Friday, April 30, 2010

Um grande estaleiro no coração da cidade

As esperanças renovadas pelo interesse súbito da Inteligência Nacional pelo Mar, recentemente destacado em discursos presidenciais, governamentais e da "sociedade civil" portuguesa têm que ser vistos com a susceptibilidade resultante de quase 40 anos de Desmaritimização Activa nos planos económicos, estratégicos e culturais associados aos portugueses.
Por maior que for o somatório de boas vontades militantes, enquanto se não mudar a mentalidade provinciana assente no mais puro analfabetismo marítimo, não haverá mudanças profundas na nossa forma de ver e estar com o mar.
Um exemplo comparativo, de entre muitos que se podiam mostrar é a diferença de atitude da população de Hamburgo face aos seus congéneres de Lisboa. 
Na primeira há um orgulho activo na valência marítima da cidade e porto respectivo. As grandes lojas do centro de Hamburgo estão decoradas com enormes fotografias do porto, actividade marítima, contentores, etc..., os apartamentos com vista para os terminais de contentores são dos mais caros e apetecidos da cidade, e pasme-se, mesmo no centro de Hamburgo está activo um enorme estaleiro de construção e reparação naval, em cuja carteira de clientes figura Portugal desde há quase 100 anos.
Entre nós é como se observa, ninguém parece saber para que um País como Portugal precisa de dois modestos submarinos (eu também não sei, pois dois são insuficientes, falta mais um e o ideal era serem seis), terminais de contentores junto à Cidade, "Vade Retro...", cruzeiros, idem, que tiram a vista do povo às taínhas bêbedas dos esgotos agora em suposta purificação, estaleiro naval frente ao Terreiro do Paço, NÃO, há que construir com arrojo uma nova EXPO urbana. E navios também não os queremos para nada, como um dia me disse o Ministro do Mar Azevedo Soares -"Portugal não precisa de Marinha Mercante, sai mais barato utilizar navios estrangeiros".

25 de ABRIL em Hamburgo
A imagem que ilustra este artigo foi registada a 25 de Abril na cidade de Hamburgo e enviada pelo Estaleiro Blohm & Voss. Mostra o estaleiro cheio de navios em plena actividade mesmo no centro de Hamburgo. Navios de passageiros são quatro nas docas: CELEBRITY CONSTELLATION, COLOR FANTASY, BALMORAL e ATHENA. Em cima à esquerda, pode ver-se o cargueiro CAP SAN DIEGO, preservado com todos os certificados e pronto a navegar, e a barca de 3 mastros RICKMER RICKMERS, ex-SAGRES, que os Hamburgueses vieram resgatar a Lisboa. Estes Hamburgueses são loucos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 28, 2010

ATHENA in B+V Hamburg yard

The Portuguese cruise ship ATHENA photographed on 27 April 2010 at one of the Blohm & Voss shipyard in Hamburg where she is undergoing maintenance work and small repairs prior to the start of her Page & Moy charter next May.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ATHENA em Hamburgo


Paquete ATHENA da companhia Classic International Cruises fotografado a 27 de Abril de 2010 no estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo, onde se encontra em reparação e manutenção após ter terminado mais uma época de cruzeiros na Austrália, seguida de uma viagem posicional para Inglaterra.
O ATHENA inicia a 1 de Maio nova série de cruzeiros para o mercado inglês fretado ao operador Page & Moy. Fotografia do estaleiro Blohm & Voss especial para o BNM.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, April 27, 2010

Navios no cais de Alcântara-Rocha

Gosto de ver o cais de Alcântara - Rocha assim composto, cheio de navios, como aconteceu no passado Domingo, dia 25 de Abril de 2010. Atracado em frente à Gare Marítima de Alcântara, o paquete QUEEN VICTORIA atraiu muitas atenções. Mais para montante, estava o cargueiro italiano CALA PALMA, com o navio-tanque GALP MARINE atracado de braço dado, e o porta-contentores dinamarquês TINGLEV MAERSK em operação de carga e descarga de contentores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navios no estaleiro NAVALROCHA

