Monday, December 21, 2015

SAGA SAPPHIRE arriving Funchal, Madeira


The veteran cruise ship SAGA SAPPHIRE arriving Funchal, Madeira Island, early morning on 11th December 2015, looking quite smart despite the horrid blue funnel. 

With a proper yellow traditional Saga livery the former EUROPA of 1981 should look really splendid. 
Aspectos da chegada ao Funchal do navio de cruzeiros SAGA SAPPHIRE, navio-almirante da companhia britânica Saga Cruises. Fotografias registadas a 11 e Dezembro de 2015. Que bem que o navio ficaria com a antiga chaminé amarela da Saga...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Faz falta a revista CRUZEIROS


Em muitos aspectos, demasiados aspectos, este ano de 2015 foi mau, não vai deixar grandes saudades. Um dos pontos negativos associados à maritimidade foi o desaparecimento da revista CRUZEIROS, um excelente projecto editorial independente do jornalista Luís Filipe Jardim, cuja teimosia pessoal não conseguiu superar as dificuldades inerentes a quem queira fazer algo de diferente em Portugal com ligação aos navios e ao mar. 
Assim, o sonho de muitos anos do Luís Filipe Jardim acabou por entrar em modo de suspensão indefinida neste ano da desgraça de 2015.
Estive com ele há dias no Funchal e perguntei se a ideia inicial de manter o título com periodicidade anual ainda estava de pé. Não disse taxativamente que não, mas não o vi animado e acabámos a discorrer sobre a hipocrisia reinante quanto a apoios e interesses diversos que se foram cruzando na rota da Revista CRUZEIROS durante os poucos anos em que se publicou, sempre com uma qualidade crescente. 
O que é que matou mais este projecto? 
Primeiro a paciência esgotada do Luís Filipe face à conjuntura, desde o saque fiscal desnorteado dessa entidade a que alguns chamam Estado Português e sobre quem sempre ouvi dizer que era um verdadeiro gatuno desclassificado, até aos apoiantes simpáticos que no fundo esmifraram de formas diversas os seus "apoios" de tal forma que na realidade o LFJ acabou a trabalhar para pagar a revista e por ai fora. E não me vou alongar mais para não começar a usar o discurso habitual do Capitão Haddock, "raios e coriscos..."

Encontrei-me com o Luís Filipe e lembrei-me de quantas vezes este ano me apeteceu também mandar tanta coisa borda fora e navegar sem rumo definido para bem longe daqui. Não fossem as saudades do Tejo....
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, December 15, 2015

OCEAN PRINCESS at Funchal, Madeira Island


Cruise ship OCEAN PRINCESS photographed alongside Funchal harbour on 10 December 2015. OCEAN PRINCESS is the former TAHITIAN PRINCESS (2002-2009), ex-R FOUR (1999-2002), the fourth of eight sisters built in St. Nazaire for Renaissance Cruises in 1998-2001.

OCEAN PRINCESS has already been sold to Oceania Cruises and she is set for delivery in March 2016 and is schedulled for a $ 40 million refit in Marseilles prior to being renamed SIRENA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia




Rebocador PONTA DO PARGO


Rebocador PONTA DO PARGO, um dos rebocadores dos portos da Madeira construídos em Espanha, fotografado no Funchal a 10 de Dezembro de 2015. Trata-se da unidade mais recente da segunda geração de rebocadores concebidos propositadamente para operação nos portos da Madeira, em 2005, e que com o CTE PASSOS GOUVEIA, de 2003, substituíram os gémeos CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU de 1963.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, December 14, 2015

LOBO MARINHO underway


The Portuguese cruise ferry LOBO MARINHO photographed on 12th December 2015 early in the morning off the south coast of Madeira Island soon after her regular daily departure to Porto Santo island. 
Much larger cruise ship MSC FANTASIA can be seen at some distance on one of the photos.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

MAASDAM leaving Funchal










The cruise ship MAASDAM leaving the port of Funchal, Madeira Island, on 10th December 2015, on her positioning transatlantic cruise from Europe to the Caribean. Now one of the oldest ships in the Holland America Line fleet, but a very interesting ship.
Paquete de cruzeirosholandês MAASDAM a largar do porto do Funchal a 10 de Dezembro de 2015, em viagem posicional transtalântica da Europa para as Caraíbas. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navios de cruzeiros no Funchal a 10 de Dezembro


Navios de cruzeiros ARTANIA, MAASDAM e OCEAN PRINCESS atracados ao molhe da Pontinha, no porto do Funchal, na tarde de 10 de Dezembro de 2015, fotografados do parque de Santa Catarina e Quinta Vigia. A recordar um dia em Setembro de 1972 em que vi pela última vez o PENDENNIS CASTLE chegar de Las Palmas e fundear mesmo por detrás do molhe da Pontinha pouco antes de os jardins da Quinta Vigia fecharem para darem lugar ao Casino Parque Hotel...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

