Friday, June 29, 2018

Grande Empresa Insulana

Esta imagem é a reprodução de um anúncio publicitário de introdução ao novo Paquete FUNCHAL, produzido pela Empresa Insulana de Navegação em 1961. A velha Insulana comemorava 90 anos de existência com dois novos navios de passageiros, o FUNCHAL, e o seu gémeo-miniatura PONTA DELGADA, ambos desenhados por Rogério de Oliveira em parceria com o Armador Vasco Bensaude. Um investimento total de 229 mil contos. Hoje o FUNCHAL não tem preço, mesmo se ninguém o quer.
O paquete FUNCHAL foi uma revolução positiva na carreira da Madeira e Açores, e logo em 1962 passou a incluir Tenerife nas suas viagens ao Funchal. Depois vieram os cruzeiros, as turbinas  foram substituídas pelos motores Stork, a Insulana passou a CTM, o FUNCHAL passou a ser de George Potaminanos a partir de 1985, a longa história de muito sucesso nos cruzeiros teve uma pausa em 2010 quando o navio parou para modernização. Voltou de 2013 a 2015 mas não correu bem.
E lá está o FUNCHAL, atracado na Matinha, em silêncio comovente, ignorado por muitos, condenado por outros tantos e admirado por alguns que não se conformam com semelhante sorte. Dizem que é velho e tem todos os defeitos e mais alguns, mas essas características hoje serão a sua mais valia mais importante, pois fazem do FUNCHALINHO um navio único em contraste com a nova geração de gigantes com todos os seus confortos e potenciais de fazerem dinheiro a rodos. A grande diferença é que se gosta do FUNCHAL como um navio lindo e dos novos apreciam-se os confortos, os casinos, as lojas e os espectáculos mas ao desembarcar os «guestes» já não se lembram do nome do navio, quando muito pronunciam o nome do operador. O FUNCHAL ficou no coração de milhares de passageiros para sempre.
Em paralelo com as plataformas gigantes flutuantes que efectuam cruzeiros, há alguns navios icónicos que deslumbram os privilegiados que neles viajam. É o caso do SEA CLOUD de 1930 por exemplo, e não é o único. O FUNCHAL merece um futuro digno, há espaço para ele. Imaginem se em 1955, em vez de Bernardino Correia ter vendido o SERPA PINTO para desmantelar, o tinha reconstruido para cruzeiros. Hoje era o navio mais fabuloso do mundo dos cruzeiros, um tesouro temporal e  estético. O FUNCHAL é um tesouro que ninguém quer. É pena...
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Friday, June 22, 2018

Lançamento do PRÍNCIPE PERFEITO

Vinte e dois de Setembro de 1960 foi dia de festa em Newcastle, pois nessa data já distante, foi lançado á água o grande paquete português PRÍNCIPE PERFEITO, encomendado ao estaleiro Swan Hunter pela Companhia Nacional de Navegação, na altura o navio de passageiros mais caro exportado por Inglaterra para um país estrangeiro. Foi um grande e belo navio este PRÍNCIPE PERFEITO, que navegou com as cores da CNN apenas durante 14 anos e foi vendido ao desbarato em 1976. Não o soubemos merecer nem tirar partido do seu potencial para cruzeiros. Mais imagens e informações sobre este navio aqui.
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Thursday, June 14, 2018

Patrulha NRP TEJO

A tradição na nossa Marinha era dar nomes de rios aos nossos contratorpedeiros, mas há muitos qu esta classe de navios desapareceu da nossa Armada, pelo que é muito bom ver os patrulhas comprados à Dinamarca receberem nomes de rios, a começar por este NRP TEJO (P590), que fotografámos a 17 de Maio último atracado no porto do Funchal, no mesmo local onde nas últimas décadas encontrávamos sempre um ou dois Cacines. 
Já estão ao serviço os três primeiros patrulhas da nova classe TEJO, com os NRPs DOURO e MONDEGO a cumprir as missões antes atribuídas aos velhos e tão esforçados Cacines.
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Largar o Piloto em Belém...