O velho estaleiro da Administração do Porto de Lisboa que se encontra concessionado à firma NAVALROCHA lá vai tendo alguns navios em reparação.  Na manhã de 25 de Abril registei esta imagem com o cargueiro panamiano SEA BUFFALO atracado ao cais das carreiras e o navio-oceanográfico alemão POSEIDON na doca nº 2. O primeiro encontra-se em reparação no estaleiro desde 24 de Fevereiro último. Já o navio alemão tem prevista uma estadia mais curta, pois chegou a Lisboa a 16 de Abril e tem saída prevista para 5 de Maio.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navios de guerra brasileiros

Os navios de guerra brasileiros TRIUNFO e ASPIRANTE MOURA, atracados em Lisboa no cais do Jardim do Tabaco ao entardecer de 23 de Abril de 2010. Trata-se de duas unidades auxiliares, um rebocador de alto mar utilizado também em patrulha costeira e um navio oceanográfico acabado de comprar na Noruega.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Rebocador brasileiro TRIUNFO

Imagens do rebocador de alto mar da Armada do Brasil R23 TRIUNFO durante a sua recente visita a Lisboa em viagem de apoio ao navio oceanográfico ASPIRANTE MOURA. Imagens de ambos os navios atracados ao cais do Jardim d Tabaco, em Lisboa, na tarde de 23 de Abril de 2010.
História e características do
rebocador naval TRIUNFO aqui .

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ASPIRANTE MOURA no Tejo

Aviso Oceanográfico brasileiro ASPIRANTE MOURA atracado em Lisboa a 23 de Abril de 2010, no cais do Jardim do Tabaco, mesmo junto à doca da Marinha.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, April 26, 2010

Navio oceanográfico ASPIRANTE MOURA em Lisboa

Navio oceanográfico brasileiro ASPIRANTE MOURA (U14) saindo de Lisboa a 25 de Abril de 2010 após visita no decurso da viagem de entrega da Noruega, onde o navio foi comprado, rumo ao Brasil, onde chega em Maio próximo.
Informações e características relativas a este navio aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

GRAND VOYAGER in Lisbon

GRAND VOYAGER photographed in Lisbon on 25 April 2010 while on a positioning cruise to Vigo, her next base for 7-day Atlantic Summer Cruises. A very interesting ship, one of the few ones ordered by Greek owners.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VASCO DA GAMA


Bela a nossa Fragata NRP VASCO DA GAMA, mais bela que o viajante que lhe deu o nome, cuja iconografia mostra barbas sisudas a impor respeito.
Fotografias da VASCO DA GAMA, tiradas a sair de Lisboa ao fim da manhã de 25 de Abril de 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, April 23, 2010

Vision into the sea

Royal Caribbean cruise ship VISION OF THE SEAS leaving the river Tagus bar and enterig the Eastern North Atlantic along the coast of Portugal.
Photograph taken on 19 April 2010. More photos here.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, April 22, 2010

Small ARIADNE

Coaster ARIADNE (IMO 8804775) leaving Lisbon on 21 April evening with the clasic ferry EBORENSE on the background.
The 646 GT ARIADNE is registered in Moldavia and was built in 1988.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

HAPAG-LLOYD ships in Lisbon waters


One of the largest European names in international shipping, HAPAG-LLOYD is the fifth largest container ship's operator and some of their ships can be seen in Lisbon regularly.
Two HAPAG-LLOYD container liners photographed this April in Lisbon were the POWER, loading at Liscont, and VALENCIA EXPRESS, crossing the Tagus bar. Both are former CANMAR and Canadian Pacific ships.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CONTENTORES EM ALCÂNTARA

Contentor da companhia alemã HAPAG-LLOYD a ser movimentado no terminal de contentoresde Alcântara.
A companhia HAPAG-LLOYD vai fazer 40 anos de existência em 1 de Julho próximo, pois foi a 1 de Setembro de 1970 que se consumou a fusão das duas antigas rivais HAPAG - Hamburg Amerika Linie e Norddeutscher Lloyd, dando origem à actual empresa, a qual é de entre as que utilizam Lisboa com regularidade uma das mais antigas e importantes, a par com a P&O.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Contentores na Junqueira