 

Palestra sobre os 175 anos da Cunard no Funchal

No passado dia 13 de Dezembro, a convite e com organização do CEN - Clube de Entusiastas de Navios, dei na cidade do Funchal uma palestra sobre a história da companhia Cunard que está este ano a comemorar 175 anos de actividade. Uma palestra de 90 minutos que decorreu muito bem, tendo partilhado de início a minha experiência vivida em Liverpool em Maio último quando das comemorações dos 175 anos da Cunard naquele porto britânico, cujo ponto alto, a 25 de Maio, foi o encontro dos três QUEENs actuais, seguindo-se a apresentação de factos históricos variados associados à Cunard e aos navios respectivos no decurso destes quase dois séculos de navegações.
A apresentação / palestra foi aberta ao público, destacando-se na assistência os sócios do CEN, e decorreu nas instalações do Hotel Porto Santa Maria, seguindo-se o já tradicional "almoço de Natal" do CEN.
 Fotografias de Leonel Martinho de Nóbrega, a quem agradecemos...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Curso de Fotografia de Marinha no Funchal


No passado dia 12 de Dezembro de 2015 dei um "Curso de Fotografia de Marinha" na cidade do Funchal, destinado em exclusivo a membros do Clube de Entusiastas de Navios (CEN), que decorreu numa sala cedida pelo hotel Porto Santa Maria e despertou o maior interesse junto de interessados nos navios e na fotografia. 

Durante três horas, partilhei o meu percurso e experiência no campo da fotografia de marinha desde que comecei a fotografar em 1970, analisando o assunto sob diversas perspectivas, desde o entusiasmo puro e simples pelos navios, até à investigação histórica e iconográfica, às viagens com o objectivo de registo de imagens de navios um pouco por todo o mundo, evolução tecnológica, fotografia digital, desafios para o fotógrafo de marinha decorrentes do actual securitarismo associado aos navios e instalações portuárias, etc..
Uma experiência agradável e uma oportunidade para rever alguns amigos de longa data e conhecer uma geração mais nova de entusiastas...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Ainda o NRP CUANZA na Madeira

Entrada no porto do Funchal do patrulha NRP CUANZA, na manhã de 13 de Dezembro de 2015, com o navio a dar balanços laterais fortes devido ao mau estado do mar e em resultado da concepção original da classe CACINE se destinar aos rios e águas ultramarinas em África na década de 1970.  
O CUANZA foi o primeiro de quatro patrulhas da classe CACINE construídos nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, entre 1969 e 1972, juntamente com os NRP GEBA, ZAIRE e ZAMBEZE. Esta classe compunha-se de 10 unidades, as restantes seis construídas pelo Arsenal do Alfeite entre 1968 e 1973.




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, December 11, 2015

Navios a partir da minha janela

Hoje a cidade do Funchal partilha todo o seu esplendor atlântico envolto numa primavera ensolarada e brilhante com o porto cheio de navios de passageiros. E provavelmente se mais cais houvesse mais navios aqui atracariam. Esta manhã chegaram o SAGA SAPPHIRE e o THOMSON MAJESTY que se juntaram ao ARTANIA e ao LOBO MARINHO no molhe da Pontinha. Eu estarei por cá até Domingo, mas com este tempo e esta paisgem marítima, não apetece voltar ao Continente.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Patrulha CUANZA no Funchal

O patrulha NRP CUANZA, um dos três sobreviventes dos 10 Cacines originais, entrando na tarde de 10 de Dezembro de 2015 no porto do Funchal em mais uma comissão em águas da Madeira, exactamente 46 anos depois de ter sido lançado à água no rio Mondego, a 10 de Dezembro de 1969. Navio com muito bom aspecto, guarnição alinhada, nunca ninguém imaginou em 1970 quando se desenvolveu esta classe que 45 anos depois o CUANZA continuasse a servir Portugal, em parte devido à falta de navios mais modernos que virão agora com as unidades da classe TEJO adquiridas à Dinamarca. Valia a pena preservar um destes patrulhas. Ainda temos três no activo, incluindo o CACINE e o ZAIRE, este a fazer a última grande revisão no Arsenal do Alfeite há mais de um ano.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, December 10, 2015

ARTANIA a entrar no Funchal


Paquete ARTANIA a chegar ao porto do Funchal na manhã de 10 de Dezembro de 2015 para uma escala prolongada até dia 11 pelas 14 horas. Sempre este mar azul a convidar a navegações...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia