIQUE in 1960 at Hoboken, near Antwerp (Copyright photograph from the Luís Miguel Correia collection)
Portugal is by tradition one of the oldest maritime countries in Europe and the Lisbon Maritime Museum shows that tradition to a level of excellence.
Portugal is by tradition one of the oldest maritime countries in Europe and the Lisbon Maritime Museum shows that tradition to a level of excellence.
One of the proudest chapters of contemporary Portuguese maritime history deals with the countries' passenger ship fleet.
An exhibition dedicated to the Portuguese passenger liners of the past has just opened at the Lisbon Maritime Museum. It covers the history of those great ships over the nineteenth and twentieth centuries, from the first steamers to the large express liners of the nineteen sixties and includes photographs, memorabilia and furniture from the ships, models, etc...
An exhibition dedicated to the Portuguese passenger liners of the past has just opened at the Lisbon Maritime Museum. It covers the history of those great ships over the nineteenth and twentieth centuries, from the first steamers to the large express liners of the nineteen sixties and includes photographs, memorabilia and furniture from the ships, models, etc...
A must for those interested in the subject, so perhaps now it is time for a visit to Lisbon and its maritime museum.
Luís Miguel Correia - 2006
Luís Miguel Correia - 2006
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