O ritual da largada repete-se um pouco em todos os portos. Neste caso, em Lisboa, o navio de cruzeiros BOUDICCA largou a 2 de Junho de 2018 do Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia pelas 20h00, desceu o rio e cerca de 40 minutos mais tarde, reduziu a marcha, porta aberta no costado por Estibordo, escada de quebra-costa em posição, a lancha BAÍA DE CASCAIS em fase final de aproximação, e mais um desembarque do Piloto da Barra de Lisboa no final de mais uma manobra de saída bem sucedida, como acontece milhares de vezes todos os anos e por isso mesmo nunca é notícia. E o BOUDICCA prossegue a sua viagem, e pouco depois faz-se à Barra...
Fotografias originais de Luís Miguel Correia, na altura  a pairar próximo, com muito pouca luz.

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Wednesday, June 13, 2018

ÉVORA em cruzeiro no Tejo


O navio de cruzeiros fluviais ÉVORA que tem estado a operar em Lisboa com aparente sucesso, fotografado no Tejo a 2 de Junho último. Trata-se de um navio histórico, durante muitos anos a melhor unidade da frota da CP utilizada entre o Terreiro do Paço e o Barreiro.

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Sunday, June 10, 2018

A Linha da Chaminé Azul

A companhia de navegação Blue Funnel Line - literalmente a linha das chaminés azuis, foi uma das mais importantes companhias armadoras de Liverpool, e das com mais forte personalidade. Os seus navios de carga e de passageiros e carga reconheciam-se imediatamente pelas linhas arquitectónicas e pelas chaminés, todas muito semelhantes, e também pela escolha dos nomes de cada navio - personagens da mitologia grega.
A companhia foi criada em 1865 por Alfred Holt em Liverpool, construindo uma frota concebida para as carreiras do Extremo Oriente, que serviram durante 120 anos, até que a contentorização alterou totalmente o mundo dos transportes marítimos. 

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Friday, June 08, 2018

Um mesmo nome, navios diferentes

O mundo fascinante dos navios e do mar apresenta inúmeras particularidades, algumas causa de confusão para quem observe estas coisas na diagonal. E muito boa gente o faz, em livros, por exemplo. 
Refiro-me concretamente à confusão frequente ligada ao facto de ao longo dos anos terem existido navios diferentes com o mesmo nome. Depois alguém escreve sobre o navio A e ilustra a sua ciência com uma imagem do A-1, por exemplo.
Particularize-se com a situação da antiga Swedish American Line, que teve na sua frota, entre 1923 e 1975, quatro navios de passageiros diferentes baptizados com o mesmo nome KUNGSHOLM.
Nas imagens que acompanham este texto, os KUNGSHOLM apresentados são o de 1928 e o de 1966, ambos construídos propositadamente para a famosa companhia sueca. Não foi este o caso do primeiro KUNGSHOLM, construído em 1902 para a Holland America Line, como NOORDAM, e adquirido pelos suecos em 1923. Em 1953 entrou ao serviço o terceiro KUNGSHOLM, construído na Holanda, e que em 1965 foi vendido ao North German Lloyd, passando a chamar-se EUROPA. 
Situações destas foram também frequentes  nas frotas das antigas grandes companhias de navegação portuguesas. A Empresa e Companhia Nacional de Navegação, por exemplo, teve quatro navios diferentes com o mesmo nome de ANGOLA, houve dois FUNCHAIS na frota da Insulana, três GANDAS diferentes na da Colonial, e por aí fora. Tudo isto, claro, torna mais interessante a temática ligada às frotas de navios mercantes. Passa-se o mesmo com unidades navais das marinhas de guerra...

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Monday, June 04, 2018

Couraçado francês BRETAGNE no Funchal


Couraçado francês BRETAGNE fundeado na baía do Funchal por ocasião de uma visita na década de 1930. Fotografia posterior a 1935, data em que este navio concluiu a sua última modernização. Construído em Brest, e lançado à água a 21 de Abril de 1913, o BRETAGNE seria o primeiro de uma classe de três unidades que incluiu ainda os couraçados LORRAINE e PROVENCE. 

O BRETAGNE teve um fim trágico em Mers-el-Kébir, a 3 de Julho de 1940, quando foi destruído pela Royal Navy, morrendo mais de 1000 elementos da guarnição. Ver mais informações aqui.
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Lanchas de Pilotos no Funchal


As lanchas de pilotos CTE. VALÉRIO DE ANDRADE e ILHÉU DO LIDO atracadas no porto do Funchal em dia tranquilo em termos de movimento. Imagem registada a 17 de Maio de 2018 por Luís Miguel Correia.

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