Tuesday, September 27, 2011

GEMINI em Lisboa

O navio de cruzeiros GEMINI esteve em Lisboa no sábado dia 24 de Setembro, na primeira e possivelmente última escala ao serviço da companhia Happy Cruises, que nesse mesmo dia suspendeu as suas operações...
O GEMINI saiu de Lisboa para Málaga, onde concluiu o cruzeiro.
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FUNCHAL em Ponta Delgada

O então moderníssimo paquete a turbinas FUNCHAL atracando em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel na década de 1960, auxiliado pelo rebocador CORPO SANTO, que foi construído em 1964 na Figueira da Foz.
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Fast ferry BORAQ in Tangiers

Comarit's fast ferry BORAQ arriving at Tangiers after another crossing from Europe.
Photographs taken in Tangiers on 6 September 2011. 



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Monday, September 26, 2011

CUNARD ships to be flagged out?

It has been rumored recently that Cunard Line is considering the flagging out of their ships in order to reduce crew costs and other operating costs allowed by registers such as Bermuda or Malta. 
This likely move is in fact a lowering of the standards of the most famous of British passenger shipping names still trading. The official excuse to change registrations of the Cunard QUEENS is the present inability to have weddings performed at sea by the ship's captains and the respective loss of extra revenue.



Cunard ships have graced the oceans for 171 years, always under the British flag, and this tradition was kept after Carnival took over Cunard 13 years ago, although since the 1980s Cunard operated most of their cruise ships under the Bahamas registry. Only the famous QUEEN ELIZABETH 2 sailed under British registry but when Carnival took over one of their ships, VISTAFJORD was renamed CARONIA, refitted and registered in UK.
All this scenario is part of today's glorious globalization at a time when what rules is money and the biggest profit. People is a commodity and or a consumer. Europe's and Britain's maritime heritages have dispersed and the interest of the average European citizen in maritime matters is now second to zero. 
Despite its international liberal operative ways, Carnival Corporation has always been sensitive to the importance of tradition and European flags and registers have been kept or rejoined whenever possible. It was Carnival who promoted the return of Holland America ships and Costa ships to their home registries, with the respective ships registered in Rotterdam and Genova. However P&O and Princess Cruises have been managing the ship registries the other way with ships flagged out to Bermuda. P&O's newest cruise ship, the AZURA was christened in April 2010 and at first sailed under Southampton registration, but this past February she joined the registry of Bermuda.
The prestige of Cunard and their QUEENs fleet will be tarnished by the change of registries to a more convenient flag such as Bermuda or Malta. It would make sense to change UK laws instead to allow British shipping to remain competitive... Will it be too late? What is the point of having the British Royal Family christening prestigious ships such as QUEEN MARY 2, QUEEN VICTORIA or QUEEN ELIZABETH and then soon have those ships sailing under foreign flags?
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Friday, September 23, 2011

Festival de paquetes dos anos 70 no Tejo

 Ontem, dia 22 de Setembro de 2011, o porto de Lisboa apresentava atracados aos seus cais de Alcântara, Jardim do Tabaco e Santa Apolónia, três navios de cruzeiros da década de 1970.
O primeiro a chegar foi o SAGA RUBY, construído em Inglaterra em 1973 com o nome VISTAFJORD para a Norwegian Amarica Line e hoje propriedade da Saga Cruises.
Seguiu-se a atracação do OCEAN COUNTESS, um paquete grego de bandeira portuguesa (Registo MAR) afretado pela empresa inglesa Cruise Maritime: o navio foi construído na Dinamarca e acabado em Itália em 1976 com o nome CUNARD COUNTESS, para a companhia Cunard.
A meio da manhã, foi a vez do BLACK WATCH, da Fred. Olsen Cruise Lines atracar a Santa Apolónia, completando o grupo: o BLACK WATCH data de 1972, foi construído na Finlândia para o armador norueguês Royal Viking, com o nome ROYAL VIKING STAR.
Entretanto, escondido na Matinha, continua o nosso FUNCHAL, em reparação e rejuvenescimento.


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Thursday, September 22, 2011

MSC CRUZEIROS RECEBE A BORDO ENTRONIZAÇÕES DA CONFRARIA MARÍTIMA DE PORTUGAL


No próximo dia 25 de Setembro o MSC Orchestra atraca no Porto de Lisboa, dando início à sua operação de cruzeiros com saída e chegada a Lisboa. Nesse mesmo dia, o navio será palco de um importante evento da Confraria Marítima de Portugal, fundada a 2 de Maio de 2009, na vila de Cascais, responsável pela organização da XXVI Assembleia Anual da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais – FIDALMAR.
Durante o dia de Domingo a MSC Cruzeiros, um dos patrocinadores deste evento, vai ter a bordo do seu navio, onde decorrerá uma cerimónia de entronização de novos Confrades, dezenas de convidados que serão recebidos pelo V/Almirante Alexandre da Fonseca, Presidente da Confraria Marítima de Portugal e por Diana Rawes, do Departamento de Marketing da MSC Cruzeiros. Posteriormente, será servido um almoço no restaurante Vila Borghese, seguido de visita ao MSC Orchestra, com capacidade para 3.013 passageiros.
Esta celebração enquadra-se no âmbito da FIDALMAR 2011, que se realizou pela primeira vez em Portugal, contando com a presença de 65 delegados de oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçao, República Dominicana, Peru e Espanha, bem como, de muitos participantes portugueses.