Gosto de ver contentores aqui, envolvidos na cidade e no porto, de passagem por uma zona de lazer, na Junqueira à beira-rio. Historicamente esta área do Porto de Lisboa foi gerida durante muitos anos pelos Caminhos de Ferro e ainda me lembro da estação ferroviária de mercadorias junto à Doca de Santo Amaro. É preciso agora que a reconversão do Terminal de Alcântara ande depressa e, tomada a decisão de o expandir, não gastar mais tempo em discussões. Ninguém vai a lado nenhum com choramínguices, sejam elas de políticos ou cidadãos inimigos das actividades marítmo-portuárias em Lisboa e onde quer que seja.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 21, 2010

Gémeos da carreira dos Açores

A carreira Lisboa - Açores foi servida sempre por um par de navios de referência, desde os primórdios da Empresa Insulana de Navegação em 1871, com os vapores ATLÂNTICO e INSULANO, a que se seguiram muitos outros, como o LIMA e o CARVALHO ARAÚJO, o FUNCHAL e o ANGRA DO HEROÍSMO e nos tempos actuais os gémeos MONTE BRASIL e MONTE DA GUIA, construídos em Hamburgo expressamente para a empresa em 1994 e 1995. 
Esta semana fotografámos o MONTE DA GUIA a sair para o Caniçal (dia 17 de Abri de 2010) e o MONTE BRASIL a chegar de Ponta Delgada (19 de Abril de 2010). O primeiro está a substituir o INSULAR e a imagem regista a ausesência de lança na grua nº 2. O segundo vinha carregado, com muitos dos contentores vazios.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CREOULA no Alfeite

O CREOULA apresentava este aspecto ao fim da manhã de 20 de Abril de 2010, atracado a uma das pontes-cais do Arsenal do Alfeite após as provas de mar efectuadas no Tejo a semana passada.
Esperamos que em breve seja possível voltar a ver o CREOULA no mar e a navegar em conserva com o seu irmão SANTA MARIA MANUELA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, April 18, 2010

FUNCHAL a caminho da Suécia


O FUNCHAL, derradeiro sobrevivente da antiga frota de paquetes portugueses e actualmente o mais antigo navio de cruzeiros em actividade de entre os que não foram entretanto totalmente reconstruídos e são de facto navios modernos com cascos antigos (caso do ATHENA de 1948 ex-STOCKHOLM, por exemplo, que é de facto um navio construído em 1994 (como ITALIA PRIMA) com recurso a um antigo casco) largou de Lisboa a 17 de Abril de 2010 para mais uma temporada de cruzeiros no Norte da Europa.
O navio segue rumo a Gotemburgo onde tem chegada prevista para as 9h00 de 20 de Abril. Estará de regresso a Lisboa em Agosto para mais alguns cruzeiros dedicados ao mercado português.
Imagens da largada do FUNCHAL a 17-04, pouco depois das 16h00.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

GRUA restaurada em Lisboa

Registamos com gosto o reaparecimento desta velha grua do Porto de Lisboa, ali mesmo ao lado do Museu da Electricidade num dos antigos pontões de descarga de carvão. Havia sido retirada há cerca de 2 anos e agora voltou ao local recuperada, enriquecendo o património do Tejo. Óxala não desperte a atenção de vandalos e selvagens, como se tem verificado com o farol de Cacilhas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ÓPERA em cruzeiro no Tejo

Navio de passageiros português ÓPERA em cruzeiro fluvial no Tejo a 17 de Abril de 2010.
Antigo PINHAL NOVO da CP e Soflusa, o ÓPERA é utilizado em actividades marítimo-turísticas no Tejo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, April 17, 2010

Olhem que linda "Caravela"...

