The original AIDA cruise ship, the AIDAcara ex-AIDA (38.531 GRT / built 1996) renamed in 2002, visited Lisbon again on 27 October 2015 and so some more photos of her were just registered. In her early years she was a regular visitor to Lisbon on her summer cruises from Palma de Mallorca.
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Saturday, October 31, 2015
BALU C no Tejo
Navio de carga BALU C da companhia britânica Carisbrooke a sair de Lisboa carregadinho na manhã de 30 de Outubro de 2015. Pena que quase se não veja cargueiros portugueses.
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SAGRES aberta ao público para visitas em Lisboa
O Navio-Escola SAGRES vai estar aberto a visitas para o público este fim de semana, tanto Sábado como Domingo das 10H00 às 18H00. Esperemos que não chova e que haja muitos interessados. O navio veio esta manhã da Base Naval do Alfeite atracar à Rocha para participar nas comemorações dos 128 anos do arranque das grandes obras do Porto de Lisboa, uma das duas grandes obras públicas do regime monárquico liberal do último quartel do século XIX (com o caminho de ferro). Esta data - 31 de Outubro - é comemorada desde há cerca de 20 anos como o Dia do Porto de Lisboa.
Fotografias tiradas na manhã de 30 de Outubro de 2015 com a SAGRES a atracar ao cais, em mais uma manobra soberba de grande marinharia, sem rebocadores nem propulsores de proa ou outras modernices para além do saber bem fazer.
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Dia do Porto de Lisboa,
Marinha Portuguesa,
NRP Sagres
Navios na Ponta da Rocha
Durante toda a minha vida de fotógrafo de marinha e como mero observador das coisas navais e marítimas, a Ponta da Rocha foi sempre um ponto privilegiado, ideal muitas vezes para registar as entradas e saídas de navios da doca do Espanhol (o tal que afinal era Galego), ou de e para o estaleiro da Rocha. Hoje o espaço deixou de ser acessível a todos mas acabei por aí passar parte da manhã e por aqui vos deixo alguns dos resultados... A SAGRES e o novo MAR PORTUGAL, O CORINTHIAN e o CABO DA ROCA, o SVITZER SINES e o velho guindaste Mague da APL, creio que o 124, a pedir para ser preservado, ou pelo menos mais estimado e pintado.
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Navio de investigação MAR PORTUGAL
O Estado Português acaba de comprar um navio de investigação científica destinado a substituir o NORUEGA no quadro da investigação das pescas. A nova unidade chegou a Lisboa a 21 de Outubro último ainda com o nome KOMMANDOR CALUM, entretanto alterado a 23 para MAR PORTUGAL, quando foi inaugurado pela Ministra do Mar Drª. Assunção Cristas no cais da Rocha acompanhada do Secretário de Estado do Mar.
"Foi o culminar de um processo longo e complexo que chegou a bom porto", referiu a ministra do Mar durante a entrega do MAR PORTUGAL, foi "um compromisso que assumi durante o meu mandato e que cumpri hoje com alguma emoção".
O MAR PORTUGAL é um navio maior e mais moderno que o NORUEGA, foi construído na Escócia em 1986 para a Royal Navy como RMAS SALMAID (A 187), o mais recente de três navios de salvamento ("salvage and mooring ships") da classe SAL, tendo sido lançado à água a 22 de Maio e entregue a 28 de Outubro de 1986. Tinha então 2.225 toneladas de deslocamento máximo e 1967 toneladas de arqueação bruta.
Quando da privatização do "Royal Maritime Auxiliary and Government Agency Services", o navio passou a pertencer à companhia Serco Denholm, passando a chamar-se SD SALMAID de 2008 a Fevereiro de 2012, neste ano foi vendido à companhia Hays Ships, de Aberdeen, passando a chamar-se KOMMANDOR CALUM e tendo sido modernizado na Polónia onde foi transformado em navio oceanográfico.
Vai agora ser operado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O MAR PORTUGAL tem 75m de comprimento fora a fora e 15m de boca. Dispõe de alojamentos para 30 investigadores e equipas técnicas, e uma tripulação civil de 16 elementos.
Na configuração actual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos. Está prevista uma reconversão para, mantendo as valências actuais, poder servir igualmente para a investigação científica ligada às pescas.
O MAR PORTUGAL foi comprado por 7.9 milhões de Euros e vai ser reequipado e remodelado num investimento total de 13 milhões, dos quais 11 oferecidos generosamente pela Noruega ao abrigo de um programa de apoio.
O navio ainda apresenta a chaminé do armador anterior Hays Ships e o nome KOMMANDOR CALUM nas bóias de salvação,
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Friday, October 30, 2015
TRAFARIA PRAIA revisitado
O TRAFARIA PRAIA, Cacilheiro tornado obra de arte pela artista Joana Vasconcelos, está bem e recomenda-se, embora não haja quem o veja desde há precisamente um ano.
Assim fomos até ao Seixal à procura deste ícone tágico contemporâneo e lá estava o TRAFARIA PRAIA, a seco, bem cuidado, à espera de em breve voltar aos cruzeiros pelo Tejo, para o que necessita de um cais de onde operar, uma vez que o pontão utilizado em 2014 tinha uma licença precária e a actividade marítimo-turística requer tudo menos precaridade...
Ver o TRAFARIA PRAIA a seco é quase ver esta princesa do Tejo despida, obras vivas orgulhosamente à vista, denotando um belíssimo casco, sólido, rebusto e elegante.
Pena que dos sete alemães emigrados para Lisboa em 1977 e 1996 só restem estes dois, ambos componentes da "fornada" de 96, o TRFARIA e o S. PAULUS.
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Cacilheiros,
Douro Azul,
TRAFARIA PRAIA (II) (Passenger ferry)
Thursday, October 29, 2015
TOKYO SPIRIT: salvamento bem sucedido
Costuma dizer-se que corre tudo bem quando acaba bem e de certa forma o recente encalhe do petroleiro TOKYO SPIRIT junto à Marina de Cascais acabou de facto bem, com o navio posto a flutuar por rebocadores portugueses no mais curto espaço de tempo possível, sem danos ambientais registados, e perspectivas de uma boa reparação certamente com algumas toneladas de aço para substituir nos estaleiros da Lisnave em Setúbal onde acabámos por assistir à atracação do navio na manhã de 24 de Outubro. Foi de certa forma uma atracção turística de fim de semana a animar Cascais, sem que os muitos espectadores se tenham apercebido dos esforços e eficiência das entidades portuguesas envolvidas na operação de salvamento. Parabéns a todos.
O navio-tanque suezmax com bandeira das Bahamas TOKYO SPIRIT, que se encontrava fundeado na baía de Cascais desde 14 de Outubro e se destinava a Setúbal, onde ia ser reparado pela Lisnave, garrou na manhã de 17 de Outubro de 2015 e encalhou cerca do meio-dia a menos de 1 milha frente ao farol de Santa Marta, acabando durante a tarde por se posicionar junto ao molhe de protecção da Marina de Cascais.
Imagens do TOKYO SPIRIT na Baía de Cascais e já a ser rebocado para Setúbal pelas prestantes unidades da Rebonave
O navio perdeu a amarra de estibordo, ao que tudo indica devido ao mau tempo, nomeadamente ondulação e ventos fortes, que se verificou na costa portuguesa e ficou à garra. Duas tentativas de desencalhe do TOKYO SPIRIT, na preia-mar do final da tarde de 17 e na madrugada seguinte, com o auxílio dos rebocadores MONTEVIL, SVITZER FUNCHAL, SVITZER LEIXÕES e SVITZER SINES, deslocados do porto de Lisboa, não resultaram, pelo que se procurou lastrar o navio de forma a aliviar o calado à popa, o que, associado à chegada de Setúbal e Sines dos rebocadores CASTELO DE SÃO JORGE, CASTELO DE SINES e MONTE DA LUZ, mais potentes e adequados à manobra em causa, permitiu o desencalhe do TOKYO SPIRIT com sucesso, pelas 14H30 de 18 de Outubro, iniciando-se o reboque para Setúbal, onde entrou a 19 de manhã e se encontra em reparação. Depois de ter descarregado os resíduos das lavegens dos tanques no terminal da ECO-oil, o TOKYO SPIRIT entrou no estaleiro da Mitrena a 24 de Outubro, onde deverá permanecer cerca de um mês em reparação.
Um pedido de socorro emitido pelo TOKYO SPIRIT às 12H01 foi recebido pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo-se dado início à assistência e salvamento do navio, coordenada no local pelo Capitão do Porto de Cascais. Um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa esteve perto do navio no sentido de apoiar o desembarque dos 22 tripulantes, o que foi recusado pelo comandante do petroleiro alegando que estes não corriam perigo, sendo igualmente utilizada a corveta N.R.P. JOÃO ROBY da Marinha de Guerra. O armador contratou de imediato os serviços da empresa de salvamento marítimo ARDENT, que colocou a bordo uma equipa orientada pelo "salvage master" Bram Sperling. A ARDENT foi criada em 2014 por fusão da Svitzer Salvage com a Titan e procedeu recentemento ao salvamento do paquete italiano COSTA CONCORDIA no Mediterrâneo.
Uma vez que o TOKYO SPIRIT se apresentava descarregado, o perigo de poluição por hidrocarbonetos limitou-se ao possível derrame de combustível e resíduos de crude existente a bordo e felizmente tudo correu pelo melhor. A Marinha destacou para Cascais uma equipa de 18 elementos especializada na luta contra a poluição, tendo sido montada uma barreira de contenção com 600 metros e utilizado o apoio da APL – Administração do Porto de Lisboa, cujo rebocador AMETISTA esteve em Cascais, e da Protecção Civil de Cascais. O Piloto que dirigiu a manobra que permitiu safar o petroleiro encalhado em Cascais foi o Cte. Aníbal Senos Bela, natural de Ílhavo e piloto da barra do porto de Lisboa, que coordenou com sucesso os esforços dos sete rebocadores utilizados no dia 18 de Outubro.
O N/T TOKYO SPIRIT é um navio petroleiro suezmax, com casco duplo, construído no Japão em 2006 a acabado de ser comprado e rebaptizado pela TK, empresa actualmente considerada como a maior armadora de navios-tanques para transporte de ramas de tonelagem média, com 44 unidades.
Imagem da chegada ao estaleiro da Lisnave a 24 de Outubro de 2015 depois de limpos os tanques no terminal da ECO-oil
O TOKYO SPIRIT havia descarregado em 4 e 5 de Outubro em Gotemburgo, ainda com o nome anterior PRINCIMAR LOYALTY após o que foi entregue pela companhia Princimar Maritime à Teekay, mudando de designação, trocando o registo da Libéria pelo das Bahamas e sendo posicionado ao largo de Cascais ainda com a tripulação original, assegurada pela firma alemã Bernard Schult Shipmanagement, de Hamburgo, que se preparava para ser rendida por uma nova assim que o navio entrasse no estaleiro.
O TOKYO SPIRIT foi construído em Tsu, no Japão pelo estaleiro Universal Shipbuilding Corporation (Construção nº. 19) por encomendada companhia Dynacom Tankers: teve a quilha assente a 29-07-2004, foi lançado à água a 7-01-2006 e entregue ao armador a 7-04-2006, chamando-se inicialmente NAVIGATOR. Em 2013 foi vendido ao grupo Principal Maritime, mudando de nome para PRINCIMAR LOYALTY. Em Agosto último os 12 petroleiros da Principal foram vendidos à Teekay Tankers, num negócio de mais de 640 milhões de USD, pelo que o TOKYO SPIRIT foi entregue aos compradores há apenas alguns dias. O N/T TOKYO SPIRIT apresenta as características principais seguintes: Nº. IMO 9296377, registo Nassau, Bahamas; Tonelagens: 78.845 GT, 47.076 NT, 149.996 DW. O navio tem as dimensões seguintes: comprimento fora a fora: 274,2 m, comprimento pp.: 263,0 m, boca máxima: 48,04 m; Pontal: 8,7 m. Propulsão por motor diesel, 1 hélice, velocidade de 15 nós.
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TOKYO SPIRIT (Suezmax tanker)
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