Livro Corsários do Islão no Atlântico Norte lançado no Museu de Marinha


Mário Simões Fernandes

Nasceu em Almada a 13 de Julho de 1947. Fez o Curso Complementar dos Liceus, alínea F, nos liceus Passos Manuel e D. João de Castro. Frequentou Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico, que interrompeu para prestar serviço militar. Acabou por optar por uma carreira aeronáutica, que iniciou em 1975, como Controlador de Tráfego Aéreo, tendo desempenhado as funções inerentes, durante 34 anos, primeiro na extinta Direcção Geral da Aeronáutica Civil e, mais tarde, na ANA-EP e na NAV-EPE. Paralelamente tirou a Licença de Piloto Comercial e a qualificação de Piloto Instrutor, actividade que ainda exerce.
O interesse pela História no seu todo e, em particular, pelos assuntos relacionados com os Descobrimentos e a Expansão Portuguesa, levou-o a inscrever-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou, em 1987, e onde obteve, em 1992, o grau de Mestre em História Moderna, com uma dissertação orientada pelo falecido Prof. Dr. Luís de Albuquerque, intitulada O Caminho das Estrelas. Projecção da Nova Astronomia na Cultura Portuguesa do séc. XVII.
Tem realizado alguns trabalhos de investigação na área da História Marítima dos séculos XVI e XVII, com particular incidência nos campos da Construção Naval, Navegação e Astronomia, do qual resultou a publicação dos seguintes artigos. “A Companhia de Jesus e o Observatório Astronómico de Pequim no séc. XVII”, inEncontro de Culturas. Oito séculos de missionação portuguesa, Lisboa, 1994. “A Ciência Náutica em Portugal no séc. XVII. Aspectos da controvérsia em torno da determinação da Longitude” in Mare Liberum nº 10, Lisboa, 1995. “A Carreira da Índia os naufrágios e as técnicas de construção naval nos séculos XVI e XVII” inAlmadan , 2ª série, nº 7, 1998.
O Corso Marítimo é outro assunto ao qual tem dedicado uma boa parte das suas investigações, concentradas, neste caso, na actividade dos corsários que, entre os séculos XVI e XIX, desferiram incontáveis ataques no Mediterrâneo e no Atlântico Norte, a partir de bases situadas nos portos norte-africanos de Argel, Tunis, Tripoli e Salé.
O livro que agora apresenta, Corsários do Islão no Atlântico Norte 1580-1700, é o resultado desse trabalho.

Wednesday, September 21, 2011

JUAN J. SISTER em Málaga

Sempre tive um interesse especial por este navio de passageiros espanhol, da companhia Trasmediterranea, construído na Finlândia: o JUAN J. SISTER é um navio cheio de personalidade, destinado de início à carreira Cádis - Canárias, que ajudou a revitalizar e actualmente a fazer a linha Málaga - Melila.
Fotografias registadas em Málaga a 7 de Setembro de 2011.






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MAERSK SEMBAWANG in Malaga

Container ship MAERSK SEMBAWANG photographed in Malaga, Spain, on 7 September 2011.
They look to be everywhere those blue hulls full of boxes... 
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Tuesday, September 20, 2011

MILENIUM DOS em Málaga

Ferry rápido MILENIUM DOS da companhia espanhola Trasmediterranea largando de Málaga a 7 de Setembro de 2011 com destino a Mellila


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Visiting the port of Malaga

A short visit to the port of Malaga on 7 September 2011 to photograph the ships and local facilities...







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AIDASOL maiden call in Lisbon


The newest ship in the fleet of AIDA Cruises, AIDAsol, visited Lisbon on 18 and 19 September 2011 on her inaugural call. 
Like her sisters she is a product of the Meyer Werft of Papenburg, Germany.
We had an opportunity to visit the new ship alongside Santa Apolonia Cruise Terminal, and here you may have a selection of photos taken on 19 September.







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PRINSENDAM leaving Lisbon

Cruise ship PRINSENDAM leaving Lisbon in the morning of 19 September 2011. She was due to sail the previous midnight but strong winds at the river Tagus bar led the PRINSENDAM captain to delay the ship's departure.

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