Que linda "caravela" fotografada a 16 de Abril a descer o Tejo... Ainda conseguem identificar este navio? 
Está de regresso após quase 2 anos de imobilização e fabricos...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, April 16, 2010

SAGA PEARL II off the Portuguese Coast

SAGA PEARL photographed at sea off the Portuguese Atlantic coast in stormy weather on 15 April 2010 afternoon after her maiden call in Lisbon under the present name.
The former ASTOR (I) looks beautiful in Saga Cruises livery, even if the white band in the funnel looks too narrow when compared to the previous Saga ships. She is o stranger to Lisbon having made her first call on 16 May 1982 under the German flag and operated by Hadag. Her first Lisbon call under Safmarine ownership and livery was on 29 August 1984.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SAGA PEARL II em Lisboa

O navio de cruzeiros SAGA PEARL II visitou Lisboa pela primeira a 15 de Abril de 2010 após modernização na sequência de compra pela Saga Cruises em Setembro de 2009.
O navio foi construído em Hamburgo em 1981 com o nome ASTOR (1981-1985) e chamou-se posteriormente ARKONA (1985-2001) e ASTORIA (2001-2009). Substitui na frota da Saga Cruises o SAGA ROSE, retirado em Dezembro último.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

GARE MARÍTIMA DA ROCHA



Aspectos da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos vista de bordo do paquete SAGA RUBY II e respectivo enquadramento citadino.
Fotografias datadas de 15 de Abril de 2010.
Destaque para aspectos associados às mudanças radicais em curso na fisionomia do nosso porto, a começar pela varanda da estação vazia, ausência de navegação na doca de Alcântara, e o cais de Santos deserto de navios e embarcações...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, April 15, 2010

Rebocador SEZÕES de saída

Rebocador português SEZÕES saindo do seu local habitual de estacionamento para mais um serviço algures no Tejo. Atracados ao cais norte da eclusa podem ver-se os rebocadores SEA FALCON, LEÃO DOS MARES e VALENTE, atracados em fila, tal como noutros tempos se podia sempre observar no interior da Doca de Alcântara, sempre cheia de navios de carga ou passageiros, quase sempre com uma particularidade - eram quase sempre portugueses.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LEÕES À MODA DO TEJO

Leões há muitos, como dizia o outro, mas estes dois leões fluviais são mesmo especiais: o rebocador LEÃO DOS MARES que nos visita actualmente após uma longa ausência, e o veleiro LEÃO HOLANDÊS, pioneira das actividades marítimo-turísticas no Tejo, cruzando-se na imagem registada na manhã de 15 de Abril de 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 14, 2010

QE2 no Dubai


O QUEEN ELIZABETH 2 permanece no Dubai desde Novembro de 2008 e o seu futuro apresenta muitas interrogações, mas apesar das incertezas, o navio aparenta estar bem cuidado e continua a sair fumo da chaminé, como testemunha esta excelente imagem do meu Amigo Nuno de Jesus que registou o momento a 16 de Fevereiro último.
Mais imagens do QE2 no Dubai aqui...
Former Cunarder QE2 photographed in Dubai on 16 February 2010 by my friend Nuno Jesus. More of his fine images here

Tuesday, April 13, 2010

EURODAM leaving Lisbon

Holland America Line new cruise ship EURODAM photograped on 12 April afternoon departing from Lisboa for Portimão and the Mediterranean.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

PORTEL e MONTEVIL


Rebocadores PORTEL e MONTEVIL, duas das 18 unidades da classe CARAMUJO, construídas em estaleiros portugueses entre 1970 e 1982 segundo projecto desenvolvido pelos Estaleiros São Jacinto a pedido da LISNAVE.
Foi um dos projectos de maior êxito na história da construção naval portuguesa: em São Jacinto foram construídos 15 unidades, na Mitrena 2 e em Cacilhas uma, o PORTEL, saído dos estaleiros da Parry & Sons para a Soponata e vendido em 1985 ao actual armador REBOSADO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

OCEAN NOVA outbound from Lisbon


Expedition cruise ship OCEAN NOVA leaving Lisbon on 12 April 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia